Buscar

portfolio reportagem (7)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA UTILIZA TECNOLOGIAS PARA AUXILIAR DEFICIENTES VISUAIS
Escola de Ensino Fundamental, Dom Pedro, visando oportunizar a aprendizagem da matemática para crianças deficientes visuais implanta o software Mini Mateca Vox. 
Fonte: (Foto: Paula Fonseca/http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11/software-feito-na-unicamp-ajuda-no-ensino-de-matematica-para-deficientes.html
 A utilização de um software gratuito desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, o Mini Mateca Vox, pelo tecnólogo em Informática, Anderson Tavares de Souza, está auxiliando crianças com deficiências visuais no aprendizado da matemática, com idade de seis anos matriculada nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na escola de Ensino Fundamental Dom Pedro.
Executado por um simples comando de voz os dispositivos são simples de se usar. Todas as suas atividades foram elaboradas utilizando vozes humanas, com o intuito de tornar a experiência da criança deficiente visual agradável. Como serão crianças que utilizarão o sistema, as atividades têm a finalidade de criar um ambiente lúdico e divertido, onde o aluno pode encontrar diferentes ambientes e ocasiões que fazem parte do seu cotidiano e de sua família, levando-o a encontrar um significado nas atividades que está fazendo.
A ideia para criação surgiu através de pesquisas que indicaram a carência de ferramentas especializadas no ensino de matemática para cegos. Segundo dados do Instituto de Geografia e Estatísticas, IBGE, mais de 6,5 milhões de pessoas tem alguma deficiência visual. Destes, 500 mil são cegos e seis milhões têm dificuldades para enxergar. Os dados também nos indicam que 80% das escolas brasileiras ainda dependem de recursos visuais para o ensino de crianças com deficiência visual ou cegas.
Por ser um recurso tecnológico que agrega valores tanto no aprendizado quanto na utilização de recursos computacionais, a Escola Estadual de Ensino Fundamental, Dom Pedro, da cidade de Grumatã, é uma das pioneiras a implantar a utilização deste software para auxiliar os alunos cegos. A implantação deste software visa o propósito possibilitar aos alunos cegos alcançar melhores resultados na aprendizagem da matemática e possibilitar igualdade de condições ao acesso de informações. Com a utilização desses aplicativos, alunos cegos ou com deficiência visual conseguiram acompanhar o desenvolvimento de atividades de matemática como somas, divisão, subtração e resolução de problemas.
As vantagens da implantação deste sistema operacional é que ele possui mais de 80 aplicativos que podem ser utilizados como formatador para o sistema Braille, caderno de telefones, jogos diversos, navegador de internet entre outros. 
Porém, todo novo produto disponibilizado não possui mão de obra especializada para o seu uso. Então os docentes tiveram dificuldade na sua utilização, pois lhes falta capacitação para o manuseio do mesmo. Não fazendo uso de todos os recursos que o software tem para oferecer.

Outros materiais