Buscar

Aula 10 Administração de Recursos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profª Ms. Márcia Leme
UNIP 2015
Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição 
Administração de Recursos Humanos
Indicadores como taxa de absenteísmo permitem avaliar e melhorar a qualidade dos produtos e serviços na área de alimentação, a fim de otimizar a mão de obra.
Taxa de Absenteísmo (TA): mede o compromisso da equipe com o trabalho, senso da equipe e a motivação.
Administração de Recursos Humanos
Ausências não programadas causam transtornos, mudanças no cardápio proposto, desgaste da equipe, atrasos na distribuição, refletindo diretamente nos custos e qualidade do serviço.
O estresse gerado pelas faltas constantes pode fazer com que diversos funcionários fiquem doentes por somatização, acidentes de trabalho ou acúmulo de fadiga.
Administração de Recursos Humanos
Excesso de faltas não é decorrência dos baixos salários – locais com a mesma política salarial têm taxas de absenteísmo diferentes.
Não se resolve o problema de alta taxa de absenteísmo contratando-se mais empregados – Importante identificar os problemas e saná-los.
Administração de Recursos Humanos
TA = nº médio de empregados ausentes no período X 100 
 nº de empregados no período
Número médio de empregados ausentes no período: computa-se o nº total de faltas no período desejado para avaliação e divide-se pelo nº de dias úteis nesse mesmo período.
 
Administração de Recursos Humanos
EXEMPLO:
UAN com 30 empregados – registrou-se uma média de ausência diária igual a 1,5.
 
 
O ideal de absenteísmo é ZERO.
TA= 1,5 X 100= 5%
 30
Administração de Recursos Humanos
Rotatividade de Pessoal – turnover (RP): Esse indicador expressa o % entre o nº de demissões em um período e o nº de empregados que compõe o quadro de pessoal nesse mesmo período de tempo.
RP = D X 100 
 nº médio de
 empregados 
Administração de Recursos Humanos
EXEMPLO: UAN que manteve 30 empregados e que registrou 5 desligamentos em 6 meses.
Esse indicador não deve ser igual a ZERO, mas nem muito elevado - deve manter o equilíbrio dos RH dentro da UAN, de acordo com a produtividade, capacitação e motivação dos empregados.
RP= 5 X 100 = 16,7% 
 30
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
A busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho significa proteger e preservar a vida e, principalmente, é mais uma forma de se construir qualidade de vida.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Para evitar acidentes de trabalho e doenças profissionais, é necessário um conjunto de medidas técnicas, educativas, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir ou eliminar as condições inseguras do ambiente – conscientizando os trabalhadores sobre as práticas preventivas.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – tem como objetivo fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente prevenindo acidentes e melhorando a qualidade de ambiente de trabalho.
É atribuição da CIPA identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco – com a participação do maior nº de trabalhadores e com assessoria do SESMT (Serviço
Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). 
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
No Brasil, o setor de Alimentação Institucional tem sido um mercado em expansão desde a criação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) em 1976. 
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
UAN- exigência de produtividade em tempo limitado - muitas vezes em condições de trabalho inadequadas, com problemas ambientais, na ergonomia das áreas operacionais ou até mesmo no desempenho das tarefas.
Meios para reduzir tais problemas – implantar programas de segurança em UANs – para reduzir acidentes e prevenir doenças profissionais, é recomendado do uso de EPIs.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
O Ministério do trabalho, por meio da NR-6, obriga a empresa a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPIs em estado adequado de conservação. 
Ao trabalhador cabe a utilização do recurso disponibilizado. 
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Utilização de EPIs nas diversas atividades da UAN- Quais usar?
ATIVIDADE: Pré preparo e preparo de alimentos refrigerados ou congelados.
ATIVIDADE: Pré preparo e preparo de Carnes. 
ATIVIDADE: Pré preparo e preparo de Frutas, Legumes e Verduras.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
ATIVIDADE: Preparo de Suco Industrializado.
ATIVIDADE: Preparo de Café.
ATIVIDADE: Preparo de Lanches
ATIVIDADE: Preparo de Frituras
ATIVIDADE: Higienização dos Utensílios da Área de Cocção.
ATIVIDADE: Higienização da Cozinha, Restaurante, Pisos, Azulejos e Vidros
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Com relação à legislação, existem dois tipos de controles de saúde que devem ser realizados para os trabalhadores de estabelecimentos que manipulam alimentos:
1- PCMSO – NR-7 – Objetivo é avaliar e prevenir doenças adquiridas no exercício de cada profissão. É feito por médico do trabalho. Devendo ser realizado exame médico admissional, periódico, demissional, de retorno ao trabalho após licença médica e mudança de função.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
2- Controle de Saúde Clínico exigido pela Vigilância Sanitária (CVS 18/08) – Objetiva a saúde do trabalhador e a sua condição para estar apto para o trabalho, não podendo se portador de doenças infecciosas ou parasitárias. Exames laboratoriais: hemograma – coprocultura – protoparasitológico e VDRL além de exame clínico e outros de acordo com avaliação médica.
A periodicidade é ANUAL. 
http://www.cvs.saude.sp.gov.br
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
NR9- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
NR 17- Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho a características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. EXEMPLOS:
Mobiliário deve ser adequado as características do usuário;
Tº entre 20 e23ºC e Umidade Relativa do AR não inferior a 40% para trabalhadores com solicitação intelectual
Disponível em <http://www.mtps.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>. Acesso em 9 jun. 2016
BOM FINAL DE SEMANA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais