Buscar

revisão sobre educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ROSANA CRISTINA SANTOS
Aprendizagem significativa da linguagem escrita
Para construir um pensamento sobre a linguagem escrita, o trabalho pedagógico deve levar em consideração uma maior compreensão das funções sociais da língua, permitindo e apresentando antecipações significativas e pertinentes para os textos de uso social, com o objetivo de aproximá-los dos textos a serem trabalhados na escola.
Para que o processo educativo com a linguagem escrita seja realizado em direção a uma aprendizagem significativa, deve-se priorizar a leitura, enquanto compreensão de textos e a escrita, enquanto produção de textos.
Ler e escrever são instrumentos importantes para o processo cognitivo de todos os indivíduos, uma vez que nos ajuda a: 
• lembrar, identificar, registrar, armazenar; 
• comunicar ou nos inteirar do que aconteceu; 
• desfrutar e compartilhar sentimentos e emoções;
 • estudar, aprender, conhecer, aprofundar conhecimentos; 
• aprender como se faz as coisas e muitas outras coisas mais.
Partindo do princípio de que se lê e se escreve para resolver problemas cotidianos, é importante que o professor desenvolva atividades que permitam aos jovens e adultos pensar sobre a leitura e a escrita, para que servem e como se constituem em suas vidas cotidianas.
Na medida em que essas atividades significativas estejam voltadas ao uso social da escrita e da progressiva da linguagem escrita, segundo Durante, 1998, p. 72, prescinde de: 
• uso de bons modelos de textos; 
• revisão textual; 
• leitura como busca de significado. 
A leitura na sala de aula tem diversas funções:
• ouvir e ler diversos textos literários; 
• ouvir e ler textos para obter informações referentes a um tema estudado; 
• ler textos para buscar informações específicas; 
• ler textos para análise de sua estrutura e domínio para a escrita; 
• ler para revisar textos; 
• ler em voz alta para desenvolver essa habilidade; 
• ler textos para obter informações de âmbito geral
As diversas estratégias de leitura devem:
• considerar a diversidade; 
• avaliar constantemente o processo ensino-aprendizagem, por meio, por exemplo, da escrita de um texto de informação científica com o apoio de um roteiro; 
• organizar os conteúdos em projetos e unidades didáticas;
• escrever e construir o papel do revisor.
Diante dessas estratégias, observamos:
• melhoria no nível de escrita; 
• melhoria do tipo de letra; 
• compreensão de aspectos convencionais importantes; 
• uso do léxico com maior qualidade e riqueza.
Motivação: escrever e ler faz sentido
A predisposição para a aprendizagem vem quando escrever e ler faz sentido na vida do aluno. 
A crença de que o poder é querer e também a atuação do professor junto à autoestima do aluno, garantem a aprendizagem significativa.
 
*A participação e o envolvimento dos alunos na tarefa, o prazer de pensar, escrever e ler para resolver necessidades, a escrita e a leitura a serviço de projetos, geram uma motivação que torna-se altamente contagiosa.
ATIVIDADE DIRIGIDA
1. Como está estruturado o curso de educação de jovens e adultos?
O curso de educação de jovens e adultos está estruturado e tem seu funcionamento regulamentado conforme a Lei 9394/96, assim como tem os outros dispositivos legais normatizados pelo Conselho Nacional de Educação (CNS) e pelos sistemas de ensino.
2.De que precisa a população diferenciada do EJA?
Essa população é diferenciada e do ponto de vista educacional precisa de uma política de atendimento que esteja de acordo com suas características, necessidades, condições e modos de vida.
3. Defina educação de jovens e adultos
A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino, oferecida aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou interromperam os estudos do ensino fundamental ou ensino médio na idade própria.
4. A Lei 9394/96 responsabiliza os sistemas de ensino pela oferta gratuita de cursos destinados aos jovens e adultos. Quem pode oferecer esses cursos?
Os cursos presenciais ou de presença flexível podem ser oferecidos por instituições escolares que mantenham cursos autorizados de ensino fundamental e médio e que solicitem autorização, conforme dispositivos legais e normativos dos sistemas de ensino, atendendo a todas as exigências por eles solicitadas.
5. Complete o parágrafo abaixo.
 Para explicitar o uso de formas diferenciadas de atendimento a essa clientela, os sistemas de ensino são responsáveis por oferecer cursos e exames que dão o direito ao prosseguimento de estudos, isto é, no caso do ensino fundamental o direito a cursar o ensino médio. É o ensino médio que dará direito a cursar o ensino superior, com o mesmo valor legal dos cursos regulares (Art. 26 da LDB e CNE/CEB nº 1/00, Art. 9º, inc. IV e Art. 12, inc. I).
6.Como devem ser organizados os cursos de educação de jovens e adultos?
 Os cursos de educação de jovens e adultos deverão ser organizados de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos estabelecidas pela resolução CNE/CEB nº 1/00, complementada pelas resoluções curriculares nacionais para o ensino fundamental e para o ensino médio, estabelecidas, respectivamente, pelas resoluções CNE/CEB nº 2/98 e 3/98.
7. Complete ao parágrafo.
A legislação aponta como possibilidades de atendimento a essa clientela escolar, a elaboração de propostas pedagógicas que estejam de acordo com as características e necessidades dos alunos para a conclusão da escolaridade de ensino fundamental e médio, por meio da realização de cursos presenciais ou com presença flexível e de exames.
8. Como são estruturados os cursos oferecidos para a educação de jovens e adultos?
 Os cursos oferecidos para a educação de jovens e adultos seguem a mesma estrutura dos cursos regulares, e os sistemas de ensino deverão estabelecer normas complementares que regularizem o atendimento à educação de jovens e adultos, principalmente no que diz respeito à instituição, à autorização e ao funcionamento do atendimento individualizado e presença flexível.
9. Estabeleça relação:
(A) Os cursos presenciais correspondentes ao ensino médio terão a duração mínima de 1200 horas de trabalho escolar 
efetivo, sendo 18 anos a idade mínima para a matrícula inicial .
(B) Geralmente são chamados de cursos de alfabetização de adultos e são oferecidos por diferentes instituições, públicas e particulares.
(C) Os cursos presenciais correspondentes aos quatro últimos anos do ensino fundamental terão a duração mínima de 1.600 horas de trabalho escolar efetivo, sendo que a idade mínima para a matrícula inicial é de 16 anos completos.
(A) Do 1º ao 3º ano do ensino médio
(B) Os cursos correspondentes às quatro primeiras séries do ensino fundamental.
(C) Do 6º (5ª série) ao 9º (8ª série) ano do ensino fundamental.
10. Os cursos de frequência flexível e atendimento individualizado serão desenvolvidos por meio do Telecurso 2000. Como esse curso é oferecido?
O curso é oferecido por disciplina e as disciplinas cursadas são eliminadas mediante provas aplicadas durante o semestre e pelo exame final, no qual o aluno deve ter a nota mínima 5 (cinco).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais