Buscar

AvaliaçãoConsultoria interna de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV_201702022889 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201702022889 - RAFAELE ALESSANDRA DE ARAUJO DE SOUZA 
	Professor:
	JOAO LUIZ CARVALHO ROCHA DE OLIVEIRA
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 23/11/2017 16:06:08 
	
	 1a Questão (Ref.: 201702797207)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Algumas das mais importantes empresas do Brasil e no mundo têm adotado o modelo de gestão de RH que comporta uma consultoria interna, de modo a proporcionar a maior aproximação dessa área com os seus clientes internos. Cite dois objetivos da consultoria interna de RH.
		
	
Resposta: Identificar o problema do cliente, analisar, formular o diagnósico e propor uma solução.
	
Gabarito: 1) Prover a organização de informações descentralizadas; 2) Oferecer melhor atendimento ao seu Cliente Interno, indo ao encontro das reais necessidades de seus colaboradores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702179538)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Explique a relação entre as estratégias de negócio e a estratégica específica da área de recursos humanos.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: A estratégia de longo prazo adotada por uma empresa irá requerer uma estratégia específica da área de recursos humanos, que será traduzida em prioridades e detalhada em um plano de ação. As ações ou atividades a serem implementadas por RH deverão ser definidas e implementadas de forma a assegurar a direta contribuição para a realização da estratégia de negócio.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702254269)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com base nos estudos realizados em nossa disciplina, O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de: 
		
	
	 identificar as necessidades do cliente e propor soluções e recomendar a troca de colaboradores que estejam aptos a gerar resultados para a empresa
	
	identificar as necessidades do cliente, Formular e propor soluções e realizar ações pertinentes 
	
	identificar as necessidades do cliente, Formular e propor soluções e recomendar ações pertinentes
	
	identificar as necessidades do cliente e realizar ações estratégicas que viabilizem o crescimento da empresa
	
	identificar as necessidades do cliente e propor soluções e troca de funcionários para viabilizar o crescimento da empresa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702261953)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais,usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Essas características se referem ao tipo de Consultoria:
		
	
	organizacional
	
	exclusiva
	
	interna
	
	associada
	
	externa
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702121944)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São objetivos da consultoria interna, exceto:
		
	
	Tomar decisões estratégicas 
	
	Sugerir melhorias 
	
	Formular pareceres 
	
	Realizar diagnósticos 
	
	Propor soluções para os problemas identificados 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702121530)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza um destes RISCOS:
		
	
	Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	
	A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar os sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.
	
	O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial, o consultor interno conhece e tem maior chance de resolver com presteza e agilidade.
	
	O consultor interno de RH é um funcionário e conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a presença constante do consultor no local do trabalho.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702593668)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A implantação de um processo de Consultoria Interna de RH requer algumas diretrizes para sua eficácia. Assinale a alternativa INCORRETA. 
		
	
	Desburocratização e racionalização.
	
	Definição do papel do Consultor Interno.
	
	Políticas de RH bem definidas
	
	Acompanhamento constante.
	
	Centralização das decisões no RH.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702254314)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Observamos no conteúdo estudado sobre a visão estratégica da nova área de RH e suas implicações para a implantação da Consultoria Interna de RH. Fica evidente que neste início de século, a economia de mercado segue evoluindo, e as empresas são desafiadas a expandir para assegurar a continuidade nesse contexto.
Com base na exposição realizada, assinale a opção que NÃO atende ao enunciado.
		
	
	Trabalhar no intuito de garantir resultados satisfatórios ante os desafios da mudança referida anteriormente reside justamente na qualificação, na conscientização e no comprometimento dos colaboradores com os objetivos e as metas empresariais.
	
	Aguçar a visão gerencial, tornando-a mais sensível e perspicaz quanto aos aspectos mutáveis e conflitantes do ambiente, é um aspecto prioritário a se considerar em uma organização empresarial. Nesse empenho, torna-se evidente a prevalência da gestão de pessoas, entendidas como a nova riqueza da organização, agora sob o enfoque estratégico.
	
	Especial atenção deve ser dada à competência dos dirigentes, em geral, e particularmente do responsável pela condução das atividades da função de RH. Os conhecimentos desses dirigentes, cada qual em sua área de especialização, deverão ser sempre atualizados.
	
	Inserir normas e políticas de trabalho no cotidiano das organizações, o que orienta os colaboradores a realizar a atividade correta, não sendo a aptidão individual o diferencial necessário e esperado pelas pessoas que trabalham na organização.
	
	A moderna gestão de pessoas precisa assumir políticas que promovam esse envolvimento de cada um e de todos nesse esforço que pede a otimização das competências. A adoção da consultoria interna de RH na moderna gestão de pessoas é justamente a força impulsionadora desse processo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702121660)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	" A ajuda do consultor interno não se limita ao esclarecimento de dúvidas e a formulação de opções para a solução de problemas específicos¿. A consultoria interna poderá realizar:
		
	
	Implementação de projetos de contabilidade 
	
	Implementação de auditorias da qualidade
	
	Elaboração e implementação de projetos de RH nasáreas clientes 
	
	Elaboração e implementação de projetos de marketing 
	
	Elaboração de plano financeiro para a diretoria 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702762927)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao longo do processo de implementação de uma Consultoria Interna de RH, devemos estar atentos à questão da manutenção do processo. Como isso ocorre? 
		
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto os colaboradores estão se envolvendo todos os dias na Consultoria. 
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o pessoal do RH é bem visto por ter tido a ideia da Consultoria. 
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto a equipe de direção valoriza a Consultoria. 
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o gestor assume as decisões tomadas na Consultoria. 
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o processo da Consultoria Interna de RH está cumprindo a sua finalidade.

Outros materiais