Buscar

portfolio DIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DIVANETE VOLTZ CHRISTOFOLI RU 806529	
PAP SÃO MIGUEL DO OESTE
RELATO DE EXPERIÊNCIA: EaD E A TECNOLOGIA
O CRECIMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL:
As tecnologias e o futuro da educação a distância.
A pratica de educação a distância do brasil é muito mais antiga que imaginamos, é conhecida desde o século XIX, ainda através da correspondência, via correios alunos recebiam os materiais para estudo, foi somente nas últimas décadas que ganhou destaque e atenção especial. Ela chegou para alcançar diferentes povo e classes sociais, pensando na necessidade de especialização profissional e cultural de milhões de pessoas, que devido a correria dos dias atuais não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial.
A principal característica da EAD é o distanciamento físico entre o professor e os alunos, o uso dos recursos tecnológico possibilita que o aprendizado acontece de forma positiva e eficaz. A educação a distância evoluiu muito e continua evoluindo com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, podemos citar a trajetória da EAD desde o século XIX até os dias atuais, depois da correspondência citada anteriormente, foi a vez da radio escola entrar para história, pela televisão e vídeos pré-gravados, mais tarde pela teleconferência e atualmente com a chegada da internet está conquistando um público ainda maior.
Essa modalidade de ensino vem crescendo muito nas últimas décadas no Brasil, pesquisa do senso em educação especial comprava que 14,6% das matriculas em cursos de graduação são efetuadas em uma instituição de EAD. Isso se deve aos vários benefícios que EAD dispõe aos seu alunos, podemos citar alguns desses benefícios; flexibilidade de horários, acesso as aulas em qualquer ambiente, diploma certificado, matérias inclusos, educação mais barata, entre outras varias vantagens.
A EAD também é considerada um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno, considerado peça chave do processo de aprendizagem, o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta e transmite o conhecimento, o aluno por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades e possibilidades.
 	Na educação a distância, professores e alunos estão conectados, interligados, através da tecnologia e recursos da comunicação. Nesse processo de aprendizagem, o tutor atua como "mediador", é ele que estabelece a rede de comunicação através de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicação. Essa mediação tem a tarefa de vencer a distância física entre ambas as partes envolvidas no aprendizado.
 Falar de educação e não lembrar de educação a distância atualmente é impossível, o avanço tecnológico nessa conquista do espaço na educação brasileira foi de suma importância, a popularização da internet mudou a forma de comunicação. Pessoas passaram a ter acesso a tudo o que precisavam na palma da mão, conhecimento, negócios e até relacionamentos. Dessa forma a EAD foi cada vez mais procurado por alunos com autonomia e independentes, pessoas que buscam por espaço na área que atuam, ou ainda um espaço no mercado de trabalho, ou simplesmente a realização de um sonho em cursar um curso superior.
Esse tipo de aprendizagem não é apenas uma alternativa para quem não faz uso da educação formal, essa categoria de ensino requer do aluno maior interesse em aprender, não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou a distância, aprendizagem é sinônimo de esforço e dedicação individual. A EAD oportuniza ao aluno um aprendizado independente, porém, exige do mesmo autodisciplina, organização dos estudos, leituras, assistir vídeos aulas, radio web, e-learning, participação, integração e integração com demais alunos.
 	O aluno que procura esse modalidade de ensino precisa ter foco e saber onde quer chegar, interesses e deveres fazem parte dessa caminhada, a dedicação é sobretudo uma característica fundamental que um aluno de EAD deve levar consigo. eu sou parte da EAD, essa é a minha realidade e o caminho que escolhi.
Posso citar minha experiência na educação a distância, primeiramente procurei essa modalidade por se bem flexível os horários, como trabalho o dia todo não disponho de muito tempo e disposição para frequentar todos os dias uma sala de aula. Confesso que no início sentia certa dificuldade em acompanhar o andamento das aulas e avaliações, conhecer bem o portal me ajudou a superar as várias dessas dificuldades, sempre que fico com alguma dúvida referente a aula consigo assistir novamente em casa quantas vezes precisar e querer, além das rádios web que sempre acompanho. Hoje me sinto segura e sei que estou no caminho certo, consigo trabalhar estudar e ser esposa e mãe.
Infelizmente a educação a distância ainda sofre preconceito, antes mesmo de frequentar e conhecer o curso de EAD, sempre ouvia falar em educação a distância e sempre tive a impressão que tudo era facilitado e pouco cobrado, eu mesma tinha o preconceito que ainda cinto em algumas pessoas quando me questionam sobre minha graduação e repondo que estou estudando em uma faculdade a distância. Apesar de cada vez mais pessoas estar procuram EAD ainda existe certa desconfiança e preconceito em relação a formação.
Posso afirmar que como estava enganada em julgar sem conhecer essa modalidade de ensino, essas pessoas que não conhecem também tem uma ideia errada em relação a EAD, hoje posso afirmar que estava errada e dizer que essa modalidade de ensino se tornou fundamental em minha formação. Saber que sou capaz e o conhecimento depende da minha força de vontade de aprender cada vez mais e buscar isso é realmente importante para a minha formação e de qualquer profissional. Minha expectativa como aluna de EAD é fazer uma ótima graduação, adquirir o máximo de conhecimento possível e me tornar uma excelente profissional.
A educação a distância tem muito potencial, pesquisas revelam que somente 15% da população adulta possui ou concluiu um curso superior, a tecnologia de informação e a comunicação possibilita o acesso ao ensino superior para todas as idades e classes.
Atualmente nos deparamos com novos recursos utilizados na educação a distância, que vem de encontro diretamente com as instituições de ensino. A educação a distância com a ajuda da tecnologia vai nós surpreender muito ainda, a tecnologia vai continuar evoluindo e a educação a distância vai estar acompanhando essa evolução.
As expectativas do futuro da educação a distância são as melhores possíveis, pois, reúne tecnologia, praticidade e autonomia em uma modalidade de ensino que vem se destacando na modalidade educação.

Outros materiais