Buscar

EXEMPLO DE CONTESTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXEMPLO DE CONTESTAÇÃO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CIVIVEL DA COMARCA DE JUIZ DE FORA ESTADO/ MINAS GERAIS 
PROCESSO Nº:________________
ERNESTO , QUALIFICAÇOES o, vem por seu advogado,_________________________ que para efeitos do art. 39, I, CPC, indica o endereço profissional à rua ________________________, nos autos da AÇÂO ANULAÇÃO DE NEGOCIO JURIDICO , que tramita pelo Rito COMUM, movida pelo AUTOR MARIA PONTES JÁ QUALIFICADO NO PROCESSO , à presença de Vossa Excelência apresentar:
CONTESTAÇÃO
para expor e requerer o que segue:
 BREVE SÍNTESE DA DEMANDA 
1 O réu foi fiador de contrato de locação datado de 05 de março de 1998, e que atualmente vigora por prazo indeterminado, tendo como partes a autora, como locadora, e o Sr. Mauro canteiros, como locatário,
O réu recebeu mandado de citação oriundo da 2ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora, referente à Ação De Nulidade De Negócio Jurídico, de rito ordinário, proposta em 08 de março de 2011, sendo a parte autora a Sr.ª Mariana Pontes.
Resta evidenciado que o locatário encontra-se inadimplente desde 06 de abril de 2011, o que culminou em uma ação de despejo contra o locatário proposta em 09 de julho de 2011, julgada procedente em 25 de novembro de 2011, já em fase de execução para a cobrança dos aluguéis (Processo 123 em tramite na 2ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora), a qual finalizou requerendo a citação do réu e a procedência do pedido sob a alegação de ter ocorrido fraude contra credores, tendo em vista que os imóveis constituíam todo o patrimônio do réu.
A referida ação tem por fim anular negocio jurídico, sob alegação de fraude contra credores, em que o réu doou a seus dois filhos, João Mendes Gonçalves e José Mendes Gonçalves, dois imóveis situados em Campo Grande – MT, com a concordância dos beneficiados, sendo que em 06 de janeiro de 2011 as doações foram levadas a registro.
2 PRELIMINARES ART. 337, CPC 
Artigo 301, CPC:
2.2 LISTISCONSORCIO NECESSARIO:no caso , deverá ser o litisconsórcio necessário devido a natureza da relação jurídica e nessesaria eficácia da sentença nos termos do art .104 –cpc, sob pena de estinção do feito art485 v ,CPC.
2.3 DA PREJUDICIAL DO MERITO.
DA decadência : cabe esclarece que no caso ocorreu a decadência pois já que passado mais de 4 anos da realização do negocio jurídico conforme o art, 178, II-CC, 
.
3 NO MÉRITO 
A Autora promove a presente ação em face do Réu, com o intuito de anular as doações realizadas, a título de adiantamento de herança, a qual ocorreu de maneira plenamente legal, conforme o disposto no art. 544 do Código Civil, tendo por base para a anulação o fato de que o Sr. Ernesto configurou como fiador em contrato de locação entre a autora e o Sr. Mauro Canteiros, firmado. 
Pelo exposto conclui-se portanto ,que não se configura no caso a fraude contra o credores evidenciando que não houve má Fé do réu ,e o negocio jurídico e valido.
 4 DOS PEDIDOS:
Diante do exposto requer a Vossa Excelência:
a) preliminar: INTIMAÇÃO DO AUTOR ,JUNTADA APROCURAÇÃO,BEM COMO FORMULAÇÃO LISTISCONSORCIO NECESSARIO , SOB PENA ,NESTE CASO DA EXTINÇÃO DO PROCESSO NOS TERMOS DO ART,337, IX ART.114 E ART. 485 XI, TODOS DO CPC .
b) prejudicial de mérito: Requer portanto a declaração da decadência e a extinção do processo com o julgamento do mérito conforme artigo 269, IV, do CPC, pois não foi observado o prazo legal para a ação proposta.
c) improcedência : QUANTO AO MÉRITO REGUER A IMPROCEDENCIA DO PEDIDO.
d) custas e honorários : CONDENAÇÃO DA OUTORA AO ÔNUS DE SUCUBENCIA COM BASE NO ARTIGO 82 CPC.
5 DAS PROVAS
         Requer a produção de todas as provas, na amplitude do art.369 , CPC. em, especial prova documental, e testemunhal, pericial e depoimento pessoal da parte autora.
Nestes termos, pede deferimento.
 __________________________________ (Local) e (Data
 Nome do Advogado
 OAB / Sigla do Estado

Outros materiais