A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apol 3 serviço social  nota 100  sociologia e antropologia

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Fundamentos de Sociologia
Devemos, portanto, considerar os fenômenos sociais em si mesmos, desligados dos sujeitos conscientes que deles tem representações: É preciso estuda-los de fora, como coisas exteriores, por que é deste modo que se nos apresentam. (DURKHIEM, citado por SELL, 2009, p. 83). 
 
Considerando os estudos realizados na disciplina sobre a Sociologia de Durkheim, identifique as características definidoras do fato social. Marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os fatos sociais se definem pelo seu alcance e generalidade, são sempre os mesmos em todo o tempo e lugar, em sua forma e conteúdo.
	
	B
	Fato social foi é uma construção ideal, um tipo ideal elaborado por Durkheim para conformar a realidade social dentro de sua teoria
	
	C
	Os fatos sociais são externos gerais e exercem um peso coercitivo sobre os indivíduos.
Você acertou!
Durkheim afirma que os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade/coletividade.  (livro-base, p. 57-58).
	
	D
	Não existem fatos sociais, somente interpretações sociais. A sociologia é uma ciência interpretativa.
Questão 2/5 - Fundamentos de Sociologia
Dentre os vários temas abordados na Sociologia de Durkheim, a religião ocupou lugar de destaque. A investigação sobre as religiões totêmicas revelaram uma forte relação do comportamento religioso no âmbito social, com certas especificidades que tornavam a religião um elemento importante do tecido social mais amplo.
 
Considerando os estudos realizados na disciplina, marque a alternativa que melhor explica a função social da religião segundo Durkheim.
Nota: 20.0
	
	A
	As formas religiosas são traços de um comportamento imaturo, progressivamente superado no processo evolutivo.
	
	B
	As religiões existem como uma verdade transcendente que se impõe aos homens, mostrando a face do sagrado em meio a natureza
	
	C
	O comportamento religioso é expressão da arte e da cultura dos povos.
	
	D
	O fato social religião, funciona como um pretexto inconsciente para mediar a vida coletiva numa esfera singular e simbólica.
Você acertou!
A cerimonia religiosa transfigura em práticas ritualísticas aquilo que a sociedade representa, um  espaço especial da vida humana, onde os homens recebem segurança, acolhimento, e a partir da qual podem sobreviver em sua humanidade. O fato social religião, funciona como um pretexto inconsciente para mediar a vida coletiva numa esfera singular e simbólica, algo que não acontece no ambiente social cotidiano, em função dos próprios limites que a coletividade impõe aos  indivíduos. 
Questão 3/5 - Fundamentos de Sociologia
O estudo de Durkheim recoloca a centralidade da anomia comum problema grave das sociedades complexas. No entanto, seu foco de análise restringe as causas desse problema a frouxidão dos valores e ensinamentos morais, deixando de considerar a relação entre os processos anômicos e o modelo de civilização vigente. 
Considere os estudos realizados e marque alternativa que melhor define o conceito de anomia segundo Durkheim.
Nota: 20.0
	
	A
	Refere-se as leis positivas, as regras de trânsito, ao conjunto normativo do ordenamento jurídico da sociedade.
	
	B
	Anomia diz respeito ao conjunto de leis vigentes dentro das sociedades simples, como as indígenas.
	
	C
	São leis de caráter teônomo, que derivam das leis religiosas, princípios sagrados que orientam a vida social nas sociedades complexas.
	
	D
	Designa um estado de ausência de regras e normas na sociedade, o que a leva a um estado de desordem e falta de coesão social.
Você acertou!
Anomia: designa um estado de ausência de regras e normas na sociedade, o que a leva a um estado de desordem e falta de coesão social. Nesse estado, os laços que prendem o indivíduo ao grupo estão enfraquecidos, e o indivíduo passa a pensar de maneira mais particular, sem levar em conta as regras, normas e imperativos dados pela coletividade (Durkheim, 1983b; Johnson, 1997). (livro-base, p. 68).
 
Questão 4/5 - Fundamentos de Antropologia
Sobre a concepção de Malinowski, conforme o artigo: Observação Participante (presente em seu Roteiro de Estudos), assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A síntese defendida por Malinowski é a de que a construção da descrição dos costumes e das práticas de um povo deve ser reduzida de forma independente e isolada.
	
	B
	Os processos socioculturais são independentes entre diversos sistemas (legais, econômicos, religiosos etc.).
	
	C
	Malinowski não aborda a questão relativa a processos socioculturais interdependentes.
	
	D
	Malinowski defende que a construção da descrição dos costumes e das práticas de um povo não pode ser reduzida de forma independente e isolada.
Você acertou!
R: Correta, conforme o conteúdo estudado.
Questão 5/5 - Fundamentos de Antropologia
O funcionalismo foi responsável por promover grandes mudanças na antropologia, em especial devido a consolidação do trabalho de campo como método por excelência do entendimento antropológico. Partindo deste princípio assinale V para verdadeiro e F para falso:
(_) A coleta de dados in loco já era praticada pelos difusionistas, mas com Malinowski foi sistematizado um método próprio de coleta e registro de informações.
(_) A qualidade de estrangeiro do antropólogo jamais permite uma imersão profunda na sociedade estudada, uma vez que ele é um mero observador daquela realidade.
(_) O trabalho de campo requer a descrição exaustiva dos fatos coletados, prevendo a distinção entre o que as pessoas dizem que fazem e o que elas efetivamente fazem. Em outras palavras, cabe ao observador diferenciar níveis diferentes de uma sociedade, como o ideal e o real.
(_) A principal preocupação do etnógrafo em campo deve ser com o registro das narrativas, pois cada ancião é uma “enciclopédia viva” da realidade.
(_) O trabalho de campo é solitário, pois, cabe ao etnógrafo se distanciar da sua sociedade para realizar o processo de imersão no cotidiano do outro.
 
Assinale a alternativa correta
Nota: 20.0
	
	A
	V-F-V-F-F
	
	B
	V-V-F-V-V
	
	C
	F-V-F-V-V
	
	D
	V-F-V-F-V
Você acertou!
O funcionalismo não deu origem ao trabalho de campo, pois, este já havia sido realizado. Entretanto, seu mérito foi, a partir da obra de Malinowski, estabelecer um método próprio de coleta e descrição exaustiva dos dados. Para Malinowski o pesquisador deveria imergir na sociedade nativa e, para tanto, desvincular-se de sua própria sociedade. O tempo para a realização do trabalho deveria ser prolongado, somente assim o pesquisador poderia entender as múltiplas dimensões da realidade, como o modelo ideal (o que as pessoas dizem que fazem) e o real (aquilo que efetivamente fazem). A coleta das narrativas era um elemento importante, mas não o único, pois, a vivência do pesquisador naquela realidade (observação participante) era indispensável.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.