Buscar

Gabarito Apol 1

Prévia do material em texto

Gabarito Apol 1
Questão 1/5 - Gestão da Sustentabilidade
Em muitos de seus princípios, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (documento elaborado durante a Rio 92) – que reafirma a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) estabelece a necessidade imperativa da cooperação entre os Estados visando a preservação ambiental, equidade social e o crescimento econômico das diferentes nações.
Em uma avaliação das conjecturas atuais e considerando o assunto abordado em rota de aprendizagem, que desafios o direito ambiental tem para enfrentar na atualidade.  Em sua análise considere as colocações apresentadas pela UNEP – o programa da ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento:
(  ) A defasagem de tempo entre o entendimento das problemáticas ambientais e a criação de legislações de proteção;
(  ) Legislações ambientais desatualizadas e defasadas;
(  ) Falta de legislação ambiental adequada, sobretudo em países em desenvolvimento;
(  ) Capacidade insuficiente na aplicabilidade da legislação existente, principalmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
	A
	V, F, F e V
	B
	F, F, F e F
	C
	V, V, V, F
	D
	V, V, V e V
Você acertou!
Aula 2, páginas 17 - A reposta para esta questão é a letra (d). No entanto, de acordo com a UNEP – o programa da ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o direito ambiental tem desafios para enfrentar. Podemos citar como exemplo (UNEP, 2016):
A defasagem de tempo entre o entendimento das problemáticas ambientais e a criação de legislações de proteção;
Legislações ambientais desatualizadas e defasadas;
Falta de legislação ambiental adequada, sobretudo em países em desenvolvimento;
Capacidade insuficiente na aplicabilidade da legislação existente, principalmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
	E
	F, V, V e V
Questão 2/5 - Gestão da Sustentabilidade
SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente), uma estrutura político-administrativa que tem por função a proteção e melhoria da qualidade ambiental. O SISNAMA é formado pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público.
Identifique na estrutura do SISNAMA, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) o Órgão Superior, Órgão  Consultivo e Deliberativo e Órgão Executor nesta ordem.
	A
	CONAMA, IBAMA e ICMBio
	B
	ICMBio; Seccionais e Locais:
	C
	Conselho de Governo; CONAMA e IBAMA
Você acertou!
Aula 2, páginas 11 e 12 - A reposta para esta questão é a letra (c). O SISNAMA é formado pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público. A estrutura do SISNAMA, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), é a seguinte: Órgão Superior: Conselho de Governo; Órgão Consultivo e Deliberativo: CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente; Órgão Central: Ministério do Meio Ambiente; Órgão Executor: IBAMA e ICMBio; Órgãos Seccionais: os dos estados responsáveis pela execução de programas. projetos e controle/fiscalização de atividades degradadoras do meio ambiente; Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais responsáveis pelo controle e fiscalização destas atividades, nas suas respectivas jurisdições.
	D
	IBAMA, Conselho de Governo e Seccionais
	E
	CONAMA, IBAMA e ICMBio;
Questão 3/5 - Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais
Os países emitem títulos de dívida em moeda interna e também emitem dívidas em moeda estrangeira. Quando o Brasil emite títulos de dívida em outra moeda, como o dólar, o país toma emprestado dólares e deverá pagar, no vencimento, também em dólares.
Assinale a alternativa que indica a nomenclatura correta desse tipo de dívida:
	A
	Dívida Interna.
	B
	Ativos Livre de Risco.
	C
	Dívida Pública Interna.
	D
	Dívida Privada.
	E
	Dívida Externa.
Você acertou!
Alternativa E.
Aula 2, Tema 1, página 4 e 5.
Questão 4/5 - Sistema Financeiro Internacional e Práticas Cambiais
Como as agências avaliadores definem as notas, ou ratings 
O risco dos investimentos dado pelos ratings, ou notas, são baseados na avaliação da capacidade de pagamento dos agentes emissores dos títulos de dívida. No caso de Governos, são avaliados variáveis de solvência, variáveis de liquidez e variáveis de solvência, variáveis de liquidez e variáveis de desenvolvimento e estabilidade econômica. No caso das empresas e Bancos são avaliados tanto os aspectos financeiros, tais como fluxo de caixa, alavancagem financeira, rentabilidade, proteção do fluxo de caixa, dentre outros; quanto os aspectos inerentes ao negócio tais como risco setorial, participação no mercado, tamanho, posição competitiva, diversificação dos negócios, dentre outros.
Leia o texto completo em: seuguiadeinvestimentos.com.br/risco-dos-investimentos-como-funcionam-os-ratings/
Analise as afirmações elencadas a seguir, identificando as que são corretas em relação as agências de ratings:
I -  As agências de ratings são contratadas para determinar o nível de risco dos emissores e dos títulos de dívida que são emitidos.
II – As notas atribuídas pelas agências de ratings se tornam uma vitrine para todo o mercado financeiro, auxiliando nas decisões dos investidores.
III – As principais agências de ratings no mundo são a Moody’s, a Standard & Poor’s e a Fitch Rating.
IV – As notas emitidas vão de D a AAA, e quanto mais próximo de AAA, melhor é a mensuração de risco, ou seja, existe mais risco relacionado à dívida ou do emissor da dívida.
V – Os emissores de dívidas podem ser classificados como “investment grade” ou “grau de investimento”, indicando que existe grande risco associado ao pagamento da dívida.
Estão corretas as alternativas:
	A
	I, II e III, somente.
Você acertou!
Alternativa A.
A afirmativa IV está incorreta, pois quanto mais próximo de AAA, menor é o risco da dívida ou do emissor da dívida. A afirmativa V está incorreta, pois o grau de investimento é atribuído quando existe uma boa perspectiva de pagamento de longo prazo.
Aula 2, Tema 3, página 9 e 10.
	B
	I, II e IV, somente.
	C
	I, III e IV, somente.
	
	
	D
	III e IV, somente.
	E
	I, II, III e IV, somente.
Questão 5/5 - Gestão da Sustentabilidade
Comumente vemos em muitos livros a evolução da espécie humana como uma sucessão progressiva de conversões como podemos notar na figura baixo.
Em geral, a primeira espécie à esquerda seria a figura mais antiga – um tipo de primata curvado, com braços longos e muito semelhantes fisicamente aos macacos. Ao final vemos uma espécie muito parecida com a as espécies mais recentes: sendo os australopitecus quase que totalmente eretos, os neandertais, e finaliza-se com o homem moderno.
Assim, a partir dessas informações é possível afirmar que a figura é:
	A
	Totalmente correta, pois podemos notar que o homem se desenvolveu de uma forma contínua e progressiva.
	B
	Totalmente correta, pois pela figura podemos notar que o homem descende diretamente do macaco.
	C
	Inadequada, pois as espécies que já estão extintas nada têm a ver com a evolução humana e por isso não podem ser colocadas na figura.
	D
	Inadequada, pois as espécies que estão na figura podem não ser exatamente ancestrais das espécies que vêm em seguida.
Você acertou!
De fato, vimos em nossa aula que as espécies se desenvolvem concomitantemente, e algumas delas se extinguem antes de outras surgirem. Nesse caso, uma linha reta e contínua não é adequada. O mais correto seriam várias ramificações ao longo da evolução.

Outros materiais