Buscar

GASTRITE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago humano. Muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e de câncer do estômago são causados pela infecção do H. pylori, apesar de a maioria dos humanos infectados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de sintomatologia e/ou complicação relacionada com a bactéria.
Estas bactérias vivem quase exclusivamente no estômago humano e duodeno, sendo o único organismo conhecido capaz de colonizar esse ambiente muito ácido, em parte pela sua capacidade de secretar urease, que transforma a ureia presente no ácido gástrico em amônia, elevando o pH ao redor da bactéria possibilitando sua colonização. As bactérias têm formato de hélice (daí o nome Helicobacter) e a forma espiralada permite-lhes "atravessar" com mais facilidade a camada de muco que protege o epitélio gástrico.
O gênero Helicobacter, juntamente com outros, forma a superfamília VI de bactérias gram-negativas. Quando observada à microscopia de luz e ótica, esta bactéria apresenta morfologia homogênea, espiralada, de superfície lisa e extremidades arredondadas, móvel, não-esporulada e microaerófila. Medem entre 0,5 µm a 0,1µm, e apresentam largura aproximada de 0,3 µm de comprimento, possuindo de quatro a seis flagelos unipolares.
A primeira e de vital importância é a resistência ao ácido clorídrico, o que confere à bactéria proteção contra os efeitos deletérios do ácido pH estomacal. Para colonizar a mucosa gástrica, a bactéria necessita atravessar a barreira de muco responsável por proteger o epitélio gástrico. Lipases produzidas pela H. pylori degradam essa camada de muco, tornando mais fácil a penetração da bactéria. Além disso, há também sua estrutura espiral, o que confere a essas bactérias ágil movimentação, transpondo a camada de muco, instaurando íntimo contato com as células epiteliais que revestem o estômago. Outras enzimas sintetizadas pela H. pylori, concedem proteção contra a ação das células de defesa, impossibilitando uma resposta eficaz do hospedeiro.
GASTRITE 
Causas
A gastrite por Helicobacter pylori acontece quando a bactéria invade o organismo, provoca uma ativação do sistema imunológico com a infiltração do estômago por células inflamatórias, responsáveis pela gastrite, e enfraquece o revestimento que protege o estômago, permitindo que os sucos digestivos produzidos dentro dele corroam as paredes e deem origem a erosões (feridas) e úlceras.
A bactéria é transmitida de pessoa para pessoa via contato com saliva, vômito ou material fecal, além de poder ser passada também por meio de comida e água contaminados.
Fatores de risco
A infecção pela bactéria Helicobacter pylori geralmente acontece durante a infância, mas alguns fatores são considerados de risco para a infecção por esta bactéria:
Viver em um local com muitas pessoas
Viver em um local onde não há fornecimento de água potável e filtrada
Viver em um local onde não há condições sanitárias adequadas
Viver junto com uma pessoa que tenha contraído a doença
Não praticar hábitos adequados de higiene
Sintomas de Gastrite por Helicobacter pylori
A maioria das pessoas infectadas por Helicobacter pylori nunca manifestará quaisquer sinais ou sintomas de gastrite, enquanto que outras pessoas terão complicações graves. Essa diferença na expressão da doença envolve o tipo de cepa de H. pylori e fatores relacionados ao paciente, como variações genéticas, hábitos alimentares, estresse emocional e uso de medicamentos.
Os sinais e sintomas da infecção por H. pylori podem incluir:
Dor ou queimação no abdômen
Náuseas
Perda de apetite
Arrotos frequentes
Inchaço
Perda de peso não intencional.
Diagnóstico de Gastrite por Helicobacter pylori
Exames simples de sangue, de respiração e de fezes podem determinar se alguém foi infectado com Helicobacter pylori.
A maneira mais precisa de diagnosticar esse tipo de gastrite é por meio da endoscopia digestiva alta do esôfago, estômago e duodeno. Por ser muito invasivo, este procedimento é geralmente recomendado somente para pessoas com maior possibilidade de ter úlcera e outras complicações causadas pela bactéria, como câncer de estômago.
Tratamento de Gastrite por Helicobacter pylori
O tratamento de gastrite por Helicobacter pylori é feito, geralmente, com dois antibióticos usados em conjunto.
O tratamento dura, em média, de sete a 14 dias, e o médico ainda deverá receitar outros medicamentos para suprimir a produção de ácido pelo estômago e, assim, promover a cura das feridas causadas pela bactéria.
Medicamentos para Gastrite por Helicobacter pylori
Os medicamentos mais usados para o tratamento de gastrite por H. pylori são:
Amoxilina
Amoxil BD
Cipro
Ciprofloxacino
Esomeprazol Magnesio
Omeprazol
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes.

Outros materiais