Buscar

Relatório_Física_experimental_25022104

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA EM LABORATÓRIO DE FÍSICA
	
	
	
	
	Curso: Eng. de Produção
	
	Disciplina: Física Experimental II
	Professor(a): Nelson
	
	
	Nome: Rodrigo Magalhães
	
	Data da aula: 25/02/2014
	Turma:
	Matrícula:
	
	3038 
	201201683114
1. INTRODUÇÃO
Segundo Newton, chama-se força atuante sobre um corpo a qualquer agente capaz de modificar o seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme.
	
2. OBJETIVO
A comprovação experimental do estudo sobre forças.
3. EMBASAMENTO TEÓRICO 
Força é um dos conceitos fundamentais da Física newtoniana. Relacionado com as três leis de Newton, é uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo, modificando-lhe a velocidade (seja na sua magnitude ou direção, já que se trata de um vetor). Como corolário, chega-se ao constructo de que a força pode causar deformação em um objeto flexível. Intuitivamente, a força se identifica com as noções de empuxo. A força, por ser também um vetor, tem dois elementos: a magnitude e a direção. A Segunda Lei de Newton, ("F=ma"), foi originalmente formulada em termos ligeiramente diferentes, mas equivalentes: a versão original afirma que a força que age sobre um objeto é igual à derivada temporal do impulso deste objeto.
Alguns conceitos relacionados com a força:
Pressão, divisão ou distribuição da força sobre a área;
Arrasto, diminuição da velocidade de um objeto;
Torque, momento que produz mudanças na velocidade de rotação de um objeto.
A força aplicada num corpo fixo é chamada tensão mecânica ou estresse mecânico, um termo técnico para as influências que causam deformação da matéria. Enquanto o estresse mecânico pode permanecer incorporado em um objeto sólido, gradualmente, deformá-lo, estresse mecânico em um fluido determina mudanças em sua pressão e volume.
Pressão ou tensão mecânica (símbolo: p) é a força normal (perpendicular à área) exercida por unidade de área.
Formalmente,
Onde p é a pressão, F é a força, e A é a área.
A pressão relativa define-se como a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica. Os aparelhos destinados a medir a pressão relativa são o manômetro e também o piezômetro.
A pressão atmosférica mede-se com um barômetro, inventado por Torricelli.
O termo pressão hidráulica (embora na origem relacionado com sistemas utilizando-se ou baseados em água) refere-se a pressões transmitidas por fluidos, como óleos, em especial, em máquinas hidráulicas, em cilindros hidráulicos (como nos macacos hidráulicos e freios hidráulicos de veículos), em fenômenos relacionados com o princípio de Pascal, etc., em que variações de pressão sofridas por um volume de um líquido são transmitidas integralmente a todos os pontos deste líquido e às paredes do recipiente onde este está contido.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	
	Ao receber o dinamômetro de 2N, foi verificado que o mesmo estava nivelado e em perfeito estado, assim como o gancho lastro e a anilha. Foi analisado ao dinamômetro demarcações de 0,2N, com 10 intervalos de 0,02N cada. Foi posto ao dinamômetro o gancho lastro, e seu peso foi aferido (0,04N). Logo após, foi acoplado ao gancho lastro, uma anilha, sendo assim foi obtido o peso do conjunto (0,50N). 
Ferramentas e materiais utilizados:
 
5. RESULTADOS
Paralelepípedo:
Grampo ≈ 0,02N
Paralelepípedo Peso Vertical ≈ 0,7N	A1≈1,68cm	A=3,14 (3,4)2
Paralelepípedo Peso Vertical ≈ 0,7N	A1≈0,168cm	A=3,14.11,56
								A=36,3cm
								A=0,36m2
Peso 1 ≈ 0,50N
Peso 2 ≈ 0,50N
Peso total ≈ 1N
Peso do gancho lastro ≈ 0,04N.
Peso do Conjunto (Gancho lastro + anilha) ≈ 0,52N.
Logo: Peso da anilha ≈ 0,52N – 0,04N ≈ 0,48N.
Fórmula dos paralelpípedos:
P1 = N/m2
P2 = N/m2
P3 = N/m2
A1 = 5 x 3,6 = 18cm2 	1,8x10-3 m2
A2 = 3,6 x 8 = 28,8cm²	 2,88x10-3 m2
A3 = 5 x 8 = 40cm²	4x10-3 m2
6. CONCLUSÃO
	
Após a realização do procedimento experimental, concluiu-se que os sólidos têm a capacidade de transmitir a força aplicada sobre eles, nesse caso, em relação ao dinamômetro. 	
	
	Página 4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes