Buscar

Gabarito apol 4 GS&SFIPC

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais
Segundo a BM&FBovespa, as opções de dólar são instrumentos derivativos criados para mitigar riscos de preço de mercado de instituições com ativos/passivos referenciados a esta moeda, de modo a oferecer um mecanismo de proteção ao mercado contra possíveis perdas.
Neste contexto, relacione a coluna A com suas respectivas características da coluna B e após selecione a alternativa correta:
Coluna A
I – Opção de Compra (Call)
II – Opção de Venda (Put)
Coluna B
( ) – Pode ser utilizado como instrumento de proteção cambial para o exportador, se o preço do dólar cair, o exportador pode garantir o preço que receberá pela moeda.
( ) – Se o dólar estiver acima do preço de exercício, o participante poderá perder a totalidade que pagou pelo prêmio. 
( ) – Nesta opção o participante sairá com vantagem financeira se o ativo objeto subir.
( ) – Esta opção pode ser um instrumento de proteção cambial para o importador, pois se o dólar subir, o importador garante um preço de compra da moeda.
A sequencia correta é:
Nota: 20.0
	
	A
	I – II – I - II.
	
	B
	I – I – II - II.
	
	C
	II – I – I - II.
	
	D
	I – II – II - I.
	
	E
	II – II – I - I.
Você acertou!
Alternativa E.
A opção de compra é realizada pelos importadores como instrumento de proteção cambial, objetivando a proteção contra o aumento do dólar. A opção de venda é realizada pelos exportadores como instrumento de proteção cambial, objetivando a proteção contra a queda do dólar.
Aula 5, Tema 4 e 5, página 13, 14 e 15.
Questão 2/5 - Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais
O mercado de opções negocia a possibilidade de escolha para efetivar ou não uma negociação. Um comprador de opção está comprando uma “opção” de fato, ou seja, uma “possibilidade de escolha”.
Assinale a alternativa que corresponde aos elementos envolvidos na negociação de uma opção:
Nota: 20.0
	
	A
	Câmbio; Data da Negociação; Preço de Negociação.
	
	B
	Ativo Objeto; Data da Negociação; Valor Presente.
	
	C
	Ativo Objeto; Data do Vencimento; Preço de Exercício.
Você acertou!
Alternativa C.
Os três elementos envolvidos na negociação de uma opção são o ativo objeto, a data de vencimento e o preço de exercício ou strike.
Aula 5, Tema 1, página 4.
	
	D
	Lançador; Comprador; Data da Negociação.
	
	E
	Opção de Compra; Opção de Venda; Ajuste.
Questão 3/5 - Gestão da Sustentabilidade
Para a norma, ISO 26.000, a responsabilidade social é o de uma empresa em relação à sociedade e ao meio ambiente, e que deve ser exercido através de um comportamento transparente e ético.
Com o intuito de desenvolver um sistema de gestão da responsabilidade social com base na norma ISO 26000, você constrói um escopo considerando três dimensões obrigatórias pela norma.
Nota: 20.0
	
	A
	Social, econômica e ambiental.
Você acertou!
Aula 5, páginas 20 e 21 - A resposta para esta questão é (a). Na figura 6 segue um exemplo de um projeto “Fazendo Renda” do Instituto IBGPEX - (Triple Bottom line) que atende as principais dimensões com base na norma.
	
	B
	Internacional, voluntária e mercadológica.
	
	C
	Ecológica, preservacionista e cultural.
	
	D
	Educacional, científica e política.
	
	E
	Financeira, mercadológica e beneficente.
Questão 4/5 - Gestão da Sustentabilidade
Um dos mais belos trabalhos de responsabilidade social do referido instituto (IBPEX/UNINTER) é o projeto “Fazendo Renda” que tem como principal função a capacitação e qualificação de mulheres em estado de vulnerabilidade social visando a ampliação da geração de renda por meio de artesanato utilizando retalhos de tecidos e materiais recicláveis. As mulheres recebem aulas sobre, gestão, economia financeira, empreendedorismo, costura, entre outros.
A partir dessa informação, e dos outros temas já estudados é possível afirmar que o projeto fazendo renda se enquadra nos quesitos da responsabilidade social, segundo a norma ISO 26.000.
Nota: 20.0
	
	A
	Sim, pois atende as três dimensões: dimensão social pela capacitação de mulheres em estado de vulnerabilidade, dimensão econômica pela geração de renda e dimensão ambiental pela utilização de retalhos diminuindo a geração de resíduos. 
Você acertou!
Aula 5, páginas 19 e 20 - A resposta para esta questão é (a). O projeto atende as três dimensões segue descrição das áreas de interesse “o Instituto IBGPEX atua na garantia de direitos, que, com sua missão voltada à inclusão social através da educação, busca a promoção individualizada e construção de autonomias. Cada projeto desenvolvido está voltado a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social buscando ampliar seu universo informacional, proporcionando novas vivencias e estimulando o enfrentamento da situação atual para uma nova realidade social. Fundamentada na cultura do diálogo, os projetos sociais do Instituto, buscam desenvolver posturas que venham de encontro ao combate a todas as formas de violência, preconceito, discriminação e estigmatização das relações. Reforça a formação cidadã pautada na solidariedade, nos valores universais da ética respeitando a heterogeneidade, crenças e identidades” (IBGPEX, 2016).
	
	B
	Não, pois atende apenas a duas dimensões: dimensão social pela capacitação de mulheres em estado de vulnerabilidade e dimensão econômica pela geração de renda.
	
	C
	Sim, pois atende as três dimensões: dimensão social pela atuação em uma demanda social que é a campanha de roupas usadas, dimensão econômica pela geração de renda para o grupo e dimensão ambiental pela atuação com empreendedorismo.
	
	D
	Não, pois não atende a nenhuma das dimensões: dimensão social não é considerada, pois o foco é somente com mulheres em estado de vulnerabilidade sem considerar crianças e idosos nas mesmas condições, dimensão econômica por não gerar renda o suficiente para a sustentabilidade do projeto e dimensão ambiental por não atuar em um contexto global.
	
	E
	Sim, pois atende as três dimensões: dimensão ética, por criar um ambiente de trabalho mútuo, dimensão econômica por atura exclusivamente no comércio justo e a dimensão ambiental pela utilização de fibras têxtis reaproveitadas.
Questão 5/5 - Gestão da Sustentabilidade
Leia o texto abaixo:
“Um caso exemplar de greenwashing é o da Shell, que por mais de 20 anos vem trombeteando sua liderança em sustentabilidade, mas que vira as costas para energia renovável e destrói florestas no Canadá para extrair areia betuminosa. A Shell é a primeira ‘megacorporação’ do petróleo a perseguir uma política de exploração significativa de petróleo na costa ártica”. (Trecho retirado na íntegra de http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/greenpeace-denuncia-complacencia-de-corporacoes/. Acesso em 28/03/2016)
No texto, o termo greenwashing tem o sentido de:
Nota: 20.0
	
	A
	um convencimento dos consumidores para consumirem produtos que não agridam a natureza.
	
	B
	refletir as práticas empresariais que se colocam de maneira fictícia como sendo ambientalmente responsáveis.
Você acertou!
Letra “B”. Como verificado em nossas aulas, o termo greenwashing se refere à uma maquiagem (através de ações de marketing) da empresa em relação às suas atividades.
	
	C
	adaptar os produtos daquela empresa às legislações ambientais em vigor no país.
	
	D
	contribuir para diferentes organizações visando minimizar os impactos ambientais que causam por suas atividades.

Outros materiais