Buscar

ESTACIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0294_AV_201509110356 » TEORIA DA LITERATURA III
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - 
	Professor:
	MILCA DA SILVA TSCHERNE
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 3,9    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 25/11/2017 13:56:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201509963374)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas páginas introdutórias de "O ato da leitura", Wolfgang Iser afirma que: "O sentido deve ser o produto de uma interação entre os sinais textuais e os atos de compreensão do leitor. E o leitor não pode desprender-se dessa interação; ao contrário, a atividade estimulada nele o ligará necessariamente ao texto e o induzirá a criar as condições necessárias à eficácia desse texto. Como texto e leitor se fundem assim numa única situação, a divisão entre sujeito e objeto não funciona mais; segue-se que o sentido não é mais um objeto a ser definido, mas um efeito a ser experimentado." (ISER apud, COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso-comum. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999, p. 150) Neste fragmento, é possível perceber duas ideias importantes para Wolfgang Iser. Aponte-as e indique a que teoria se ligam.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: 1) A ideia da leitura como um processo de interação e de fusão entre texto e leitor; 2) A ideia de que o sentido do texto não é algo a ser definido, mas um efeito a ser experimentado. Tais ideias pertencem à Teoria do Efeito Estético de Iser.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509250164)
	Pontos: 0,4  / 1,0
	Ao longo da evolução da Teoria Literária, predominaram duas categorias distintas na forma de analisar as obras : a normativa, que postulava a estética clássica, segundo a qual toda produção literária deve adotar normas inflexíveis, baseadas em um cânone previamente estabelecido, metodizando a forma antes de elaborar o texto; e a descritiva, que defendia a estética romântica, a qual concedia ao escritor total liberdade na criação de sua obra, que só posteriormente seria classificada em um determinado gênero da literatura.
Retire do texto a definição de cânone literário.
		
	
Resposta: canone literario: formas de alnalisar e de elaborar um texto.
	
Gabarito: a normativa, que postulava a estética clássica, segundo a qual toda produção literária deve adotar normas inflexíveis, baseadas em um cânone previamente estabelecido, metodizando a forma antes de elaborar o texto;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509300542)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Vladimir Propp, estruturalista russo, em seus estudos, analisou diversos contos de fadas buscando encontrar seus elementos narrativos mais básicos. Ele identificou sete classes de personagens, divididos segundo sua função nos contos, seis estágios de evolução da narrativa e 31 funções narrativas para as situações dramáticas do enredo. Podemos afirmar que Propp estendeu o Formalismos Russo à:
		
	
	c) Sincronia
	
	b) Diacronia
	 
	a) Narratologia
	
	d) Fenomenologia
	 
	e) Literariedade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509940571)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A teoria literária Estruturalista parte dos pressupostos de Saussure ao afirmar que o texto possui uma dimensão social inconsciente vinda de um sistema pré-existente, assim como, respectivamente:
		
	
	Sintagma e Paradigma
	 
	Significante e Significado
	
	Conotação e Denatação
	 
	Língua e Fala
	
	Sincronia e Diacronia
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509300549)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A investigação freudiana do inconsciente era feita por meio dos sonhos, das pulsões, dos instintos, atos falhos, lapsos, mas, sobretudo da oralidade, como parte determinante no tratamento psicanalítico. A técnica emprega da era a:
		
	
	d) Incônscio
	
	e) Irreflexo
	
	c) Tabu
	 
	a) Transferência
	 
	b) Inconsciente
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509253679)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Roland Barthes afirma que o prazer não é objetivo a ser alcançado pelo "texto de fruição". Como o autor explica essa ideia?
		
	
	O "texto de fruição" pertence à categoria de textos modernos que independem do leitor para existir.
	
	O "texto de fruição" pertence à categoria dos clássicos que seguem o modelo grego, portanto, o excesso de referências mitológicas impede que o leitor sinta prazer no ato de leitura.
	
	O "texto de fruição" pertence à categoria de textos pós-modernos que independem da experiência de leitura, porque todos são identificados como instalações artísticas.
	
	O "texto de fruição" faz parte de uma elite cultural que abomina o prazer na relação autor-obra-leitor.
	 
	O "texto de fruição", por romper com a linguagem e outros paradigmas literários, exige do leitor um esforço de leitura que pode não gerar o prazer imediato.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509856397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A Estética da Recepção foi uma corrente literária de origem alemã, criada por Hans Robert Jauss, e que teve sua linhagem prolongada mais tarde pela Teoria do efeito estético, por Wolfgang Iser e Hans Gumbrecht;
II. Inicialmente a Estética da Recepção surgiu como uma reação à perspectiva impressionista focada no autor e à escola semiológica francesa na literatura, representada por Roland Barthes;
III. A Estética da Recepção evidenciou sua focalização hermenêutica como método de análise literária, onde se privilegiou a importância do domínio histórico e social na interpretação do texto literário pelo receptor ou leitor.
		
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	Nenhuma alternativa correta.
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	Apenas II e III estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509264365)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o efeito mais imediato da rebelião estudantil de "Maio de 68"?
		
	
	Um movimento popular e cultural que deu origem à pop-art.
	 
	Uma onda de greves de operários que reivindicavam maiores salários e melhores condições de trabalho.
	
	Uma revolução marxista que se estendeu por toda a Europa e pela América do Sul.
	
	Um movimento de guerrilha que pretendeu depor os governos europeus simultaneamente.
	
	Uma reação em cadeia de estudantes africanos radicados na França pela libertação das colônias na África.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509817528)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a crítica que Deleuze faz à psicanálise de Freud, por reduzir o inconsciente a uma forma de idealização, como se o inconsciente coubesse em uma moldura representativa ou conceitual de um complexo familiar repressivo, sob uma invariante universal e absoluta, podemos dizer que o termo grifado é o mesmo que:
 
 
 
		
	 
	 
Teatro dramático.
 
	
	 
Teatro do absurdo.
 
	
	 
Teatro cômico.
 
	
	 
Teatro de costumes.
	
	 
Teatro de comédia.
 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509264226)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Elaborando uma reflexão sobre os estudos culturais a partir da história política e educacional do Brasil, Alfredo Bosi destaca cinco medidas tomadas pelo governo, e que ele denomina "tecnoburocracia". Destacamos: "Em primeiro lugar, implantou-se em todos os graus de ensino um corpo de doutrina sócio-política forrado de ideais neocapitalistas. As disciplinas intituladas Organização Social e Política do Brasil (primeiro e segundo graus) e Estudos de Problemas Brasileiros (segundo, terceiro e quarto graus) convergem para a apresentação serena de uma Nação-Estado em plena fase de melhoramento técnico e de progresso social, onde há lugar para todos, desde que trabalhem e cumpram assiduamente os seus deveres na ocupação a que se destinam. (...) Em segundo lugar, e coincidindo com o espírito das providências acima referidas, os órgãos centrais da Administração Escolar substituíram o estudo de HistóriaGeral, de Geografia Geral, de História do Brasil e de Geografia do Brasil, constantes dos currículos tradicionais do ensino médio, por uma disciplina híbrida chamada Estudos Sociais (...). Em terceiro lugar, a disciplina Filosofia desapareceu abruptamente dos cursos médios. A reflexão teórica e crítica por excelência, capaz de perscrutar a significação das ciências da Natureza, das ciências do Homem, o andamento da cultura e suas implicações ideológicas, é afinal alijada no período crucial de formação do adolescente e, por motivos análogos, praticamente desaparece dos currículos superiores.(...) Em quarto lugar, a predominância econômica dos Estados Unidos da América do Norte refletiu-se diretamente na gradual exclusão do ensino de Francês até como língua opcional nos cursos médios e, mesmo, superiores. A maioria absoluta das faculdades de Letras aboliu o ensino de Francês. Trata-se de outro revés sofrido por um dos instrumentos mais completos de que dispõem as ciências humanas no mundo moderno. (...) Em quinto lugar, o vestibular unificado que se estrutura mediante alternativas e sem redação (esta veio em 77, parcialmente) orientou, nos últimos quinze anos, pelo menos, um ensino colegial e, especificamente, os cursinhos pré-universitários, numa linha maciçamente informativa com evidente prejuízo da finalidade do curso médio que é formativa e axiológica.". (http://www.cdrom.ufrgs.br/bosi/bosi.pdf) Tais medidas pretendiam conter uma nova atitude de intelectuais em relação aos estudos culturais assumida no Brasil a partir da década de 70. Assinale a alternativa que corresponde à proposta dos pesquisadores.
		
	 
	Os pesquisadores acadêmicos identificavam, em seus alunos, futuros revolucionários que lutariam contra o sistema ditatorial vigente.
	
	Os pesquisadores acadêmicos definiram os estudos de História e Sociologia como prioritários em todos os cursos universitários, havendo, assim, uma supressão dessas disciplinas nos níveis de acesso à universidade.
	
	Os professores universitários, em maior escala, e os juristas, incentivavam o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos, objetivando uma evolução dos estudos acadêmicos.
	 
	Os cientistas sociais pretendiam fazer do seu conhecimento um instrumento eficaz de transformação, refletindo sobre a sociologia e o pensamento dialético.
	
	Os cientistas políticos utilizavam as disciplinas tradicionais como instrumentos de inserção dos ideais comunistas na educação formal

Outros materiais