Buscar

Resumo de Algas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As algas azuis, verdes, vermelhas e pardas são autotróficas obrigatórias, isto é, se as condições ambientais não forem adequadas para a realização da fotossíntese, elas não sobrevivem. O produto da fotossíntese é o oxigênio. Seu corpo vegetativo é denominado de talo e possui uma estrutura simples: mesmo as formas maiores são talófitas. São organismos predominantemente aquáticos, embora possam ser encontradas em ambientes tão diversificados como: areias do deserto, neve (Chlamydomonas nivalis), troncos de árvores (Trentepohlia sp), pele de animais terrestres, paredes e solos úmidos. Diversas algas são endófitas, isto é, crescem dentro de outras plantas. As algas aquáticas podem ocorrer em água doce, marinha ou hipersalina. Algumas podem tolerar uma grande variação de salinidade e temperatura. As microalgas aquáticas podem viver suspensas na massa d'água formando o fitoplâncton. As algas bentônicas vivem fixas aos mais diversos substratos tais como rochas, areia, lodo, outras algas ou plantas e sobre pele, carapaça e concha de animais. As macroalgas marinhas são sempre bentônicas e vivem no mediolitoral - faixa do litoral que fica exposta durante as marés baixas e no infralitoral – faixa abaixo da linha das marés mais baixas até profundidades de 250 metros em locais onde a água é extremamente transparente. 
Rhodophytas: algas vermelhas, preferencialmente bentônicas e têm estrutura bastante complexa. As rodófitas têm uma importância econômica pois as carrogeninas e os ágares, retirados de sua parede celular, são utilizados como meios de cultura, espessantes e base para produção de cosméticos. Também são muito comercializadas e consumidas como vegetais e no sushi (Porphyra spp.) no Oriente. Pode também ser usadas como vermífugo contra escorbuto, anticoagulante e antitumoral.
Ochrophyta ou Diatomácea: microalgas pardas e unicelulares, suas frústulas (parede celular composta de sílica polimerizada) afundam e formam depósito de diatomito, que é usado em filtros e isolantes térmicos. São produtores primários. Poucas diatomáceas são prejudiciais aos humanos por produzirem neurotoxinas (ácido. domóico) que são transmitidas na cadeia alimentar, podendo provocar maré vermelha. Podem ser:
ficocolóides, usados na indústria têxtil e na manufatura de curativos.
terpenos, agente antiviral, inibidor da enzima transcriptase reversa (HIV)
Chlorophyta: algas verdes que vivem em água doce, podendo ser micro ou macroalgas, podendo formar o lodo. Podem ser utilizadas na alimentação, na Ásia, por ser desintoxicante, mantendo o pH sanguíneo e aumentando a oxigenação celular. Podendo também ser patogênicas (Prototheca spp.) infectando pele de pessoas com sistema imune deficiente causando protothecose.
Cianobactérias: primeiros organismos fotoautotróficos a liberar O2 na atmosfera terrestre permitindo o surgimento de organismos aeróbios, também participou da formação da camada de ozônio que protege a superfície da terra dos raios ultravioleta, o que possibilitou que os organismos ocupassem a superfície do globo mais exposta à luminosidade. São procariontes, unicelulares, termorresistentes, possuem parede celular, armazenam glicogênio, são fixadoras de N₂ no ambiente aquático e deram origem à cloroplastos por meio da endossimbiose. Usadas na produção de biocombustível. Produz spirulina, uma biliproteína com propriedades anti inflamatórias, oxidante, alérgica e tumoral; promissora no tratamento da esclerose múltipla devido à alterações nos genes relacionados a neurodegeneração e inflamação e no tratamento da influenza H1N1, por perturbar hemaglutinação. Também produzem neuro, hepato e citotoxinas, sendo possível a ingestão dela por bioacumulação e através de tratamento de água mal executado.

Outros materiais