Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201607050773 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201607050773 - SÂNDALO FRANÇA NOGUEIRA 
	Professor:
	SERGIO PAULO BEHNKEN
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 08/06/2017 18:26:13 
	
	 1a Questão (Ref.: 201607294471)
	sem. N/A: A ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA CULTURA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Enquanto alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar do brasileiro, em alguns países asiáticos estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos habituados aqui a comer um pastel ou pipocas. Assim, o que aqui é exótico, lá não necessariamente o é. Outro exemplo, para além da comida, é a vestimenta, pois, tomando como base o costume do homem urbano de qualquer grande centro brasileiro, certamente a pouca vestimenta dos índios é vista com estranheza. Neste caso, que justificativas você utilizaria para caracterizar essa atitude como etnocêntrica?
		
	
Resposta: Já que o etnocentrismo vem a ser o modo de ver e julgar tudo a partir do ponto de vista do observador, ou seja, a partir da convivência do seu próprio meio social, as justificativas aqui apresentadas para caracterizar essa uma atitude etnocêntrica, é que são culturas diferentes, pois cada tribo, população, estado, região e país, possui um modo de vida "possui a sua própria cultura", e ao ser observado por uma pessoa que não faz parte daquele convivio, causa uma certa estranheza, uma rejeição.
	
Gabarito: O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente,isto é, trata-se de uma visão que toma a cultura do outro como algo menor, sem valor, errado, primitivo
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607073825)
	10a sem.: NOVOS PADRÕES MORAIS E CULTURAIS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Legalização de casamento gay leva ator de 'Jornada nas estrelas' ao altar - George Takei, o capitão Sulu, se unirá a companheiro com quem está há 21 anos. Suprema Corte da Califórnia derrubou um veto estadual ao casamento gay. O ator George Takei, mais conhecido por interpretar o capitão Hikaru Sulu em "Jornada nas Estrelas", diz que planeja se casar com seu parceiro de muitos anos agora que a Suprema Corte da Califórnia derrubou um veto estadual ao casamento gay. Takei, 71 anos, disse à Reuters na segunda-feira que ele e Brad Altman, gerente de negócios de 54 anos, vão atravessar o "delicioso processo" de planejar suas núpcias. "Não há tradições em termos de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Nós estamos desenhando e dando forma a nosso próprio casamento à nossa maneira. Então ele será singular e único", acrescentou Takei, que divulgou seus planos em seu website no final de semana. "Como norte-americano, eu me sinto muito alegre em saber que nós estamos chegando cada vez mais perto de ser realmente mais fiéis à Constituição", disse Takei. Ele disse estar com Altman há 21 anos, desde que se encontraram em um clube de corredores gays em Los Angeles, onde o parceiro treinou o ator para sua primeira maratona. O ator apareceu publicamente para defender o casamento gay em 2005, quando o governador Arnold Schwarzenegger vetou uma lei aprovando a união entre pessoas do mesmo sexo aprovada pelo Legislativo Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL487415-7084,00.html Ao ler a reportagem sobre o casamento Gay do astro americano, é correto afirmar, do ponto de vista antropológico, que ele formará uma família com o seu companheiro? Justifique. 
		
	
Resposta: Sim. Pois independente do gênero sexual, religioso ou social, cada individuo possui o direito de escolha, e é dever do estado, garantir este direito. Pois Todos os cidadões são iguais perante a lei, o que garante ser iguais também perante os direitos, pois a união conjugal indepente do gênero sexual, pois para que isto aconteça basta que ambas as partes estejam de acordo, já que família e a formação de duas ou mais pessoas, que vivam sob o mesmo teto.
	
Gabarito: Proposta sugestiva da questão: o aluno deverá dar uma resposta afirmativa e justificar de modo que reflita sobre os novos padrões de família e conjugalidade. Levar em conta a evolução do direito e da sociedade
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607628623)
	2a sem.: Os conceitos sociantropológicos de indivíduo e sociedade
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que:
		
	
	a socialização é um conceito periférico deste campo do conhecimento, pois os humanos transmitem a herança cultural recebida através dos genes.
	
	homem e sociedade são realidades distintas e independentes entre si, ou seja, não são passíveis de articulação teórica.
	
	os padrões sociais e as inter-relações entre os seres humanos são pouco variáveis e não suscetíveis de mudanças no tempo e no espaço.
	
	existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, os indivíduos sofrem as influências da sociedade e da cultura.
	
	de forma similar aos demais animais, o processo de vida dos seres humanos é guiado por instintos hereditários rígidos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607294547)
	sem. N/A: OBJETO E MÉTODO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. O texto acima apresenta uma visão relativa: 
		
	
	às Ciências Exatas
	
	às Ciências Filosóficas
	
	às Ciências Naturais
	
	às Ciências Sociais
	
	às Ciências Tecnológicas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607632851)
	sem. N/A: A ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA CULTURA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A descoberta dos europeus das novas civilizações, nos séculos XV e XVI, provocou certo estranhamento e, em algumas vezes, profunda rejeição. Considerando esse momento histórico assinale a opção que contemple descrição fato que provocou essa descoberta:
		
	
	Abertura de portos nórdicos.
	
	Descobrimento do "Novo Mundo".
	
	Invasão dos bárbaros.
	
	Tomada de Constantinopla.
	
	Construção do canal de Suez.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607734687)
	10a sem.: Karl Marx
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo Marx e Engels, em A idelologia Alemã, o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. Segundo essa visão, na sociedade capitalista atual o Estado faz valer os interesses comuns:
		
	
	Da burguesia. 
	
	Da classe média. 
	
	Dos trabalhadores. 
	
	Dos comunistas. 
	
	Do proletariado. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607284591)
	sem. N/A: CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA E DA ANTROPOLOGIA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Corrente filosófica criada por Augusto Comte , cujo tema central é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da Humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento. Esta corrente de pensamento, predominante na segunda metade do século XIX, é o (a): 
		
	
	Relativismo
	
	Positivismo
	
	Multiculturalismo
	
	Marxismo
	
	Sociologia Compreensiva
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607073799)
	6a sem.: MODELOS CLÁSSICOS DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre o conceito de consciência coletiva em Durkheim, podemos afirmarque: 
		
	
	é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade e formam um sistema articulado com vida própria, produzindo assim, uma "moral social".
	
	refere-se ao conjunto de ações sociais realizadas pelos indivíduos na sociedade, cujas motivações devem ser analisadas pelo pesquisador.
	
	baseia-se na consciência dos indivíduos singulares e grupos específicos de cada sociedade.
	
	refere-se ao interior de qualquer grupo ou sociedade, onde são observadas formas desconexas de conduta e pensamento.
	
	constitui-se "o tipo psíquico" da sociedade, sendo produto das consciências individuais, mas se impõe aos indivíduos, perdurando através das gerações. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607298642)
	sem. N/A: MODELOS CLÁSSICOS DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Vemos, com frequência, nos noticiários, casos de homicídios praticados em decorrência de ciúmes entre casais. Na perspectiva de Max Weber, quando levado pelas emoções, o agente social está praticando uma ação:
		
	
	Tradicional
	
	Racional com relação a valores
	
	Afetiva
	
	Racional com relação a fins
	
	Solidária
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607730667)
	13a sem.: Preconceito racial, discriminação e segregação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Trata-se de um julgamento prévio negativo sobre uma pessoa, um grupo, uma cultura, etc., fundamentado em estereótipos negativos em relação a quem está sendo julgado: 
		
	
	Discriminação 
	
	Relativismo cultural
	
	Segregação 
	
	Preconceito 
	
	Tolerância 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 05/06/2017 até 20/06/2017.
Parte inferior do formulário

Outros materiais