Buscar

Apol 80 fundamentos históricos da educação

Prévia do material em texto

Apol: 80
Questão 1/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o excerto a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, o estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere, na ordem sequencial, as características de acordo com a respectiva concepção.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História 
( ) Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares.
( ) Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
( ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
( ) Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	1 – 1– 2 – 2
Você acertou!
Paradigma Tradicional - Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares. Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
Nova História - Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes (p. 17).
	B	
2 – 2 – 1 –1
	C	
1 – 2 – 1 –2
	D	
2 – 1 – 2 – 1
	E	
2 – 2 – 1 – 2
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html>. Acesso em: 28 jul. 2016.
A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	
A educação jesuítica no Brasil teve maior proeminência no período Colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa Portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto.
	B	
Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
Você acertou!
“Mais sistematizados com o Ratio Studiorum, o número de colégios aumentou e seminários específicos par a carreira eclesiástica foram criados. (...) Embora relacionados à Igreja e à Companhia de Jesus, perpassavam e eram legitimados pela sociedade portuguesa e orientavam para a formação de bons costumes e da fé católica (...). Tais princípios permeavam a organização e as práticas educativas nos colégios e seminários dos jesuítas, destacando primeiramente a ‘glória de Deus, em função do que aparelha toda a instituição: organização, regimento, disciplinas, práticas, valores etc. (Paiva, 2005, p. 85). Buscavam a formação virtuosa com base na religião, o que orientava quaisquer ações e normas ali estabelecidas (p. 67-68).
	C	
O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas e era voltado para o ensino das letras, desconsiderando os preceitos religiosos da Companhia de Jesus.
	D	
Os jesuítas, ao propor e utilizar o Ratio Studiorium, defendiam uma educação laica e baseada na ausência de hierarquia, a educação era tida como horizontal.
	E	
As práticas educativas oriundas do Ratio Studiorium enfatizavam uma educação difusa, oriunda das comunidades tribais e se distanciavam de obrigações religiosas.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o seguinte excerto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12/ jul. 15. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação no Período Medieval, analise as afirmativas a seguir: 
I – As escolas elementares tiveram significativa expansão.
II – Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas.
III – A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
IV – As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	A	
I e III apenas.
	B	
II e III apenas.
	C	
I e IV apenas.
	D	
III e IV apenas.
	E	
I, II e III apenas.
Período Medieval - As escolas elementares tiveram significativa expansão. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (p. 53-60).
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Analise o extrato de texto a seguir:
“As duas últimas décadas do século XX representaram um grande momento para os debates e elaboração das propostas curriculares, assim como novos materiais didáticos e práticas de ensino”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 66. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre o panorama educacional no século XIX e início do século XX, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) No âmbito educacional, nem sempre mudanças políticas levaram a novos rumos para a escolarização.
( ) A partir da República, em 1889, houve princípios que visavam à civilização, à moralidade e à modernidade, do país e de sua população.
( ) Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental.
( ) A educação, nesse período, era considerada homogênea, e a escola era considerava como instituição seletiva.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	
V – V – V – F
Você acertou!
No âmbito educacional, nem sempre mudanças políticas levaram a novos rumos para a escolarização. A partir da República, em 1889, houve princípios que visavam à civilização, à moralidade e à modernidade, do país e de sua população. Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental (p. 117).
	B	
F – V – V – V
	C	
V – V – F – V
	D	
F – V – F – F
	E	
V – F – V – V
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas,e esta não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Rev. Portuguesa de Educação, Braga, v. 20, n. 1, p. 77-98, jan. 2007, pp. 80-81.
O surgimento dos Estados-nação, a partir do século XVIII, impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	
Os Estados-Nação investiram em educação e para isso se aliaram à Igreja Católica, apostando em uma educação religiosa.
	B	
A maior atuação na instrução elementar pelos Estados a partir do século XVIII considerou desnecessário investir em infraestrutura ou em um novo sistema educacional.
	C	
Com a formação dos Estados-Nação houve uma gradativa atuação estatal na educação responsabilizando-se pela instrução elementar que era ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional.
Você acertou!
“A proposição era diferente para a educação escolarizada, em especial quando associada ao panorama político da época a constituição dos Estados-nação exigia a criação de uma identidade nacional (...). A instrução pública ‘representará então a parte essencial da ação persuasiva e preventiva do Estado’ (Petitat, 1994, p. 143), ou seja, como instituição fundamental par a manutenção da ordem. Os objetivos e o panorama que mencionamos contribuíram para uma gradativa atuação dos estados na educação, assumindo responsabilidades quanto à instrução elementar universal gratuita, leiga e obrigatória. Se ocorreu a expansão do número de vagas a uma população até então excluída, também houve a manutenção da distância social, por meio da própria escola” (p. 71-72).
	D	
A formação nacionalista era integrante da educação proposta pelos Estados-nação, aliada sempre ao pensamento religioso.
	E	
O investimento estatal na instrução elementar além de expandir o número de vagas para a população também gerou o fim do distanciamento social, pois as classes sociais tinham acesso aos mesmos níveis de ensino.

Outros materiais