Buscar

ADM ESTRATÉGICA Atividade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
Com base nos estudos de Porter e Millar (1995), a cadeia de valor é composta por uma série de atividades independentes. Das quatro atividades-meio ou de suporte, consideraremos para reflexão o gerenciamento de recursos humanos.
Diante de um cenário de crise, como o atual, é muito comum que as empresas reduzam seu quadro de funcionários, a fim de cortar custos. 
Pergunta: atualmente qual seria a estratégia mais viável para o momento: manter um RH estratégico ou investir no desenvolvimento de clusters? Justifique sua resposta.
Boa Noite Professora,
Acredito que o mais viável seria investir no desenvolvimento de clusters. Em momentos de crise, unir forças pode ser uma decisão mais acertada do que tentar passar por ele “sozinho”. A união ao invés da competição poderá trazer resultados satisfatórios e minimizar o fator tempo, se comparado ao planejamento e implantação de um departamento estratégico de Recursos Humanos. Em minha opinião, as grandes empresas/marcas não têm ou não pretendem deixar de serem competitivas. Creio que parte dessa postura se dê a nossa cultura, no entanto, a implantação desse modelo de união ao invés de competição é mais bem aceita entre pequenas empresas e empreendedores.

Outros materiais