Buscar

Comparação de amostras de quartzo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comparação de amostras de quartzo
alfa e de quartzo com enxofre por meio
de técnicas espectroscópicas
Acadêmica : Lorranna Fagundes
1
Enxofre
O dióxido de enxofre, também conhecido como anidrido sulfuroso, é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um de enxofre a sua fórmula química é:
O enxofre é utilizado na fabricação de pólvora, fungicidas, fertilizantes, ácido sulfúrico e na vulcanização de borracha. Ele é também usado na indústria de fármacos (alguns sulfatos e antibióticos, pomadas, etc.), na indústria do papel e na constituição de sabão em pó. O enxofre também é utilizado na composição de sabonetes de enxofre, que possuem a capacidade de tratar problemas de pele como acne (cravos e espinhas) e manchas, pois o enxofre ajuda a remover pele morta e desobstruir os poros.
Introdução 
Quartzo um mineral facilmente encontrado na crosta terrestre. Formula Química : SiO2.Composto pelo tetraedro. Aplicações: indústria(eletrônica, óptica e de informática),Geologia e na Arqueologia. Esse mineral possui canais ao longo do eixo-c que, ao permitirem a entrada de dopantes, podem induzir efeitos que alteram sua dureza e sua cor, entre outras características do material.
Na pesquisa apresentada foram feitas analises para comparação de quartzo alfa e de quartzo com enxofre, por meio de técnicas espectroscópicas. O quartzo alfa é uma variedade do incolor e freqüentemente encontrado na natureza, o quartzo com enxofre diferencia-se pelo odor emanado de composto sulforosos e pode possuir impurezas.
Os métodos utilizados para o estudo são :
 Infra-vermelho( HATR-FT-IR ) ;
 Difração de raio X ( modelo Zeiss-jena);
 Fluorescência de raio X ( Equip. Philips);
Massa coplado a plasma induzido ICP-MS (no laboratório de cristais iônicos, Filmes fino e datação do instituto da física – USP); 
3
Métodos 
Inicialmente as amostras foram limpas e pulverizadas em almofariz com auxilio de pistilos, e em seguida foram peneiradas ate obter a granulométrica entre 0,80 e 0,18 mm de diâmetro.
 Infra-vermelho( HATR-FT-IR ): foram utilizadas amostras em pó e lâmina de 1mm de espessura das variedades de quartzo estudados, e observado o comportamento de espectro entre a forma em pó e em lâmina, com absorção e evaporação de água em formações radiais OH-(hidroxila)
Difração de raio X : Foi utilizado essa técnica para saber se a amostra correspondia a cristais de quartzo.
Fluorescência de raio X: para saber a composição química e impurezas de cada amostra.
Massa acoplada a plasma induzido : para saber as concentrações de macroomponetes e elementos traços presentes nas amostras.
4
Resultados e Discussões
Os resultados das análises de difração de raios X apresentaram distinção entre a variedade de quartzo com enxofre e de quartzo alfa, conforme observados nas Figuras 1 e 2.
5
Analise de Fluorescência de raio x: 
6
Técnica espectroscopia de massa acoplada induzido : que forneceu a concentração de elementos traços das amostras , e confirmou a incorporação de átomos pesados e não detectou concentrações de compostos de enxofre na amostra.
7
A luz infravermelha pode ser apenas detectada como calor, indicando um acréscimo no movimento molecular em várias direções
Esse procedimento permite a observação tanto de mudanças ocorridas no comportamento do espectro entre a forma em pó e em lâmina, como absorção e/ou evaporação de água e formações de radicais OH-
A figura a seguir mostra a escala de porcentagem de refletância para as mostras que se encontram acima de 100%, com a utilização de acessórios HATR-FT-IR em faixas MIR, sem divisor de feixes (beam-splitter)
8
9
Assim,após a obtenção dos resultados das análises mostradas nas Figuras 3 e 4, optou-se por realizar um estudo mais detalhado nas amostras de quartzo com enxofre em forma de pó;
Utilizando a técnica de FT-IR( Infra-vermelho), com tratamentos térmicos a 50°C e a 600 °C.Para casa uma um tempo de (15 e 60 minutos). Com o tratamento térmico a 50°C foi simulado um aquecimento mínimo de uma amostra a temperatura ambiente, e a 600 °C, uma situação extrema de aquecimento foi simulada, em que ocorrem transformações na rede cristalina do quartzo.
Conclusões
As analises por difração de raio x não apresentou diferença entre amostras de ambas, as diferenças delas são somente seu defeitos de rede cristalinas e sua composição.
As analises por IPC-MS e XRF mostraram que a quantidade de óxidos e relativamente semelhantes entre as duas amostras de quartzo.
Considerando analises de espetros de FT-IR (um dos métodos e infra-vermelho) a diferenças e de tamanho entre o raio atômico do enxofre e o raio dos canais ao longo do eixo –c , pode dizer que o enxofre acomoda-se nesses canais sem causar distorções na rede.
A comparação de quartzo alfa e quartzo com enxofre , não apresentou-se presenças de enxofre nesses minério por meio de técnicas utilizada .
Referências
FARIAS, T. M. B.; FARIAS, A. M. B. Comparação de amostras de quartzo alfa e de quartzo com enxofre por meio de técnicas espectroscópicas
Exacta, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 377-384, 2011.
Obrigada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes