Buscar

GESTAO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS UNICID

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	Em relação à concepção de estratégia, diretamente ligada à atividade de planejamento empresarial, Fischimann (1987, apud OLIVEIRA e NUNES, 2005) divide a atividade de planejamento em fases.
Nesse sentido, analise as assertivas a seguir.
I. Fase que vai até o início dos anos 1920, em que o planejamento era representado pelos custos das operações.
II. Fase que vai até o início dos anos 1950, em que o planejamento era representado pelos orçamentos financeiros.
III. Fase que se inicia nos anos 1950 e dura até meados dos anos 1970, em que o planejamento passa a ser realizado para prazos mais longos, 3 a 5 anos, e correspondia às projeções das vendas, fluxo de caixa e investimentos.
IV. Fase que se inicia em meados dos anos 1970, em que o processo de planejamento passa a ser denominado de estratégico e incorpora a utilização de cenários ambientais. É CORRETO o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II, III e IV, apenas.
	Respostas:
	a. 
I e III, apenas.
	
	b. 
I, II e III, apenas.
	
	c. 
II, III e IV, apenas.
	
	d. 
I, II, III e IV.
	
	e. 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Nessa concepção de estratégia, diretamente ligada à atividade de planejamento empresarial, Fischimann (1987, apud OLIVEIRA e NUNES, 2005) divide a atividade de planejamento em três fases: na primeira, que vai até o início dos anos 1950, o planejamento era representado pelos orçamentos financeiros; na segunda, que se inicia nos anos 1950 e dura até meados dos anos 1970, o planejamento passa a ser realizado para prazos mais longos, 3 a 5 anos, e correspondia às projeções das vendas, fluxo de caixa e investimentos; e na terceira, que se inicia em meados dos anos 1970, o processo de planejamento passa a ser denominado de estratégico e incorpora a utilização de cenários ambientais. A primeira sentença não corresponde a uma das fases estudadas por Fischimann (1987, apud OLIVEIRA e NUNES, 2005).
	
	
	
Pergunta 2
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	Antes de refletir sobre o pensamento estratégico nos propusemos a falar sobre estratégia. Leia as assertivas a seguir a fim de indicar sua veracidade (V para Verdadeira ou F para Falsa) com base na definição de Michaelis sobre estratégia:
I. As atividades de planejamento e execução de operações militares, políticas, econômicas e morais envolvidas em situações de guerra ou defesa de um Estado ou comunidade de nações.
II. Arte militar referente às táticas e movimentos de um exército a fim de obter a vitória ou vantagem sobre o inimigo.
III. Aproveitamento de condições dadas para a obtenção de resultados planejados.
IV. Ardil, subterfúgio.
Os aspectos elencados nos itens I, II, III e IV são RESPECTIVAMENTE:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, V, V, V.
	Respostas:
	a. 
V, V, V, V.
	
	b. 
V, V, F, F.
	
	c. 
V, F, V, V.
	
	d. 
V, V, V, F.
	
	e. 
F, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Se buscarmos a definição no dicionário, iremos encontrar, normalmente, quatro grandes significados para a palavra estratégia: o primeiro, referente às atividades de planejamento e execução de operações militares, políticas, econômicas e morais envolvidas em situações de guerra ou defesa de um Estado ou comunidade de nações; o segundo, específico sobre a arte militar, referente às táticas e movimentos de um exército a fim de obter a vitória ou vantagem sobre o inimigo; o terceiro, genericamente, referente ao adequado aproveitamento de condições dadas para a obtenção de resultados planejados; e o último: ardil, subterfúgio. Naturalmente, o significado que mais se aproxima aos nossos estudos é o terceiro. Vamos, porém, entender um pouco melhor a gênese do significado de estratégia. (MICHAELIS, 2017, ONLINE).
	
	
	
Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir:
O conjunto das atividades desenvolvidas por um general para alcançar resultados adequados em campanhas militares. [...]. Devemos lembrar que o grande objetivo do general é conseguir resultados adequados na guerra, independentemente de vencer ou perder uma batalha, podendo até ser necessário perder uma determinada batalha para, no futuro, ter vantagem e, consequentemente, mais chances de vencer a guerra.
O texto lido se refere a
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
estratégia.
	Respostas:
	a. 
planejamento tático.
	
	b. 
estratégia.
	
	c. 
vantagem competitiva.
	
	d. 
planejamento operacional.
	
	e. 
lucratividade.
	Feedback da resposta:
	Estratégia significa o conjunto das atividades desenvolvidas por um general para alcançar resultados adequados em campanhas militares, coincidindo, assim, com a primeira definição apresentada nos dicionários. É importante entendermos “a arte do general” para uma adequada compreensão do significado de estratégia no meio empresarial. Devemos lembrar que o grande objetivo do general é conseguir resultados adequados na guerra, independentemente de vencer ou perder uma batalha, podendo até ser necessário perder uma determinada batalha para, no futuro, ter vantagem e, consequentemente, mais chances de vencer a guerra.
	
	
	
Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	Os estudos de Fischimann (1987) apontam diferenças entre a concepção de Planejamento Estratégico e Administração Estratégica.
No que se refere à Administração Estratégica, analise as seguintes assertivas.
I. Acresce capacitação estratégica.
II. Adiciona aspirações de pessoas e lida com mudanças rápidas do ambiente.
III. Termina com um novo comportamento.
IV. Incorpora ao sistema de planejamento o sistema de ações.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II, III e IV.
	Respostas:
	a. 
I, II e III, apenas.
	
	b. 
II, III e IV, apenas.
	
	c. 
III e VI, apenas.
	
	d. 
I e II, apenas.
	
	e. 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Nos estudos de Fischimann (1987), no que se refere à Administração Estratégica, esta acresce capacitação estratégica; adiciona aspirações de pessoas e lida com mudanças rápidas do ambiente; termina com um novo comportamento; incorpora ao sistema de planejamento o sistema de ações.
	
	
	
ergunta 1
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	Leia o estudo de caso a seguir, a fim de identificar sobre qual componente da análise do ambiente se refere.
A Coca-Cola por muito tempo se viu como estando no setor de refrigerantes, quando de fato estava no setor de bebidas não alcoólicas, o que inclui bebidas que não são refrigerantes. Em meados dos anos 1990, a Coca-Cola foi pega de surpresa pelo crescimento da demanda dos consumidores por água mineral e por sucos de frutas, o que começou a diminuir a demanda por refrigerantes. A empresa mudou rapidamente para responder a essas ameaças, introduzindo a própria marca de água no mercado, a Dasani, e comprando a Minute Maid, fabricante de suco de laranja. Ao definir os limites setoriais de maneira tão estreita, a Coca-Cola quase perdeu o rápido crescimento de outros produtos do segmento de mercado das bebidas não alcoólicas. (HILL, 2013, p. 87).
Assinale a alternativa que apresenta o componente da análise do ambiente a que se refere o trecho lido.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Componente cliente.
	Respostas:
	a. 
Componente fornecedor.
	
	b. 
Componente internacional.
	
	c. 
Componente cliente.
	
	d. 
Componente concorrência.
	
	e. 
Componente mão de obra.
	Feedback da resposta:
	O texto se refere ao componente cliente. “[...] Os gestores precisam começar pela observação das necessidades básicas dos consumidores que sua empresa está atendendo – ou seja, precisam ter uma visão orientada para o consumidor de seu negócio, em oposição a uma visão orientada para o produto. [...]”. (HILL, 2013, p. 87).
	
	
	
Pergunta 2
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	Sobre oscomponentes que devem ser contemplados no nível do ambiente de negócios, analise as assertivas a seguir.
I. Componente cliente.
II. Componente fornecedor.
III. Componente mão de obra.
IV. Componente concorrência.
V. Componente internacional.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II, III, IV e V.
	Respostas:
	a. 
I, II, IV e V, apenas.
	
	b. 
I, II e III, apenas.
	
	c. 
I, II, III, IV e V.
	
	d. 
I, III e IV, apenas.
	
	e. 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Componente cliente – compreende as características e comportamentos dos atuais ou potenciais compradores e/ ou usuários dos produtos e serviços da organização. Conhecer suas necessidades, suas características, hábitos, comportamento e outros detalhes que possibilitem a maior compreensão dos clientes é primordial ao planejamento organizacional.
Componente fornecedor – é composto pelo conjunto de organizações ou pessoas que fornecem os recursos, insumos e serviços que possibilitam à organização produzir produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes. O tipo de relações que são mantidas com os fornecedores, a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos, o grau de comprometimento do fornecedor com a organização são aspectos que devem ser considerados na análise deste componente. Componente mão de obra – conforme Certo e Peter (2005, p. 28), "é composto de fatores que influenciam a disponibilidade de mão de obra para realizar as tarefas organizacionais necessárias". Disponibilidade de acordo com as características e competências necessárias, custo da mão de obra, atuação do sindicato da categoria, imagem e atitude em relação à organização etc. Componente concorrência – este componente pode ser dividido em dois grupos: o primeiro composto pelas as organizações que disputam o meu cliente oferecendo produtos e serviços que atendam às mesmas necessidades que os meus produtos e serviços; e o segundo composto pelas organizações que disputam os mesmos recursos e insumos de que necessito. Pode ou não haver a coincidência entre esses dois grupos, porém é indispensável conhecer com quem disputo os clientes e os fornecedores, para estabelecer estratégias que permitam, pelo menos, a possibilidade da continuidade das atividades da minha organização. Componente internacional – compreende as influências decorrentes da internacionalização da economia na atividade da organização. Independentemente da atuação da organização ser exclusivamente local ou ser internacionalizada, a análise das influências dos fatores das relações internacionais é indispensável para o planejamento organizacional.
	
	
	
Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	Os estudos de Ceter e Peter (2005) sobre análise do ambiente propõem analisar diversos componentes, sendo estes fundamentais para qualquer organização.
Analise a veracidade das informações a seguir (F para Falsa ou V para Verdadeira) no que se refere aos componentes que devem ser analisados no nível do ambiente geral, também denominado como macroambiente.
I. Componente político.
II. Componente legal.
III. Componente econômico.
IV. Componente concorrência.
V. Componente social.
VI. Componente tecnológico.
Os itens elencados I, II, III, IV, V e VI são RESPECTIVAMENTE:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
V, V, V, F, V, V.
	Respostas:
	a. 
F, V, V, V, V, V.
	
	b. 
V, V, V, F, V, V.
	
	c. 
V, V, V, V, V, V.
	
	d. 
V, V, V, V, V, F.
	
	e. 
V, V, V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	O componente concorrência diz respeito ao ambiente de negócios - este componente pode ser dividido em dois grupos: o primeiro composto pelas organizações que disputam o meu cliente, oferecendo produtos e serviços que atendam às mesmas necessidades que os meus produtos e serviços; e o segundo composto pelas organizações que disputam os mesmos recursos e insumos de que necessito. Pode ou não haver a coincidência entre esses dois grupos, porém é indispensável conhecer com quem disputo os clientes e os fornecedores, para estabelecer estratégias que permitam, pelo menos, a possibilidade da continuidade das atividades da minha organização.
	
	
	
Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	De acordo com Certo e Peter (2005, p. 23-24), a "análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas". Considera-se nesse contexto que o ambiente organizacional compreende os fatores internos à organização como, também, os fatores externos a ela. Quanto ao monitoramento, conforme o próprio significado da palavra, deve ser um processo constante. O monitoramento é dinâmico, nos mostra as alterações pelas quais a organização está passando, bem como as alterações do mundo à sua volta e as relações e influências existentes entre a organização e o mundo.
Certo e Peter (2005) identificam papéis, ou funções, da análise do ambiente nas organizações.
Nesse sentido, analise as assertivas a seguir.
I. O papel orientado para a política organizacional, tendo como público alvo a alta administração.
II. O papel do planejamento estratégico integrado, que tem como público os gestores da organização em todos os níveis.
III. O papel orientado para a função, que deverá orientar as ações de todos na organização.
IV. O papel orientado para a auditoria das etapas de produção dos produtos ou serviços.
V. O papel orientado para a matriz BCG.
Sobre os papéis, ou funções, da análise do ambiente nas organizações, segundo Certo e Peter (2005), é CORRETO o que se afirma APENAS em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I, II e III.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
I, II e III.
	
	c. 
I, III, IV e V.
	
	d. 
II, III e V.
	
	e. 
I, II, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Certo e Peter (2005) identificam três papéis, ou funções, da análise do ambiente nas organizações: - o papel orientado para a política organizacional, tendo como público alvo a alta administração; - o papel do planejamento estratégico integrado, que tem como público os gestores da organização em todos os níveis; - e o papel orientado para a função, que deverá orientar as ações de todos na organização. O papel orientado para auditoria das etapas de produção dos produtos ou serviços, assim como o papel orientado para a matriz BCG não estão relacionados à análise do ambiente.
	
	
	
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Nos estudos sobre o Estabelecimento da Diretriz Organizacional, vimos que a missão contempla um conjunto de informações genéricas sobre a organização que permite a qualquer pessoa, mas, principalmente, a todos stakeholders, compreender o que a organização é e o que ela pretende. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.
I. A missão é a determinação do motivo central da existência da empresa, ou seja, a determinação de “quem a empresa atende’’ com seus produtos e serviços.
II. A missão corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar.
III. A missão representa a razão de ser da empresa.
IV. A missão deve estar diretamente correlacionada com o estatuto social da empresa.
V. A missão deve envolver os objetivos essenciais do negócio, relacionando-os à satisfação de alguma necessidade do mercado.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II, III e V, apenas.
	Respostas:
	a. 
I, II, III, IV e V.
	
	b. 
II, III e IV, apenas.
	
	c. 
I e II, apenas.
	
	d. 
I, II e III, apenas.
	
	e. 
I, II, III e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Missão é a determinação do motivo central da existência da empresa, ou seja, a determinação de “quem a empresa atende’’ com seus produtos e serviços. Corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar; portanto, a missãorepresenta a razão de ser da empresa. Salienta-se que essa missão não está diretamente correlacionada com o estatuto social da empresa, e é, na realidade, muito mais ampla, envolvendo, inclusive, expectativas dos acionistas e principais executivos da empresa (OLIVEIRA, 2015, p. 52, grifo nosso).
	
	
	
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Veja a figura abaixo e leia o texto a seguir, a fim de identificar um dos aspectos ou elementos contemplados no estabelecimento da Diretriz Organizacional, conforme nos revelou Oliveira (2007).
De acordo com Oliveira (2007, p. 109), “esses negócios identificados no horizonte, uma vez considerados viáveis e interessantes para a empresa, passam a ser denominados ____________ da empresa”. Assim, ____________ de uma organização constituem-se dos negócios, produtos e serviços compreendidos pelo horizonte da missão que se mostram viáveis e interessantes e, por essa razão, são os escolhidos pelos seus dirigentes.
Assinale a alternativa que preenche CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
propósitos; os propósitos;
	Respostas:
	a. 
objetivos; os propósitos.
	
	b. 
objetivos; as metas.
	
	c. 
propósitos; as metas.
	
	d. 
propósitos; os propósitos;
	
	e. 
desafios; as metas.
	Feedback da resposta:
	Todos os demais negócios, produtos e serviços que forem identificados dentro dessa área também estão contemplados pela missão da empresa e, dessa forma, poderão se constituir em negócios, produtos ou serviços da empresa, a partir do momento em que se mostrem viáveis. Em função dessa característica, segundo o autor, “a área delimitada pelo horizonte da missão representa a amplitude para estudo de viabilidade dos negócios, produtos e serviços da organização”. De acordo com Oliveira (2007, p. 109), “esses negócios identificados no horizonte, uma vez considerados viáveis e interessantes para a empresa, passam a ser denominados propósitos da empresa”. Assim, os propósitos de uma organização são constituídos dos negócios, produtos e serviços compreendidos pelo horizonte da missão que se mostram viáveis e interessantes e, por essa razão, são os escolhidos pelos seus dirigentes.
	
	
	
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	O estabelecimento da Diretriz Organizacional compreende: a missão, a visão, os propósitos, os valores, os objetivos e metas organizacionais. Leia o texto a seguir a fim de identificar, a partir do que você aprendeu nos estudos da unidade, sobre qual diretriz se refere.
“Resolver com qualidade todos e quaisquer problemas em Transporte, desenvolvendo soluções definitivas para a tranquilidade dos nossos clientes”.
( Fonte: MAVIMAR. Disponível em: <http://www.mavimar.com.br/principios-organizacionais>. Acesso em: 21 jan. 2017.)
Assinale a alternativa que apresenta a diretriz a que o texto se refere.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Missão.
	Respostas:
	a. 
Objetivo.
	
	b. 
Missão.
	
	c. 
Valores.
	
	d. 
Meta.
	
	e. 
Visão.
	Feedback da resposta:
	Missão é a determinação do motivo central da existência da empresa, ou seja, a determinação de “quem a empresa atende’’ com seus produtos e serviços. Corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar; portanto, a missão representa a razão de ser da empresa. Salienta-se que essa missão não está diretamente correlacionada com o estatuto social da empresa, e é, na realidade, muito mais ampla, envolvendo, inclusive, expectativas dos acionistas e principais executivos da empresa (OLIVEIRA, 2015, p. 52, grifo nosso).
Nossa Missão - “Resolver com qualidade todos e quaisquer problemas em Transporte, desenvolvendo soluções definitivas para a tranquilidade dos nossos clientes” (Fonte: MAVIMAR. Disponível em: <http://www.mavimar.com.br/principios-organizacionais>. Acesso em: 21 jan. 2017.).
	
	
	
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Considerando os estudos empenhados na unidade “Estabelecimento da Diretriz Organizacional”, leia o texto a seguir a fim de identificar sobre qual diretriz estamos falando.
“Ser líder no segmento de transporte, gerando confiança através do aprimoramento constante da capacitação técnica, humana e administrativa, acompanhando de forma contínua os avanços mercadológicos”.
( Fonte: MAVIMAR. Disponível em: <http://www.mavimar.com.br/principios-organizacionais>. Acesso em: 21 jan. 2017.)
Assinale a alternativa que apresenta a diretriz a que o texto lido se refere.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Visão.
	Respostas:
	a. 
Meta.
	
	b. 
Valores.
	
	c. 
Visão.
	
	d. 
Objetivo.
	
	e. 
Missão.
	Feedback da resposta:
	Visão é considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Representa o que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante (OLIVEIRA, 2015, p. 45, grifo nosso). Nossa Visão - “Ser líder no segmento de transporte, gerando confiança através do aprimoramento constante da capacitação técnica, humana e administrativa, acompanhando de forma contínua os avanços mercadológicos.” (Fonte: MAVIMAR. Disponível em: <http://www.mavimar.com.br/principios-organizacionais>. Acesso em: 21 jan. 2017.)
	
	
	
VIDEO 1
ESTRATEGIA 
Operações de guerra
Vantagens sobre o inimigo 
Obtencao de resultados
Planejamento – recursos – controle
Definição de estratégia - acoes para melhoria do desempenho da empresa mediante aos concorrentes – FATORES EXTERNOS – que pegam a empresa despercebida 
Pontos importantes de estratégia
Toda empresa tem concorrentes e inimigos
Ambiente de disputa
Considerar os fatoes internos e fatoes externos
Complexidade – EXPLORAR COMPETENCIAS – RESPOSTAS AS MUDANCAS AMBIENTAS 
A EVOLUCAO DA GESTAO ESTRATEGICA
3 FASES DO PLANEJAMENTO
ATE O INICIO DOS 1950 O planejamento era so por planejamento financeiro – BASTANTE LIMITADO
De 1950 ate 1970 – o planejamento passa a ter prazo longo para ser de 3 a 5 anos, correspondendo a projeções das vendas e fluxo de caixas
DEPOIS DOS 1970 planejamento passa a ser estratégico
CENARIOS
OTIMISTA (futuro) – PESSIMISTA (o oposto oq faremos se tudo der mau) – REAL ( oq faremos se a empresa se manter como esta)
GESTAO ESTRATEGICA VAI ALEM DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
A GESTAO ESTRATEGICA E MAIOR QUE O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
A PLANEJAMENTO ESTRATEGICO deixa uma spostura no ambiente e ele termina no plano estratégico, então ele tem fim , e ele e um plano de estratégico simples, a administração estratégica não e so um plano mas ela muda a empresa. Ela emcorpora a administração da empresa. 
O planejamento ESTRATEGICA e algo antes da gestão ESTRATEGICA. 
FASES DA GESTAO ESTRATEGICA
Planejamento financeiro básico 
Planejamento baseado em previsão (prever oq pode acontecer e os cenários)
Planejamento orientado externamente (pensar em todo que acontece fora e oq não podemos controlar)
Administração estratégica ( por completo)
VANTEGEM COMPETITIVA
LUCARTIVIDADE MAIOR DO QUE ELE , ESTAMOS NOS DESTACANDO MELHOR QUE ELE
Para ter vantagem a empresa tem que ter
Observação
Organização
Ângulos diferentes de visão
Pessoas
Posicionamento
Tudo isso pra ter vantagem.
OS GESTORES PROMOVEM AS ESTRATEGIAS
Pq eles estão a frente da equipe – todas reesposáveis pelas estratégias e implementa-las
Gestores de vários níveis – 
Gestores de níveis comparativos
Gestores de nível de negócios
Gestores de nível funcional 
STAKEHOLDERS – são aqueles que vão ser impactados por todas as ações da empresa.
Aqueles que vao trabalhar junto com a empresa – todos eles querem que a empresa esteja de alguma forma
Acionistas
Funcionários
Fornecedores
Clientes 
Governo
COMO SE DA O PROCESSO DE GESTAO ESTRATEGICA
Analise do ambiente (interno e externo) (oq esta acontecendo oq pode ser mexido, a parte externa legislação, fornecedor, concorrente)
Estabelecimentoda diretriz organizacional (missão, objetivos) (oq e diretriz oq vai dirigir a empresa, 
formulação estratégica ( eu preciso montar a estratégia colocar ela no papel) 
Implementação da estratégia (fazer ela acontecer, eu preciso fazer a empresa andar )
Controle estratégico (parte final)
QUESTOES ESPECIAIS 
INTERDEPENDECIA ECONOMICA , questões financeiras de forma global que podem afetar minha empresa, abertura de relações internacionais
RESULTADOS necessários
ECONOMICOS ( TRAZER RESULTADOS FINANCEIROS)
AMBIENTAS (MEIO AMBIENTE, DESPERDICIO, AGUA, AREA)
SOCIAIS ( RESPONSABILIDADE SOCIAL NA COMUNIDADE, PRESERVAR A COMUNIDADE)
VIDEO 2
FUNDAMENTOS DA ANALISE DO AMBIENTE ( sempre quando falamos de estrategia temos que ver os ambientes)
DOIS AMBIENTES BASICOS – INTERNO E EXTERNO
Situação atual 
Tendências

Outros materiais