Buscar

Apol Orçamentária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Gestão Orçamentária
A Análise de Balanços é basicamente comparativa, o que se dá pela relação entre grupos de contas, da comparação dos resultados  atuais com  períodos anteriores e do relacionamento com padrões da indústria  onde a instituição está inserida. Sobre a Análise Horizontal, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I – A Análise Horizontal transforma valores absolutos das demonstrações financeiras em valores relativos, com a finalidade de facilitar sua leitura. 
II – A Análise Horizontal permite avaliar a evolução de cada elemento patrimonial e de resultado ao longo de diversos períodos. 
III – A Análise Horizontal é realizada a partir de demonstrativos consecutivos, ou seja, de pelo menos dois períodos em sequência. 
IV – Na Análise Horizontal em geral, a base dos cálculos é o total do Ativo ou o total do Passivo
Nota: 10.0
	
	A
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	B
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	C
	As afirmativas II e III estão corretas.
Você acertou!
Estão erradas: I – A Análise Horizontal transforma valores absolutos das demonstrações financeiras em valores relativos, com a finalidade de facilitar sua leitura. IV – Na Análise Horizontal em geral, a base dos cálculos é o total do Ativo ou o total do Passivo – refere-se à Análise Vertical. P. 44 e 45 – slides da aula 04.
	
	D
	As afirmativas III e IV estão corretas.
Questão 2/10 - Gestão Orçamentária
O confronto entre prazos médios de atividades da empresa permite identificar dois indicadores fundamentais para análise das necessidades de caixa da empresa. Trata-se do Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro. No que ser refere ao Ciclo Operacional, analise as proposições a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, 
(  ) O Ciclo Operacional, é interpretado como sendo a defasagem  de tempo entre o giro do ativo circulante  e o prazo que dispomos para o pagamento das obrigações operacionais. 
(  ) O Ciclo Operacional  se refere ao prazo desde a compra de mercadorias ou matérias – primas, passando pelo processo de transformação e venda até o recebimento de seus respectivos valores. 
(  ) O Ciclo Operacional, abrange: o prazo médio de estocagem  e o prazo médio de recebimento, representando o ciclo necessário  para girar os saldos das contas dentro da estrutura empresarial. 
(  ) A equação do Custo Operacional é CO = Prazo Médio de Estocagem – Prazo Médio de Recebimento  + Prazo Médio de Pagamento.
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – F
Você acertou!
(F) O Ciclo Operacional, é interpretado como sendo a defasagem de tempo entre o giro do ativo circulante e o prazo que dispomos para o pagamento das obrigações operacionais – este item refere-se ao Ciclo Financeiro e não ao Operacional. (F) A equação do Custo Operacional é CO = Prazo Médio de Estocagem – Prazo Médio de Recebimento + Prazo Médio de Pagamento. A equação correta é: CO = Prazo Médio de Estocagem + Prazo Médio de Recebimento. P. 53 – slides da aula 04.
Questão 3/10 - Gestão Orçamentária
O controle de Fluxo de caixa pode ser aplicado em muitas atividades, controlando as entradas e as saídas de caixa da área a qual o profissional está auxiliando. “É construído a partir das demonstrações financeiras e evidencia as razões para a mudança de saldo da conta caixa de um período para outro, em função da alteração das demais contas do ativo e do passivo.” Estamos falando do:
Nota: 0.0
	
	A
	Fluxo de Caixa pelo Método Indireto.
P. 73 – slides da aula 01.
	
	B
	Fluxo de Caixa Operacional.
	
	C
	Fluxo de Caixa pelo Método Direto.
	
	D
	Fluxo de Caixa de financiamento.
Questão 4/10 - Gestão Orçamentária
Para que possamos planejar a captação de fundos adicionais ou a aplicação de excedentes de caixa, é preciso que saibamos qual a situação financeira atual da empresa. Analise as proposições e assinale a alternativa correta. 
Sobre o Grau de Imobilização do Investimento – GII, é correto afirmar que 
I – Identifica quanto dos recursos próprios foi aplicado no permanente e, por dedução, quanto sobrou para aplicação no giro. 
II – Revela a parcela do Ativo que foi reservada para as aplicações de caráter permanente, por dedução, permite identificar a parcela de recursos investidos pela empresa no giro. 
III – A equação que define o GII é Ativo Permanente dividido pelo Patrimônio Líquido. 
IV – Um alto grau de imobilização do investimento compromete a liquidez da empresa, pois são recursos investidos em ativos fixos que compõem a sua estrutura física, os quais são aplicados sem o intuito de venda ou conversão de moeda.
Nota: 10.0
	
	A
	As proposições II, III e IV estão corretas.
	
	B
	As proposições II e IV estão corretas.
Você acertou!
Estão erradas: I – Identifica quanto dos recursos próprios foi aplicado no permanente e, por dedução, quanto sobrou para aplicação no giro.- Refere-se a Grau de Imobilização de Capitais Próprios III – A equação que define o GII é Ativo Permanente dividido pelo Patrimônio Líquido - REFERE-SE AO GICP-Grau de Imobilização de Capital Próprio. P. 56 – slides da aula 04.
	
	C
	As proposições I, II e III estão corretas.
	
	D
	As proposições III e IV estão corretas.
Questão 5/10 - Gestão Orçamentária
O controle de Fluxo de caixa pode ser aplicado em muitas atividades, controlando as entradas e as saídas de caixa da área a qual o profissional está auxiliando. Demonstração do Resultado do Exercício, Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial, são demonstrações, respectivamente:
Nota: 10.0
	
	A
	Dinâmica – Dinâmica – Estática.
Você acertou!
Demonstração do Resultado do Exercício, Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial, são demonstrações respectivamente: Dinâmica – Dinâmica – Estática P. 73 – slides da aula 01.
	
	B
	Estática – Dinâmica – Dinâmica.
	
	C
	Dinâmica – Estática – Estática.
	
	D
	Estática – Dinâmica – Estática.
Questão 6/10 - Gestão Orçamentária
Assinale a alternativa correta. Os índices de Liquidez evidenciam a capacidade que a organização tem para cobertura de suas obrigações, o que indica sua situação financeira. “Representa o período que abrange desde o pagamento dos fornecedores até o recebimento do valor das vendas, o resultado dessa relação é interpretado como sendo a defasagem de tempo entre o giro do ativo circulante e o prazo que dispomos para pagamento das obrigações operacionais.” Estamos falando do:
Nota: 10.0
	
	A
	Ciclo Operacional.
	
	B
	Prazo Médio de Pagamento.
	
	C
	Ciclo Financeiro.
Você acertou!
Ciclo Financeiro - Representa o período que abrange desde o pagamento dos fornecedores até o recebimento do valor das vendas, o resultado dessa relação é interpretado como sendo a defasagem de tempo entre o giro do ativo. P. 54 – slides da aula 04.
	
	D
	Prazo Médio de Estocagem.
Questão 7/10 - Gestão Orçamentária
Os índices de Liquidez evidenciam a capacidade que a organização tem para cobertura  de suas obrigações, o que indica sua situação financeira. Para uma empresa que apresenta as seguintes médias: 25 dias de giro de estoque, 38 dias de giro de duplicatas, 29 dias de giro de fornecedores, determine o ciclo operacional.
Nota: 10.0
	
	A
	34 dias.
	
	B
	67 dias.
	
	C
	63 dias.
Você acertou!
CO = PRAZO MÉDIO DE ESTOCAGEM + PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO CO = 25 + 38 CO = 63 dias P. 53 – slides da aula 04.
	
	D
	54 dias.
Questão 8/10 - Gestão Orçamentária
Os índices de Liquidez evidenciam  a capacidade que a organização tem para cobertura  de suas obrigações, o que indica sua situação financeira. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(A)   Liquidez Seca 
(B) Liquidez Corrente 
(C) Liquidez Geral 
(  ) Revela a capacidade financeira da organização para cumprir seus compromissosde curto prazo. 
( ) Avalia a capacidade da empresa liquidar suas dívidas de curto prazo sem considerar a venda dos estoques. 
( ) Procura demonstrar quanto ela tem de ativo circulante para cada R$ 1,00 de passivo circulante. 
( ) Evidencia quanto a empresa possui de recursos conversíveis em moeda do que  dívidas a pagar tanto a curto como a longo prazo.
Nota: 10.0
	
	A
	A – C – C – B
	
	B
	B – A – B – C
Você acertou!
Liquidez Seca Avalia a capacidade de a empresa liquidar suas dívidas de curto prazo sem considerar a venda dos estoques. Liquidez Corrente Revela a capacidade financeira da organização para cumprir seus compromissos de curto prazo. Procura demonstrar quanto ela tem de ativo circulante para cada R$ 1,00 de passivo circulante. Liquidez Geral Evidencia quanto a empresa possui de recursos conversíveis em moeda do que dívidas a pagar tanto a curto como a longo prazo.P. 51 – slides da aula 04.
	
	C
	A – C – B – C
	
	D
	B – A – C – A
Questão 9/10 - Gestão Orçamentária
O controle de Fluxo de caixa pode ser aplicado em muitas atividades, controlando as entradas e as saídas de caixa da área a qual o profissional está auxiliando. “Apresenta como vantagem favorecer a classificação dos recebimentos e dos pagamentos por critérios técnicos e não fiscais que visam pagar menos impostos, além de ser um mecanismo mais próximo do dia a dia empresarial, o que facilita sua introdução e sua utilização nesse meio.” Estamos falando do:
Nota: 10.0
	
	A
	Fluxo de Caixa Operacional.
	
	B
	Fluxo de Caixa de financiamento.
	
	C
	Fluxo de Caixa pelo Método Indireto.
	
	D
	Fluxo de Caixa pelo Método Direto.
Você acertou!
Fluxo de Caixa pelo Método Direto - “Apresenta como vantagem favorecer a classificação dos recebimentos e dos pagamentos por critérios técnicos e não fiscais que visam pagar menos impostos, além de ser um mecanismo mais próximo do dia a dia empresarial, o que facilita sua introdução e sua utilização nesse meio.” P. 77 – slides da aula 01.
Questão 10/10 - Gestão Orçamentária
Para que possamos planejar a captação de fundos adicionais ou a aplicação de excedentes de caixa, é preciso que saibamos qual a situação financeira atual da empresa. Sobre a análise financeira de uma empresa, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Oferece uma visão parcial da situação financeira da empresa.
	
	B
	Permite uma avaliação da evolução de empresa no tempo somente no curto prazo.
	
	C
	Fornece o diagnóstico necessário da realidade empresarial que embasará um planejamento coerente com esses quesitos.
Você acertou!
Fornece o diagnóstico necessário da realidade empresarial que embasará um planejamento coerente com esses quesitos. P. 43 – slides da aula 04.
	
	D
	Deve ser feita apenas quando a empresa está com dificuldades financeiras para auxiliar na tomada de decisões.

Outros materiais