Buscar

CIVI 4 AVALIANDO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(TJ/GO/Juiz de Direito/53º Concurso/2007-Ampliada) Assinale a resposta CERTA: O direito de retenção por benfeitorias poderá ser exercido pelo possuidor de boa-fé:
		
	
	apenas para a indenização das benfeitorias necessárias.
	
	Não há direito de retenção para possuidores.
	
	apenas para a indenização das benfeitorias úteis.
	 
	para a indenização das benfeitorias úteis e necessárias.
	
	para a indenização de qualquer tipo de benfeitorias.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512378465)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Magistratura TJPR 2009) A legislação estabelece os modos de aquisição e perda da propriedade, cujo instituto é considerado o mais amplo dos direitos reais, o mais completo dos direitos subjetivos, vez que a grande maioria dos conflitos de interesses envolve disputas de natureza patrimonial. Considerando a matéria acerca do instituto, avalie as seguintes assertivas e escolha a alternativa CORRETA:
I. A perda da propriedade imóvel pela renúncia se opera desde logo por qualquer modo expresso que indique a vontade do renunciante.
II. A propriedade imóvel se realiza independentemente de ato translativo do possuidor precedente, se a aquisição não se der pelo modo derivado.
III. Se não houver entendimento entre os donos de coisas confundidas, misturadas, ou adjuntadas, o resultado do todo será dividido proporcionalmente entre eles, exceto se uma das coisas for a principal, hipótese em que o dono desta sê-lo-á do todo, desde que indenizado pelos demais.
IV. A propriedade é em certa medida um direito ilimitado e por natureza irrevogável. Contudo, o princípio da irrevogabilidade comporta exceções. A ordem jurídica admite situações nas quais a propriedade torna-se temporária, hipótese em que uma vez implementada a condição resolve-se a propriedade, resolvendo também os direitos reais concedidos na sua pendência.
		
	 
	Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas a assertiva IV está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513126957)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a afirmativa correta:
		
	
	A legislação pátria não admite em hipótese alguma que o adquirente de má-fé possa usucapir; bem móvel
	
	o justo título e a boa-fé são os únicos requisitos exigidos nos casos de usucapião ordinária, dispensados todos os demais requisitos.
	 
	A Usucapião é um dos modos de aquisição da propriedade móvel;
	
	a posse mansa e prolongada não é requisito absolutamente indispensável para usucapir, pois só e exigida em apenas algumas situações de usucapião;
	
	A Usucapião não é um dos modos de aquisição da propriedade móvel.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513005259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(INSS) A teoria da posse, adotada pelo Código Civil Brasileiro, denomina-se
		
	
	teoria fazendária de Caio Mário da Silva Pereira.
	
	teoria patrimonialista.
	 
	teoria objetiva de Ihering.
	
	teoria privatista.
	
	teoria subjetiva de Savigny.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513004966)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJ/RJ) Vanessa firmou compromisso de compra e venda de imóvel para uma Construtora com a finalidade de incorporação de um edifício no local e, em contraprestação, receberia 10 unidades dessa nova construção. A Construtora demoliu o imóvel ali existente, porém, nunca construiu outro imóvel, cujas unidades, com exclusão das destinadas a Vanessa, foram prometidas a terceiros, por meio de contrato de compromisso de compra e venda. Em razão disso, Vanessa pleiteou em juízo a rescisão do pacto com a Construtora, o cancelamento do registro do contrato firmado, para que passe a ser a titular do domínio, além de ressarcimento de danos. Em razão desses fatos, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Vanessa terá direito a ser ressarcida do valor equivalente ao imóvel que foi demolido, além do relativo às unidades prometidas, assim como indenização pelo dano moral suportado.
	
	Vanessa tem direito real sobre o imóvel, assim, tem direito à integralidade do pedido, restando aos terceiros adquirentes das unidades o pedido de ressarcimento perante a construtora.
	 
	A compra e venda gera direitos obrigacionais entre as partes, de modo que o pedido de cancelamento de registro do contrato não pode ser provido, ainda mais quando há terceiros de boa-fé.
	
	Somente poderá ser atendido o pedido de ressarcimento de danos, em valor equivalente às unidades prometidas, que poderá ser convertido em obrigação de fazer, com a determinação de construção do edifício.

Outros materiais