Buscar

Indicadores socioeconômicos (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Indicadores socioeconômicos do Brasil. 
Prof. Msdo Elias Quintão da Silva
Farmacêutico Generalista
CRFMT 4481
São números que representam a realidade social e econômica de uma região, um estado ou um país. Eles são muito importantes, pois possibilitam uma ideia mais clara sobre as condições da população. 
Indicadores socioeconômicos
Taxa de mortalidade infantil: Calculada com base no número de crianças que morrem antes de completar um ano.
A mortalidade infantil é um indicador importante, pois reflete as condições socioeconômicas e de infraestrutura dos países. Está relacionada à disponibilidade de saneamento básico, água tratada, vacinas e medicamentos e, também, às condições de renda familiar.
Exemplos:
Esperança de vida ao nascer: Significa o número de anos que se espera que as pessoas vivam.
Taxa de alfabetização: Percentual da população que sabe ler e escrever.
Taxa de analfabetismo: Percentual da população que não sabe ler e escrever.
PIB per capita: Representa a relação entre o PIB e a população de um país.
A sigla PIB significa: Produto Interno Bruto, sendo a soma de todas as riquezas produzidas no país durante o período de um ano.
Para definir a renda per capita de um país, divide-se o valor do PIB pelo número total de sua população. O resultado indica quanto, em média, cada cidadão deveria receber anualmente, se a riqueza fosse dividida de maneira igualitária.
Para facilitar a comparação do nível de desenvolvimento socioeconômico entre os diferentes países, a Organização das Nações Unidas (ONU), criou um indicador único que reúne outros índices e tem como objetivo dar uma visão geral sobre a situação de desenvolvimento dos países.
 
Ele é chamado de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e apresenta de forma direta e objetiva, o desenvolvimento humano de um país expresso por números que varia de 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, melhor o nível de desenvolvimento humano de um país.
IDH muito elevado: entre 0,944 e 0,808
IDH elevado: entre 0,790 e 0,700
IDH médio: entre 0,698 e 0,556
IDH baixo: 0,540 e 0,337
Atualmente o setor de serviços é o maior gerador de emprego e trabalho no país, superando a agricultura, que já foi o maior empregador até o início do século XX, e a indústria, a qual transformou o trabalho e a distribuição da população no Brasil.
A divisão da população pelos setores da economia
O Brasil é um país que passou por grandes transformações econômicas, sociais e espaciais nas últimas décadas. Formamos um país urbano, com a maioria da população empregada no setor de serviços, mas com grande peso do setor agrícola e industrial em nossa economia.
Grato pela atenção!
elias.silva@fapan.edu.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais