Buscar

3 parte produçao de texto wikis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ao todo momento nós deparamos com vários textos, sejam eles verbais e não verbais. Freqüentemente relatamos sobre acontecimentos, fatos presenciados ou ocorridos conosco, expomos nossa opinião sobre determinado assunto, ou descrevemos algum lugar pelo qual visitamos, e ainda, fazemos um retrato verbal sobre alguém que acabamos de conhecer ou ver. É exatamente nestas diversas situações sociocomunciativas que compartilham da nossa vida em sociedade, que classificamos nossos textos e diálogos em tipologias e gêneros textuais.
Como toda escrita perfaz-se de uma técnica para ser formada, é extremamente importante que saibamos a maneira correta de produzir esta gama de textos. Ao falarmos em técnicas e classificações, o que vem a ser tipologias e gêneros textuais, e quais suas classificações? 
ROSI, ABAIXO
Segundo Marcuschi (2014) usamos a expressão tipologia textual para instituir uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição. Entretanto a textualidade é alcançada pela conjunção de dois fatores, a coesão entre os elementos lingüísticos e a coerência, concedida pela coesão, garantindo a unidade de sentido ao texto formado. Em geral, os tipos textuais são classificados em: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.
Já os gêneros textuais são os textos materializados encontrados em nosso cotidiano, que apresentam características sócio-comunicativas definidas por estilos, funções, composições características. Podemos dar alguns exemplos de gêneros textuais, tais como: Anúncios, crônicas, editoriais, instruções de uso, fábulas, cartas, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, e assim por diante. 
	
REFERÊNCIAS 
MARCUSCHI, Luiz, Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Disponível em: < http://www.uems.br/site/nehms/arquivos/53_2014-04-04_12-17-14.pdf>. Acessado em: 16 set. 2014.

Outros materiais