Buscar

atividade de psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Qual a importância do contexto cultural no desenvolvimento? Vygotsky apontou que a cultura fazia parte do desenvolvimento humano e produzia mudanças significativas no comportamento. O homem, como ser social, apropria-se dos conhecimentos, signos e sistemas para utilizá-los na organização do mundo ao seu redor.
Um dos principais pontos de sustentação da teoria sociocultural e histórica reside no entendimento de mediação, conceituada como “o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação” indicam que os instrumentos apontados por Vygotsky baseiam-se no princípio marxista de que, por meio de instrumentos e do trabalho, modifica-se a realidade ou o mundo.
Essa capacidade de lidar com representações que substituem o próprio real é que possibilita ao homem libertar-se do espaço e do tempo presentes, fazer relações mentais na ausência das próprias coisas, imaginarem, fazer planos e ter intenções. Posso pensar num gato que não está presente no local que estou imaginar um gato sobre a poltrona que no momento está vazia, pretender ter um gato em minha casa a partir da próxima semana. Essas possibilidades de operação mental não constituem uma relação direta com o mundo real fisicamente presente; a relação é mediada pelos signos internalizados que representam os elementos do mundo, libertando o homem da necessidade de interação concreta com os objetos de seu pensamento.
Uma das grandes contribuições do psicólogo Vygotsky foi o estudo da relação entre pensamento e linguagem como influência no desenvolvimento intelectual infantil. Sua crítica se baseava no modo com o qual algumas teorias compreendiam a relação entre desenvolvimento e aprendizagem.
Em outras palavras, Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem ela realizará uma ação, verbalizando-a, para que, dessa forma, ocorra a organização do pensamento em paralelo à execução da atividade. Vygotsky entende que esta é uma forma de socializar o que está no pensamento; a fala, nesse caso, também possui função socializadora – informa às pessoas ao redor as intenções/pensamentos
“Vygotsky introduziu a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal num esforço para lidar com duas questões práticas de psicologia educacional: a avaliação das habilidades cognitivas da criança e a avaliação das práticas de instrução” Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
Como parte de seus ensinamentos, Ausubel aponta a teoria da aprendizagem significativa. Assim, parafraseando Ausubel, define-a como ”um processo através do qual uma nova informação se relaciona com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo”
Não arbitrariedade: Um conhecimento que pode ser considerado significativo se relaciona a outro conhecimento prévio ou já existente na estrutura cognitiva do sujeito, que serve como matriz para a organização de um novo conhecimento.
 Substantividade: Refere-se ao aprendizado do significado e sentido de um novo conteúdo, de modo que pode utilizá-lo em outros espaços e situações diferentes.

Outros materiais