Buscar

Questionário 1 de EBC UFF (1)

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Disciplina: Economia Brasileira
Profª. Vanessa Lopes 
Questionário para a primeira avaliação
Quais os fatores que explicam a rápida ascensão da produção industrial, que passa a ser o fator dinâmico principal no processo de criação da renda nos anos de 1930?
Qual é o significado para Cardoso de Mello da passagem do “modelo de crescimento para fora” ao “modelo de crescimento para dentro” no paradigma cepalino?
Explique o processo de substituição de importação
Explicite as principais mudanças setoriais e estruturais, e os desequilíbrios decorrentes deste modelo de crescimento adotado na economia brasileira no período que se estende do pós-guerra aos anos de 1970.
Explique o PAEG
A industrialização brasileira desde meados dos anos 50 se baseou no tripé formado pelas empresas do Estado, do capital privado e do capital estrangeiro. Qual foi o papel desempenhado de cada uma delas no processo de desenvolvimento da economia brasileira neste período?
Segundo Serra (1982) a expansão do produto manufatureiro no período do pós-guerra apresentou tais inflexões mais agudas:
- (1962-1967): redução da taxa de crescimento industrial;
- (1967-1973): milagre econômico;
Sintetize estes ciclos do crescimento industrial.
Bibliografia:
HERMANN, J. Reformas, endividamento externo e o “milagre” econômico (1964-73). In: Economia Brasileira Contemporânea. Fábio Giambiagi [et al.]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 69-9
MELLO, J. M. C. D. (1982). O capitalismo tardio. 5a. ed. São Paulo: Brasiliense.
SERRA, J. (1984). Ciclos e mudanças estruturais na economia brasileira do pós-guerra. Belluzzo, L. G.,Coutinho, R.(ed.). Desenvolvimento capitalista no Brasil: ensaios sobre a crise. 3a. ed. São Paulo: Brasiliense. p. 56-121.
Tavares, Maria da Conceição. Da substituição de importações ao capitalismo financeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

Continue navegando