Buscar

Apresentação MKT introducao cap 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Professora Cintia Varandas Ladeira
Marketing o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005). 
O que é Marketing?
	Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006). 
Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999). 
O que é Marketing?
MARKETING
Kotler define marketing como “o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.
4
O que é Marketing?
“Entender e Atender o Mercado”
 Prof.Raimar Richers - FGV
EQUÍVOCO COMUM...
 
 ... É ENTENDER O MARKETING COMO LIMITADO À ...
 
 ...PROPAGANDA E A PROMOÇÃO
 ...FUNÇÃO FINAL DO MARKETING É
 ... fidelizar o cliente.	
Propaganda : É todo o esforço feito
 para levar o comprador ao 
 produto.
Promoção : É todo esforço feito 
 para levar o produto ao 
 comprador.
PROPAGANDA X PROMOÇÃO
PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras.
SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.
Marketing : Tem seu foco voltado 
 para o consumidor.
Venda : Tem seu foco voltado para
 as necessidades do 
 vendedor.
MARKETING X VENDAS
PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras.
SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.
Para entender melhor os conceitos de Marketing, existem palavras chaves que são: necessidade, desejo, satisfação, troca, transações, que estão subentendidos demanda, produto,srviço e mercado.
MARKETING
Conceitos subtilizados: muitos consideram-no apenas como propaganda ou promoção de vendas;
Vendas e propaganda são apenas “pontas do iceberg”em marketing (Kotler, 1998 : 3).
12
ICEBERG
ICEBERG CHAMADO MARKETING
Propaganda
Promoção de Vendas
Merchandising
Planejamento Estratégico em Marketing
Sistemas de Informação e Pesquisa de Mercado
Logística empresarial
Estratégia de Produto
Estratégia de Preço
Posicionamento de mercado
HISTÓRICO DO MARKETING
Início: mercadores que viajavam vendendo e comprando bens e/ou fazendo trocas a pelo menos 2100 anos antes de Cristo. Com o crescimento das cidades surgiram mercados onde as pessoas se encontravam para venderem e comprarem produtos. Os artesões foram grandes homens de marketing, pois trabalhavam visando públicos específicos (diferenciados).
Idade Média: trouxe consigo uma demanda maior de bens. Com o crescimento do comércio entre nações surgiram os segmentos nas industrias organizadas semelhante aos modelos que hoje conhecemos.
Revolução Industrial: colaborou para a produção em massa requerendo que se conquistassem novos mercados que pudessem absorver a elevação da produção.
Evolução do Foco Empresarial
Era da produção: a partir de 1700;
Era de vendas: a partir de 1930;
Era de marketing: a partir de 1950.
MARKETING
“O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto ou serviço sirva... e venda por si próprio (Drucker, apud Kotler, p. 3);
portanto, a venda e a propaganda são meras partes de um grande “composto ou mix de marketing”. Um conjunto de ferramentas que trabalham juntas para atingir o mercado.
MARKETING
Satisfação das necessidades dos clientes;
Se um profissional de marketing fizer um bom trabalho de identificação dessas necessidades, desenvolver produtos de valor superior, definir bem seus preços e condições de pagamento, fizer uma boa distribuição e promoção, estes produtos serão vendidos com muita facilidade.
MARKETING
Kotler define marketing como “o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.
19
Administração de Marketing
É mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços - é um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas ...
Cobra, 1995, p. 29.
Administrar sob a ótica do marketing e estar a frente, garantindo o futuro com as ações do presente.
Conceitos Importantes
Produto
NECESSIDADE
DEMANDA
DESEJO
TRANSAÇÃO
22
22
Gerenciamento de Marketing
P - Produto
É aquilo que sua empresa faz de melhor para oferecer ao mercado consumidor, podendo ser derivado de um processo natural (exemplo: água), ou ainda ser obtido através de uma transformação, seja com máquinas ou com a força humana (exemplo: uma Caneta). 
P – Preço
Qual o preço ideal para o produto que sua empresa oferece ao mercado?
São inúmeros os fatores que podem influenciar direta ou indiretamente na política de preços de uma companhia. 
P - Praça
Podemos entender como Praça os locais e/ou meios pelos quais uma empresa escoa sua produção, sejam produtos e/ou serviços, até seu consumidor final.
Uma empresa costuma ter certa dificuldade em entregar e gerenciar todo o processo de distribuição, podendo assim criar os chamados Canais de Distribuição:
Promoção de Vendas
Geralmente são ações de Marketing que incentivam o consumo mais imediato, normalmente através de ferramentas como: bônus, premiações, brindes, cupons, experimentações, degustações, descontos, amostras grátis, liquidações, concursos, patrocínio de eventos, etc. Usualmente envolvem a participação do Fabricante e seus intermediários até o consumidor final, como os varejistas, por exemplo. 
Promoção de vendas, propaganda,
venda pessoal e marketing direto.
Devem-se desenvolver programas de comunicação e promoção e
contratar, trinar e motivar administradores de vendas.
Variedade do produto, qualidade, design, 
diferenciação, características, nome da marca, embalagem, 
tamanhos, assistência técnica, garantias e devoluções
Política de preços, descontos por quantidades especiais,
condições, prazos de pagamento, condições de pagamento
Deve ser estabelecido de forma compatível 
com o valor percebido da oferta
Canais de distribuição, sortimento, locações, estoque e transporte.
Devem-se identificar, recrutar e conectar os vários intermediários
Para que seus produtos e serviços sejam distribuídos 
eficientemente ao mercado-alvo.
Mercado-alvo
Mix de Marketing
PRODUTO
(a oferta tangível da empresa para o mercado)
PREÇO
(a quantidade dinheiro que os consumidores tem que pagar pelo produto)
PRAÇA
(tornar o produto acessível e disponível aos consumidores alvo)
PROMOÇÃO
(comunicar
e promover os produtos ao mercado-alvo)
Mix de Marketing
GMKT
Os 4 As e os 4 Cs
Cliente
é a pessoa cujos produtos e serviços deverão satisfazer as necessidades e os desejos. É um dos elementos mais importantes, pois, se não há cliente não há vendas. Destacase a importância de conhecer os clientes, suas preferências, necessidades e desejos para que a empresa desenvolva um mix de produto (primeiro P) que os satisfaçam e lhes entregue maior valor. Assim, ferramentas como SAC, correio eletrônico devem estar disponíveis para que o cliente exponha suas opiniões sobre os produtos e serviços da empresa, buscando sempre o desenvolvimento de um melhor nível de qualidade.
Custo
é o valor percebido pelo cliente, ou seja, o custo que ele considerará justo pagar por um produto que irá satisfazer suas necessidades ou desejos. O cliente não pagará muito mais do que sua percepção de valor sugerir. Assim, é importante que a empresa estabeleça preços adequados aos produtos que são oferecidos aos seus clientes-alvo. Esse preço deve ser coerente aos benefícios funcionais e emocionais que o produto irá satisfazer. Esse segundo “C” demonstra que o custo que o cliente considera ao obter um produto vai além do Preço (valor monetário), o que torna importante trabalhar a relação entre custo e benefício para que o cliente perceba o valor entregue pela oferta da empresa.
Preço
MIX DE MARKETING (4 Ps)
Público Alvo
Praça (Distribuição)
Promoção
Produto
Municípios
Candidatos
Regiões
Atributos
Tarifas
Impostos 
Barreiras
Isenções
Logística
Infraestrutura
Sistema Viário
Rodovias
Imagem
Proposta de Valor
Benefícios
Comunicação
Posicionamento
Marketing Estratégico
Phocus
Product
Providers
Promotion
Place
Price
People
Post Place
Protection
Positioning
MIX DE MARKETING
OBJETIVO 
Produzir a resposta desejada em um determinado mercado-alvo. Do ponto de vista do consumidor cada ferramenta de marketing é criada para oferecer um benefício ao cliente.
Orientação da empresa para o mercado
Orientação de Produção
Orientação de Produto
Orientação de Vendas
Orientação de Marketing
Orientação Societal ou Social
35
Orientação de Produção
	A Orientação de produção sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo.
			 Alta eficiência 
					+
			 Baixos Custos
					+ 
			Distribuição de Massa
36
Orientação de Produto
	A Orientação de produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras.
			 Qualidade 
					+
			 Desempenho
					
37
Orientação de Vendas
	A Orientação de Vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidades suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção. 
 Inércia ou resistência dos consumidores que devem ser persuadidos
					
38
Orientação de Marketing
	A Orientação de Marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados- alvos selecionados.
 Satisfazer a necessidade dos consumidores
39
O conceito de marketing fundamenta-se em quatro pilares:
– Mercado-alvo: nenhuma empresa pode operar em todos os
mercados e satisfazer a todas as necessidades.
– Necessidades dos consumidores: uma empresa pode definir
seu mercado-alvo, mas falhar em conhecer plenamente as necessidades dos consumidores.
– Marketing integrado: quando todos os departamentos da
empresa trabalham em conjunto para atender aos interesses dos consumidores, o resultado é marketing integrado. Infelizmente, nem todos os funcionários são treinados e motivados a trabalhar para o consumidor.
– Rentabilidade: o propósito final do conceito de marketing é
ajudar as organizações a atingir suas metas.
Orientação de Marketing Societal
Assume que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercadosalvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade. 
O marketing societal amplia a orientação para marketing e é fruto do debate sobre os efeitos potencialmente “nocivos” das práticas de marketing sobre as pessoas e o ambiente.
41

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais