Buscar

RESPOSTAS DAS ED'S DE ÉTICA/ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESPOSTA DA ED DE ETICA 
Questão 2. A criação do Sistema CFN/CRN foi resultado da mobilização de profissionais, estudantes e entidades de nutrição, que passaram a contar com um órgão regulamentador próprio. Isso representou uma conquista dos nutricionistas que, até então, eram fiscalizados por “órgãos regionais de fiscalização da Medicina” (Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967). Com a Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978, os nutricionistas passaram a ser acompanhados, inclusive nas questões éticas, por profissionais eleitos - um marco na história da profissão no Brasil -, revelando maturidade e engajamento da categoria. O Conselho Federal de Nutricionistas, que foi criado em 20 de outubro de 1978 e regulamentado em 30 de janeiro de 1980, com a finalidade de :
A )Normatizar o exercício e as atividades de profissão de nutricionista somente em seu estado de atuação.
B )Fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista somente em seu estado de atuação
C )Orientar os profissionais da área da saúde
D )Normatizar o exercício e as atividades de profissão de nutricionista em todo território nacional
E )Orientar, ajudar fiscalizar todos os funcionários de uma unidade de alimentação e nutrição.
GABARITO: D
JUSTIFICATIVA: Por se tratar do Conselho Federal de Nutricionistas, a atuação deste sobre os profissionais, será de âmbito nacional. Através da criação de normas para o exercício e atividade da profissão.
Questão 3. Aos Conselhos Regionais cabe cumprir e fazer cumprir as normas que regem a profissão e realizar as atividades de fiscalização e orientação ético-profissional em suas respectivas jurisdições. As jurisdições englobam todos os estados do território nacioal (DF, GO, MT, TO, RS, MS, SP,ES, RJ,BA, SE,AL, CE, FN, MA, PB, PE, PI, RN, AC, AM, AP, PA, RO, RR,PR,MG, SC). Atualmente temos quantos CRNs em atuação no território:
A )Quatro
B )Cinco
C )Oito
D )Nove
E )Dez
GABARITO: E
JUSTIFICATIVA: Os dez Conselhos Regionais de Nutricionistas atuam da seguinte forma:
CRN-1: DF, GO, MT, TO
CRN-2: RS
CRN-3: SP e MS
CRN-4: ES e RJ
CRN-5: BA e SE
CRN-6: AL, CE, MA, PB, PE, PI, RN
CRN-7: AC, AM, AP, PA, RO, RR
CRN-8: PR
CRN-9: MG
CRN-10: SC
Questão 4 A profissão de Nutricionista assumiu posição de destaque na área da saúde e se expandiu para os campos de interface da Alimentação e Nutrição com as demais ciências. No campo de atuação específica novos espaços se abriram e a participação conjunta em outras áreas é cada vez mais, surpreendentemente, diversificada. O novo Código de Ética, que ora se entrega aos Nutricionistas do Brasil, revisto e ampliado, traduz, por um lado o crescimento e a diversificação do campo profissional e, por outro, os anseios de uma categoria que, cada vez mais, busca se firmar com competência e lucidez. A Ética profissional hoje, se pressupõe, trilha os caminhos da Bioética, visto que, como ciência envolve o conhecimento biológico associado aos conhecimentos dos sistemas de valores humanos. Este pressuposto exige que a prática do exercício profissional seja conduzida sob a égide dos valores humanos vigentes na sociedade. Não se trata de uma receita, tampouco de um padrão de referência que obrigatoriamente deva ser seguido. Isto porque cada situação detém características próprias, inerentes ao fato em si mas, também, pelo contexto social em que está inserida e pelas pessoas envolvidas. Este Código de Ética que contou com a participação ativa dos Nutricionistas que atenderam ao chamado dos seus Conselhos Regionais de Nutricionistas, os quais ajuntaram ao processo de discussão a experiência de todos os campos da atuação, é um apoio para a tomada de decisões sábias, coerentes e humanamente justas. Mais do que adquiri-lo é necessário conhecê-lo. Um código de ética profissional tem como princípios fundamentar:
A -Resposta : 
A questão está de acordo, pois a ética tem como dever no ensinar a lidar com situações, assim como recusar-se se não for atividades compatíveis com a do nutricionista., utilizar dos recursos disponível, indicar falhas, e entre outros .E orienta nossos direitos como : o pronunciamento em matéria de sua habilitação, a garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, prestar serviços profissionais e ter acesso a informação entre outros direitos.
 
Questão 5 - RESP: A ética tem o princípio de redigir o caráter do ser humano e ditar a moral, já que pela tradução do grego éthos pode tanto significar costumes, quanto caráter, ou seja, ética seria o caráter daquilo que e bom e agradável ao olhar do ser humano e aliado com a moral que são as regras e leis aplicadas na sociedade para convívio adequado de todos.
Por fim ética e análise das condutas de cada pessoa dentro da sua cultura, sociedade.
Questão 6-
Questao 7- A questão está de acordo ,pois o nutricionista pode exercer em varias área ,mais são obrigatória em saúde publica ,e unidade de alimentação coletiva ou individual ,e na área clinica .
Questao 9 - RESPOSTA: O código classificou muitos dos princípios básicos que regem a conduta ética em pesquisas, como: a minimização de riscos e danos, um balanço risco-benefício favorável, que os pesquisadores sejam qualificados e utilizem delineamentos/desenhos apropriados para pesquisa e, ainda, a liberdade do participante para desistir a qualquer momento.
Questão 10 RESPOSTA: Nutricionistas que utiliza sites de ofertas e compras coletivas para vender serviços utilizando valor dos honorários, constitui infração ético-disciplinar, ensejando penalidades que vão desde advertência, repreensão, multa, suspensão do exercício profissional e até mesmo cancelamento da inscrição e proibição do exercício profissional.

Outros materiais