Buscar

Revezemento 4x100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revezemento 4x100
Para começar o assunto corrida de revezamento precisamos voltar à Grécia onde os atletas se revezavam em distâncias definidas carregando a tocha, este revezamento acontecia até que a tocha chegasse ao altar da deusa Atena, neste local uma enorme fogueira era acessa como forma de prestar homenagens a ela.
É importante lembrar que naquela época a equipe que vencia o revezamento tinha uma vitória simbólica. A honra de acender a fogueira para homenagear a deusa era o verdadeiro prêmio, não havendo a necessidade de entregar outros tipos de prêmios, como as medalhas.
A história também reversa registros interessantes. Já que as olimpíadas ocorriam apenas a cada 4 anos, os corredores precisavam desempenhar outra função na sociedade grega, a maioria deles eram entregadores de correspondência.(curiosidade)
Os corredores pegavam as cartas e levavam até uma determinada distância, cabendo ao próximo pegá-la e continuar o trajeto até que ela chegasse ao seu destino. Por mais estranho que pareça, para os corredores era um treino e eles usavam para testar o seu fôlego e capacidade de correr cada vez mais longe.
Desde aquela época as provas eram disputadas por 4 corredores se revezando e essa formação foi mantida até os dias de hoje. 
Como já foi dito a corrida de revezamento acontece com 4 corredores e a mesma pode ser classifica quanto à distância percorrida por cada corredor, ou seja, pode ser 100 metros ou 400 metros.
Raramente os corredores de uma modalidade competem na outra, principalmente no alto nível. As modalidades são parecidas aos olhos de quem vê, mas a preparação e o esforço exigido em cada modalidade é muito diferente.
No revezamento 4×100, o objetivo principal é explosão de velocidade. Os atletas buscam alcançar o seu melhor desempenho por um curto período de tempo. Já no revezamento 4×400, há a necessidade de poupar o fôlego e controlar melhor o ritmo.
Quais as regras da corrida de revezamento?
A primeira regra é quanto à raia de partida, a mesma deverá ser mantida durante todo o percurso. O único momento que o corredor pode sair da sua raia é se o bastão cair. No final de cada percurso, os atletas têm uma área de 20 metros para realizar a passagem do bastão.
O momento da passagem do bastão é sem dúvidas a parte mais delicada do revezamento. Uma entrega incorreta pode causar a desclassificação, o mesmo acontece caso o bastão não seja passado dentro da área de 20 metros.
As regras da corrida de revezamento sempre buscam a valorização do fair play, ou seja, as regras de desclassificação são bem claras. Vejam quais as situações que podem gerar desclassificação.
Perda do bastão durante o percurso
Passagem irregular do bastão
Duas saídas falsas
Impedir a outra equipe de passar o bastão
Cruzar o percurso inadequadamente após a passagem do bastão
Sair da sua raia de competição
Os corredores 1 e 3 correm com o bastão na mão direita
Os corredores 2 e 4 correm com o bastão na mão esquerda

Outros materiais

Outros materiais