Buscar

Ética na Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  ÉTICA NA SAÚDE
	Avaliação:  SDE0622_AV_201608184838      Data: 17/11/2017 15:31:26 (F)       Critério: AV 
	
	
	
	Nota Prova: 8,0 de 9,0       
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
	
		
	
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 173336)
	Aula 3: Avaliação de riscos e benefícios em pesquisas biomédicas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Resolução 196/96, em sua parte V ¿ RISCOS E BENEFÍCIOS, ¿considera-se que toda pesquisa envolvendo seres humanos envolve risco¿, estabelecendo o entendimento de risco como a possibilidade de dano (previsto ou não) ao sujeito da pesquisa ou, indiretamente, à coletividade como consequência da mesma. Ofereça argumentos que esclareçam os critérios em que estes riscos são aceitáveis.
		
	
Resposta: Mediante a possibilidade de cura ou melhora do quadro de doença do paciente(como cancêr, doeças degenerativas, e entre outras), ou mesmo diante da possibilidade de alívio de dores intensas.
	
Gabarito: Em maior ou menor grau, estes riscos só se tornam aceitáveis quando a finalidade da pesquisa o justificar pelos seguintes critérios básicos: Se a pesquisa oferecer elevada possibilidade de entendimento, prevenção ou alívio do problema que afeta o sujeito. Se o benefício esperado for de grande importância ou se o benefício for igual ou maior que o de outra alternativa já conhecida. 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 37191)
	Aula 9: Atendimento a pacientes especiais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Maria é uma criança que nasceu de uma gestação complicada. Sua mãe é alcoólatra e vive em uma comunidade de baixa renda. Durante a gestação se alimentava mal e bebia muito. Maria nasceu com raquitismo e disfunção neurológica que pode prejudicar muito seu desenvolvimento. Ela é considerada uma criança com necessidades especiais e precisa de atenção especial no dia-a-dia; sua avó é quem cuida dela. Ofereça argumentos acerca das discussões bioéticas para atendimento a pacientes especiais correlacionando com a sentença.
		
	
Resposta: Pacientes com necessidades especiais devem ser atendidos em unidades hospitalares, de saúde básica e domiciliar com dignidade, além de ter o direito de frequentar escola recebendo acompanhamento especial por professores perparados especificamente para este este fim. 
	
Gabarito: A definição de paciente especial, segundo Fourniol (1998), diz respeito a todo indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional - alteração essa aguda ou crônica, simples ou complexa - e que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivamente. Na área da saúde, tornam-se mais preocupantes alguns procedimentos e cuidados aplicados a pacientes PNE¿s. Equipes multidisciplinares de modo geral conhecem melhor as necessidades destas pessoas e contam com psicólogos que auxiliam na elaboração de procedimentos, dinâmicas, no entendimento dos sentimentos do paciente e familiares envolvidos e na compreensão dos aspectos psicodinâmicos. O problema principal ainda tem sido a falta de informação e treinamento dos profissionais de saúde para lidar com estes pacientes. Há pouca informação técnica nos cursos de graduação e o número de profissionais que realiza tratamento especializado a pacientes com necessidades especiais é muito reduzido. De modo geral, os casos mais frequentes de atendimentos especiais, se dividem em três grupos: Crianças com necessidades especiais de saúde, idosos e pacientes psiquiátricos. Maria tem direito a atendimento de saúde e educação especializado e sua avó deve ter suporte e ser orientada quanto aos cuidados necessários para a manutenção da vida e o desenvolvimento de Maria.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 872730)
	Aula 1: ÉTICA E LIBERDADE
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A correspondência alma-corpo baseia os fundamentos de uma ética voltada para o exercício da liberdade. Os homens é que causam as paixões, não que estas devam estar subjugadas à razão ou vice-versa. Segundo o pensamento de Baruch Spinoza, podemos afirmar que: 
		
	
	A liberdade é autodeterminação, autonomia.
	
	A liberdade é acomodação, heteronomia.
	
	A morar sozinho e fazer o que tiver vontade, sem dar satisfação a ninguém.
	
	A liberdade é ignorância, anomia.
	
	A liberdade é ter dinheiro para comprar o que se quer. 
		
	
	 4a Questão (Ref.: 50533)
	Aula 2: Bioética - História e princípios básicos
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
		Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 268552)
	Aula 3: Avaliação de riscos e benefícios em pesquisas biomédicas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Bioética está focada em eventos de natureza:
		
	
	Lúdica, prevendo uma melhor qualidade de vida para funcionários em regime de 40 horas semanais.
	
	Onde existe um cuidado especifico com problemas de pele oriundos da demasiada exposição ao sol nos períodos de verão em praias no Brasil.
	
	Onde os seres humanos estejam envolvidos em pesquisas, procedimentos clínicos ou situações em que os profissionais de saúde eventualmente possam colocar em risco a saúde de seus pacientes.
	
	Comercial, onde a exploração de menores se torna viral causando a revolta internacional contra as ONGs no Brasil.
	
	Que vise a preservação da floresta amazônica fora do território nacional. A Amazônia internacional é de domínio público e precisa ser preservada em seu ambiente natural.
		Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 677128)
	Aula 4: Transplante de órgãos e tecidos
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A legislação brasileira sobre a doação de órgãos após a morte de uma pessoa, adota como critério:
		
	
	A morte encefálica
	
	A parada cardíaca
	
	Morte por AIDS
	
	A assepsemia
	
	Morte por câncer
		
	
	 7a Questão (Ref.: 687464)
	Aula 5: Ética e reprodução humana
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No que diz respeito ao Aborto o Brasil autoriza legalmente o mesmo em casos de: I ¿ Estupro II ¿ Risco de vida materno III ¿ Qualquer gravidez indesejada Está correto apenas o que se afirma em: 
		
	
	II e III
	
	I e III
	
	III
	
	I e II
	
	I, II e III
		
	
	 8a Questão (Ref.: 692220)
	Aula 6: Ética
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A americana Terri Schiavo, 41, que vivia em estado vegetativo havia 15 anos, morreu nesta quinta-feira no hospital Pinellas Park (Flórida) após longa batalha judicial entre seu marido, MichaelSchiavo, e sua família. O tubo que alimentava Terri foi retirado no último dia 18. Ela era mantida viva artificialmente, e recebia alimentação por meio de um tubo inserido em seu estômago. A informação da morte foi divulgada pelo porta-voz dos pais de Terri, o frei católico Paul O'Donnell, e por George Felos, advogado de Michael Schiavo, marido da paciente e seu guardião legal. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u82109.shtml Analisando o caso acima, ocorrido em 2005, em qual dos tipos de eutanásia podemos caracterizar o que ocorreu: 
		
	
	Distanásia
	
	Ortotanásia
	
	Eutanásia de Duplo Efeito
	
	Eutanásia Passiva 
	
	Eutanásia Ativa 
		Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 692947)
	Aula 7: Epidemias
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Com relação à alocação ética de recursos em condições de epidemia, é correto afirmar: I ¿ São utilizadas duas características básicas na classificação da tipologia dos recursos a serem utilizados. II ¿ Uma destas caraterísticas se refere ao fato de os recursos serem divisíveis ou indivisíveis. III ¿ Uma destas características se refere ao fato de os recursos serem homogêneos ou heterogêneos em relação à população ou grupo de pessoas que os necessita. 
		
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
		Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 618429)
	Aula 9: Atendimento a pacientes especiais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Com relação aos idosos e a sua condição decisória que leva a intermediação por parte da família é correto o que se afirma em: 
		
	
	A intermediação da família pode ser aceita quando a família deseja poupar o idoso com relação aos aspectos negativos de sua doença.
	
	A intermediação da família pode ocorrer quando a família deseja contato com o profissional de saúde para auxiliar na condução do paciente.
	
	A intermediação da família só pode ser aceita mediante comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	A intermediação da família pode ser aceita para poupar o idoso de ansiedades com relação a relação com o profissional de saúde.
	
	A intermediação da família só pode ser aceita com o consentimento do idoso de sua incapacidade em lidar com o profissional de saúde.

Outros materiais