Buscar

O SISTEMA EDUCACIONAL EM XANGAI

Prévia do material em texto

O SISTEMA EDUCACIONAL EM XANGAI
Analisando os dados do sistema educacional em Xangai, pude perceber o quanto se distancia dos parâmetros educacionais no Brasil. Essa cidade da China tornou-se referência de educação, pois o Estado, em conjunto com a família e professores, assumiu papel principal na formação de conhecimento dos jovens e adultos. 
A mais rica província chinesa não ilustra o ensino em todo o país, mas surpreende ao alcançar o primeiro lugar em todas as áreas avaliadas pelo Pisa (Matemática, Ciências e Leitura).
Gerindo com inteligência os recursos financeiros, em 30 anos, Xangai estruturou suas escolas com toda a infraestrutura necessária para um ambiente totalmente voltado para a aprendizagem. Salas de aulas, bibliotecas e equipe docente preparada para atender a demanda dos alunos. Com a valorização do profissional de educação, foi possível contratar educadores com dedicação exclusiva para as escolas. Dessa forma eles ministram aulas, montam suas atividades e ainda está sempre a disposição para estudos extras com os alunos durante o dia todo. 
 A renda média de Xangai é igual à renda brasileira, por aí podemos desconsiderar o poder econômico como principal fator do sucesso da China. Enquanto um Jovem na China acorda cedo, estuda horas durante o dia, vai ao reforço escolar em dias de domingo, grande parte dos nossos jovens não possuem regras, preferem ficar em casa, frequentam as escolas, mas ficam diariamente dependentes das redes sociais.
O sistema educacional se apoia em disciplina, ensino à distância e preparação obsessiva para exames. De muitas formas, o sistema é um reflexo do passado confucionista da China. 
Em Xangai os pais tem comprometimento com os estudos dos filhos e os alunos são comprometidos com a escola, no Brasil os pais alegam não ter tempo para se preocupar com isso, não será possível haver bom desenvolvimento nas escolas se todas as crianças não tiverem comprometimento com as normas e regras impostas a elas, e para que isso aconteça o papel dos pais são fundamentais, os ensinamentos dos professores não surtirão efeito se não houver um entrosamento entre pais, professores, alunos e escolas,
Em Xangai, os professores devem ser certificados e passar por um mínimo de 240 horas de treinamento; professores dos níveis mais altos podem ter de se submeter a 540 horas de treinamento. Há um sistema de incentivos e pagamento por mérito, assim como os sistemas vigentes em algumas partes dos Estados Unidos. O sistema realmente se importa com cada aluno. Essa talvez seja, em síntese, a razão do sucesso da educação chinesa: ela combina a competitividade dos americanos com o cuidado e amparo dos melhores sistemas europeus.
 seria reformular todo o sistema educacional do Brasil, mudando a maneira com que os pais educam seus filhos e mudando também a maneira com que os professores encaram sua profissão.
O professor no Brasil é completamente diferente do professor de Xangai, em Xangai se é encontrada dificuldades nas escolas eles se ajudam, no Brasil os professores ficam doentes. Em Xangai os professores para ganhar um salário melhor estudam mais, no Brasil fazem greve e sem professores comprometidos de uma forma geral, não tem como dar certo.

Outros materiais