Buscar

Probabilidade e Estatística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Probabilidade e Estatística
Alunos: Afonso Sinfrônio Ribeiro e João Victor Rodrigues
Amostragem Probabilística Aleatória Simples
	Definição: Esse tipo de amostragem é usado normalmente em pesquisas empíricas, nesse método atribui-se a cada elemento de uma população um número diferente um do outro. Efetuam-se sucessivos sorteios até se completar o tamanho da amostra n.
	Vantagem: Cada combinação possível da amostra tem possibilidade igual de ser selecionado, é capaz de produzir amostras representativas e em geral é um método mais fácil que outros métodos representativos.
	Desvantagens: Tende a ter erros maiores que outros métodos e menor precisão também, pode resultar em amostras muito grandes e dispersas e em geral é difícil construir uma lista com todos os elementos a serem amostrados.
Amostragem Sistemática
	Trata-se de um método de amostragem simples, é interessante ser usado quando a população está ordenada segundo algum critério. É frequentemente usada em pesquisas de opinião, realizadas em locais públicos, quando não tem à disposição uma população cadastrada
	Vantagem: Amostragem fácil de ser conduzidas e economicamente acessível.
	Desvantagem: Dificuldade de se conseguir as distribuições amostrais das estatísticas com os dados amostrais.
Amostragem não probabilística por quotas
	Método de amostragem comumente usada em levantamentos de mercados e em previas de resultados eleitorais, este método envolve três fases:
Classificação da população em termos das propriedades que se sabe ou se presume, serem relevantes para o estudo.
Determinar a proporção da população para cada característica relevante ao estudo
Fixar cotas para cada observador, para que a amostra total observada ou entrevistada contenha iguais proporções para cada característica que será avaliada no método.
Vantagens: Oferece resultados satisfatórios e confiáveis a baixo custo desde eu as variáveis sejam escolhidas de maneira correta.
Desvantagens: Dificuldade em limitar um erro, se as quotas não forem divididas corretamente possivelmente ocorrerá um erro. 
 
Amostragem não probabilística voluntária
	Ocorre quando o componente de determinada população se oferece para fazer parte da pesquisa as vantagens e desvantagens são basicamente as mesmas do método anterior por também se tratar de uma amostragem não probabilística.
Referências bibliográficas: MARTINS, A. G; DOMINGUES, O. Estatística Geral e Aplicada. V.4, São Paulo: Atlas. 2011, pp.289-309. 
Atividade B
Levantamento da incidência de habitantes com esgoto a céu aberto no município de Arapuá no Alto Paranaíba
Materiais e métodos
	Foi feito uma pesquisa para estimar em média o número de casas sem acesso a saneamento básico no município de Arapuá no alto Paranaíba. 
	Foi definido que a cada mil habitantes é permitido no máximo que cinco por cento da população esteja fora do aceitável. Desta forma Arapuá com 2000 habitantes (IBGE 2006), precisa ter mais dez por cento de sua população vivendo em boas condições de saneamento para estar dentro de níveis aceitáveis.
	Foram encontradas cinco casas com esgoto a céu aberto, cada casa possui em média três moradores. Deste modo a porcentagem de habitantes vivendo sem saneamento básico está dentro dos padrões permitidos já que para que fosse decretado estado de precariedade o número de habitantes vivendo sem esgoto encanado em casa deveria ser um mínimo de duzentos habitantes. 
Atividade C
Artigo: “Monitoramento do Risco Ambiental de Agrotóxicos: princípios e recomendações”
O artigo tem como principal objetivo mostrar o risco de agrotóxicos e como é feito o monitoramento do mesmo. Além de trazer também informações detalhadas sobre os princípios e planos de monitoramento ambiental, a exposição e os efeitos de agrotóxicos no meio ambiente, os indicadores de riscos e os procedimentos de amostragem. A amostragem é de importância fundamental no monitoramento da exposição das águas, dos solos e sedimentos. 
Foram citados 3 tipos de estratégia: amostragem aleatória simples, amostragem sistemática e amostragem direcionada, na qual a localização dos pontos de amostragem é realizada de acordo com conhecimento prévio das fontes de contaminação. A aleatória cada seleção é independente de outras seleções, todas as possíveis combinações de unidades da amostragem têm uma chance igual de ser selecionada. 
Na amostragem sistemática, as chances de ser selecionado não são independentes entre si e é definida num desenho ou delineamento previamente estabelecido com distribuição sistemática dos pontos de amostragem. O tipo escolhido varia de acordo com o tipo da provável distribuição do agrotóxico na área a ser monitorada.
Referência: SPADOTTO, C. A; GOMES, M. A; LUCHINI, L. C; ANDRÉA M. M; Monitoramento do Risco Ambiental de Agrotóxicos: princípios e recomendações. IN: Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna, SP, 2004. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/14523/1/documentos42.pdf Acesso em: 30/11/2017

Outros materiais