Buscar

AV HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0493_AV_201607050773 » HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201607050773 - SÂNDALO FRANÇA NOGUEIRA 
	Professor:
	ALEX DA SILVEIRA DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,9    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2017 18:58:51 
	
	 1a Questão (Ref.: 201607140568)
	13a sem.: Cultura
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Disserte, em linhas gerais, acerca da literatura na Idade Média.
		
	
Resposta: Período em que boa parte da literatura encontrava-se reunida na Igreja Católica através da arte sacra, e também através das fábulas que giravam em torno dos herois, guerreiros e fabulas.
	
Gabarito: 
A literatura medieval é um tema vasto. A literatura desta época era composta de escritos religiosos bem como de obras seculares. 
Visto que o latim era o idioma usado pela Igreja Católica Romana, a qual era predoiminante na Europa Ocidental e Central, e visto que a Igreja era virtualmente a única fonte de educação, o latim era uma língua comum para os escritos medievais, mesmo em certas partes da Europa que nunca foram romanizadas. 
Apesar disso, as populações locais continuaram a usar seus respectivos vernáculos. Uns poucos exemplos, tais como o Beowulf em inglês antigo, o Nibelungenlied em alto alemão médio, o Digenis Acritas em grego medieval e La Chanson de Roland em francês antigo, são bem conhecidos. Embora as versões existentes destes épicos sejam geralmente consideradas obras individuais de poetas anônimos, não há dúvida de que baseiam-se em tradições orais populares mais antigas. 
Uma quantidade considerável da produção literária medieval é anônima. Isto não se deve somente a falta de documentos de uma determinada época, mas também a uma interpretação do papel do autor. Autores medievais tinham sobre si a sombra dos escritores da Antiguidade Clássica e dos Pais da Igreja e costumavam recontar e embelezar histórias que tinham ouvido ou lido em vez de inventar histórias novas. E mesmo quando o faziam, frequentemente afirmavam estar transcrevendo algo de outro autor. Sob este ponto de vista, os nomes dos autores individuais parecem ter muito menos importância, e desta forma, muitas obras importantes jamais foram atribuídas a alguém em particular. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta parcialmente correta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607140579)
	7a sem.: Alta Idade Média
	Pontos: 0,4  / 1,0 
	Disserte, em linhas gerais, sobre o que foi a Alta Idade Média. 
		
	
Resposta: Período onde houve um grande desenvolvimento do sistema feudal, onde ocorreu o aumento da população do campo.
	
Gabarito: 
Alta Idade Média corresponde a um período que vai da desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476, até o ano 1000 - após o qual inicia a Idade Média Clássica. De forma geral, a Alta Idade Média foi caracterizada, em termos de conjuntura política, por movimentos de fragmentação e unidade. Os reinos germânicos desmantelaram a unidade imperial, mas ao mesmo tempo eram frágeis e de existência efêmera. O único povo a constituir de fato um poder duradouro e efetivo foi o franco: estavam na origem do fim do Reino Visigodo de Toulouse (507), e no segundo dos reinos burgúndios (534). Já nos séculos VI e VII só a dinastia merovíngia estava no controle de um reino poderoso - dilacerado , no entanto, por lutas internas em virtude da tradição de partilhas sucessórias dos povos germânicos. 
O século VIII conheceu, porém, a primeira grande tentativa de reunificação continental sob os carolíngios - particularmente sob Carlos Magno, coroado imperador em 800. O Império Carolíngio englobou nas suas fronteiras quase toda a Europa Ocidental - com exceção da península Ibérica, quase toda sob domínio muçulmano, e das ilhas Britânicas, fragmentada. Fora dos domínios carolíngios ficou ainda a Escandinávia. 
No século IX esta enorme estrutura, extremamente difícil de administrar, começou pouco a pouco a desmoronar. As partilhas sucessórias foram um dos fatores da sua fragilidade; a corrosão interna é, no entanto, o principal fator de desagregação. Esta corrosão está na origem dos principados territoriais do século IX: os príncipes deixam de obedecer aos reis, dando origens a territórios menores que administram ao seu prazer. Mas a erosão da autoridade central não ficou por aí: a primeira metade do século X conheceu o auge da castelania, pequenas células em torno de um senhor onde este tem a chefia militar completa e o poder judicial e econômico sobre toda a sua área. O feudalismo está instalado e o fortalecimento do poder central só voltou a ser visível a partir do século XI. 
Estruturalmente, a Alta Idade Média é, a grosso modo, caracterizada pela ruralização da sociedade (em oposição a "urbanidade" clássica), por uma economia quase auto-sustentada e de fraco movimento de trocas comerciais, pelo quase desaparecimento da cultura laica e pelo domínio cultural do clero e, por fim, pela enorme expansão da igreja cristã. 
Se o ponto de partida para Alta Idade Média é uma data cujos acontecimentos são bastante "palpáveis", ou seja, a queda do Império Romano do Ocidente, o fim do período se dá, para além de razões puramente didáticas, mais por razões estruturais do que conjunturais. Estas relacionam-se a modificações no poder - o lento aparecimento de um poder central forte - a revitalização do comércio e das cidades, ao qual está ligado o aparecimento da burguesia, a urbanização do poder clerical, especialmente com as ordens mendicantes, a aparição de uma cultura laica longe dos mosteiros, ligada ao surgimento das universidades. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta parcialmente correta.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607162707)
	1a sem.: Historiografia
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Durante o século XIX a Idade Média foi reabilitada como período histórico com o elogio idealizado às suas figuras. O nome deste movimento que valorizou a Idade Média foi:
		
	
	Modernismo
	
	Neo-clássicismo
	
	Romantismo
	
	Iluminismo
	
	Racionalismo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607075335)
	2a sem.: A Igreja na Primeira Idade Média
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ao longo da primeira unidade do curso, discutimos sobre o papel do cristianismo entre a Antiguidade e Idade Média. Ainda que a religião em seu cunho ortodoxo tenha sido adotada oficialmente por Imperadores como Constantino e Teodósio, isto não impede sua contestação e dificuldades para se estabelecer junto aos novos reinos no espaço europeu ocidental. Sobre as dificuldades e estratégias desta Igreja Cristã, reconhecida como ortodoxa, nos reinos germanos sucessores do Império Romano do Ocidente devemos sinalizar que: 
		
	
	substitui o império como maior força institucional unificada, passando a ser o poder realmente reconhecido e sob o qual os reinos germânicos buscam apoiar-se. 
	
	a igreja mudou sua forma de agir, por isso se fala em um cristianismo pagão, ou impuro durante a Alta Idade Média, período tratado como obscuro pela historiografia. 
	
	apesar de afirmar uma ortodoxia no seu discurso, a Igreja passa a ser um instrumento importante da elites locais em negociação com os novos poderes políticos e militares nos reinos germânicos 
	
	a igreja passa por uma crise clara pela falta de apoio institucional. No Ocidente, seus sinais ficam restritos ao entorno da cidade de Roma. 
	
	a igreja se opõem frontalmente aos reis bárbaros, possibilitando a ascensão de poderes locais como pode ser visto com os capetíngios e o o reino de Castela. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607162669)
	3a sem.: Suevos
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A chegada de Martinho de Braga ao Reino Suevo representou a valorização da Igreja Católica local, uma vez que o bispo acabou atuando como:
		
	
	Um legitimador da monarquia, mas com um contraponto deter a Igreja local respeitada e difundida.
	
	Um conselheiro para o monarca, uma vez que oferecia legitimidade ao rei, defendendo que ele era o Deus encarnado. 
	
	Um novo rei para região, que vence os Suevos e criam um novo reino romano.
	
	Nenhum efeito prático, pois o reino suevo não aceitou de fato a presença do cristianismo.
	
	Um governante de província romana, se opondo a existência do reino dos suevos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607323429)
	sem. N/A: Reino Franco
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Ao contrário da concepção difundida nos bancos escolares, o Reino Franco não possuía a mesma forma política do Império Romano. A partir desse raciocínio, identifique a assertiva que melhor identifica essa concepção de poder: 
		
	
	partiam de uma visão patrimonial de poder, com uma maior valorização das relações pessoais.
	
	formataram uma lógica de poder esvaziado, onde o rei era uma figura simbólica desde os tempos de Carlos Magno.
	
	estabeleciam uma concepção trinitária de poder, onde o rei era equivalente à figura de Deus. 
	
	conceberam uma ideologia de poder sustentada por pensadores políticos, o que estabeleceu uma grande burocratização ao reino.
	
	possuía uma visão centralizadora e unicista, instituindo uma figura real quase teocêntrica. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607631782)
	sem. N/A: Império Carolíngio
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No medievo, o império de Carlos Magnos constituiu-se como uma eficiente máquina de guerra, vencendo inimigos e conquistando territórios da Germânia à Península Ibérica, da Inglaterra à Península Itálica. Entretanto, a manutenção deste território conquistado não se mostrava tarefa muito fácil, pois:
		
	
	teria que enfrentar as populações locais que muitas vezes eram avessas ao seu domínio imperialista 
	
	teria que empregar tempo no controle das guerras típicas dos séculos IX e X, os quais precisava evitar 
	
	não se tratava de um Estado Moderno centralizado, mas de um território disperso e liderado por nobres 
	
	os muçulmanos ameaçavam invadir o território de Carlos Magno, que montava prontidão esperando o ataque 
	
	havia povos distintos no território, redobrando o trabalho de unificação implementado por Carlos Magno
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607073334)
	9a sem.: Três Ordens Medievais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na Época Medieval temos o conhecimento de três grupos sociais, as Três Ordens, que representam como a sociedade era dividida e entendida naquele período. São eles: 
I- Aqueles que oram - os Religiosos. 
II- Aqueles que pensam - os Filósofos e pensadores livres a serviço da circulação de novas idéias pelos burgos. 
III - Aqueles que lutam - Os Cavaleiros, que defendiam os limites dos feudos e burgos 
IV- Aqueles que trabalham - Camponeses 
Estão certas: 
		
	
	Somente I-IV
	
	Somente II-III-IV
	
	Somente I-II
	
	Somente I-III-IV
	
	Somente I - II - III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607140515)
	11a sem.: Comércio
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O crescimento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média:
		
	
	consolidou as estruturas feudais, como a economia de subsistência e a suserania; 
	
	expandiu as atividades agrícolas, com o declínio do uso de moedas nas trocas; 
	
	fez surgir um novo grupo social, ligado às atividades artesanais e mercantis; 
	
	criou uma infra-estrutura tão adequada, que provocou intenso êxodo rural 
	
	permitiu o desenvolvimento do trabalho livre, isento de quaisquer restrições; 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607096593)
	12a sem.: Idade Média
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Durante a Idade Média, a Igreja Cristã guiava todos os passos do homem comum, desde o seu nascimento ao sepultamento, educando as crianças e orientando os adultos. As paróquias constituíam-se como importantes unidades administrativas. No concernente à influência da Igreja Cristã durante a Idade Média, analise as afirmativas constantes dos itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
 
I - A Igreja regulava boa parte das práticas sociais do período, inclusive em relação ao casamento e às relações familiares;
 
II - A Igreja monopolizou o ensino até o século XVI, fazendo com que o período medieval fosse iletrado;
 
III - Os clérigos defendiam a monarquia feudal centralizada, forte e absoluta, graças ao Direito Divino, usado também para justificar as relações de dominação entre senhores e servos;
 
IV - A Igreja foi capaz de resistir à queda do Império Romano do Ocidente graças à sua capacidade de manter-se centralizada e hierarquizada.
 
V - Interferia até nas relações econômicas, ao condenar a prática da usura.
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	Apenas as afirmativas constantes dos itens II e IV estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas constantes dos itens I e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas constantes dos itens I, II e V estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas constantes dos itens I, IV e V estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas constantes dos itens III, IV e V estão corretas.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 05/06/2017 até 20/06/2017.
Parte inferior do formulário

Outros materiais