Buscar

Aol 1 Gestão e Organição de Eventos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
A diversidade de tipos de eventos existentes, com diferentes características, também lhes atribui variadas formas de classificações. Em relação a classificação dos eventos, é correto afirmar que:
	
	a.
	Uma das formas de classificação dos eventos é segundo a área de interesse, e como exemplo podemos citar os eventos artísticos, científicos, turísticos, culturais e governamentais.
	
	b.
	Os eventos também podem ser classificados segundo o seu público alvo, que considera o número de participantes que participam do evento.
	
	c.
	A classificação dos eventos segundo à sua área de interesse considera apenas os eventos artísticos, culturais, empresariais e governamentais.
	
	d.
	Os eventos podem ser classificados segundo à sua finalidade, onde podem ser subdivididos em eventos fechados ou eventos abertos.
	
	e.
	Os eventos também podem ser classificados de acordo com a sua finalidade, onde podem ser: Institucionais, com fins mercadológicos onde visam promover produtos ou serviços de empresas, pessoas ou governos; ou promocionais, onde tem como objetivo criar ou fortalecer a imagem de uma empresa, personalidade, entidade ou governo.
1 pontos   
PERGUNTA 2
O desenvolvimento e histórico dos eventos foram influenciados pelas mudanças que ocorriam na sociedade ao longo dos séculos. Sobre o histórico dos eventos, é incorreto afirmar que:
	
	a.
	Com a consolidação da ocorrência de eventos como concílios religiosos, congressos e conferências de enfoque político, e eventos esportivos, surgiram as primeiras noções de ações relacionadas a infra-estrutura, organização e hospitalidade, tão necessárias e imprescindíveis para a realização de tais eventos.
	
	b.
	Os tipos de eventos conhecidos como congressos, conferências, festas e feiras começaram a surgir ainda na Idade Antiga (3.500 a.C. – 476 d.C.).
	
	c.
	Concílios religiosos, congressos e conferências de enfoque político, e eventos esportivos não são exemplos de tipos de eventos que surgiram e se consolidaram no fim da Idade Antiga, com a expansão do Império Romano.
	
	d.
	As festas Saturnálias tiveram início em 500 a.C., e deram origem as atuais festas de Carnaval, com representações do folclore e de desejos dos cidadãos greco-romanos.
	
	e.
	Os eventos conhecidos como feiras estavam em seu início na Idade Antiga, e ocorriam em festividades religiosas e dias santos, em torno de castelos e mosteiros.
1 pontos   
PERGUNTA 3
Existem diversas formas de classificação dos eventos, através de critérios específicos, e sobre este tema é incorreto afirmar que:
	
	a.
	b. Uma das formas de classificar os eventos é segundo a sua periodicidade, onde podem ser classificados em locais, regionais ou nacionais.
	
	b.
	Os eventos podem ser classificados quanto à sua dimensão, considerando o número de participantes envolvidos, onde podemos classificá-los em: pequeno (até 150 pessoas), médio (entre 150 a 500 pessoas), grande (entre 500 a 5.000 pessoas) e megaevento (mais de 5.000 pessoas).
	
	c.
	A classificação dos eventos também pode ocorrer segundo a sua abrangência, onde podem ser classificados em locais, regionais, nacionais ou internacionais.
	
	d.
	Os eventos podem ser classificados em Institucionais ou Promocionais, levando em conta a sua finalidade.
	
	e.
	Os eventos podem ser classificados de acordo com sua periodicidade, onde podem ser: esporádicos, que são previamente programados, porém podem ocorrer de forma ocasional; periódicos, realizados em um período ou data fixa; e de oportunidade ou móveis, onde ocorrem de acordo com um calendário móvel ou com o interesse da entidade que o organiza.
1 pontos   
PERGUNTA 4
Em relação aos conceitos gerais utilizados para definir o termo Eventos, é correto afirmar que:
	
	a.
	Os eventos não englobam ações previamente estabelecidas com o objetivo de criar conceitos ou estabelecer e recuperar a imagem, seja pelo lançamento de produtos ou apresentação de um individuo, empresa ou entidade.
	
	b.
	Atos comemorativos, sem fins lucrativos e com ações previamente organizadas para tais fins, não podem ser considerados eventos.
	
	c.
	As atividades de lazer e entretenimento não são favorecidas pelos eventos, pois estes não conseguem atrair novos investimentos e melhorias a este setor.
	
	d.
	Os eventos são capazes de trazer novos investimentos para uma determinada região, além de promover o empreendedorismo local.
	
	e.
	Os eventos não têm a capacidade de influenciar a opinião pública.
1 pontos   
PERGUNTA 5
Para compreendermos o campo dos eventos e seu dinamismo, é preciso conhecer um pouco sobre como eles surgiram e se desenvolveram ao longo do tempo. Sobre o histórico dos eventos, é incorreto afirmar que:
	
	a.
	Entre os registros dos primeiros eventos na história, ocorridos na Idade Antiga (3.500 a.C. – 476 d.C.), podemos destacar os Jogos Olímpicos, que foram realizados pela primeira vez por volta de 776 a.C., em Olímpia, na Grécia.
	
	b.
	Na China Antiga, a importância de determinar o “lugar- hora- oportunidade” para tratar de assuntos como poesia e filosofia foram fundamentais para o surgimento dos eventos.
	
	c.
	No Egito Antigo o surgimento dos eventos ocorreu através da realização de cerimônias oficiais e religiosas para o faraó e a corte real, além da existência dos famosos rituais funerários, onde ocorriam os processos de mumificação.
	
	d.
	Os eventos começaram a ocorrer desde o surgimento das sociedades primitivas, provavelmente a partir da necessidade dos seres humanos de conviver em grupo, com fins de socialização, comemorações, homenagens, manifestação de emoções ou para o simples lazer.
	
	e.
	Os Jogos Olímpicos eram eventos sem grande importância, tanto que mobilizava um pequeno fluxo de pessoas para a cidade sede, e podiam ocorrer livremente combates entre povos e cidades.
1 pontos   
PERGUNTA 6
Em relação ao histórico e surgimento dos eventos durante as Idades Média, Moderna e Contemporânea, é correto afirmar que:
	
	a.
	Com a chegada da Idade Contemporânea (1789 até os dias atuais),as dinâmicas sociais, religiosas e políticas se tornaram cada vez menos complexas, e os tipos de eventos passaram a ser menos variados.
	
	b.
	As feiras, eventos que ganharam destaque durante a Idade Média, não propiciavam um grande deslocamento de pessoas e o contato com itens de outras culturas e povos, através da troca de mercadorias locais e importadas de outras regiões.
	
	c.
	Apesar da intensificação e expansão da globalização, das economias de mercado e das ciências, não houve o surgimento de novos eventos e o aprimoramento e ampliação de alguns já existentes, como feiras, exposições e congressos técnico-científicos, durante a Idade Contemporânea.
	
	d.
	Durante a Idade Média (476 d.C. – 1453 d.C.) os eventos não sofriam forte influência da Igreja, e os concílios e representações teatrais com enfoque religioso não eram tipos de eventos comuns à esta época.
	
	e.
	A Revolução Industrial, que ocorreu durante a Idade Moderna (1453 – 1789), intensificou a ocorrência de eventos dos tipos técnico-científicos, congressos, concílios e feiras, além de dar origem as Exposições Universais.
1 pontos   
PERGUNTA 7
De acordo com suas características, os eventos podem ser classificados em diversos tipos, e sobre este tema é correto afirmar que:
	
	a.
	O brunch é um tipo de evento que consiste em uma exposição itinerante sobre os mais variados temas.
	
	b.
	Os coquetéis consistem em um tipo de evento bastante formal, com caráter informativo, e que devem ter longa duração, no mínimo maior que 2 horas.
	
	c.
	O brainstorming é um tipo de evento que tem por objetivo reunir pessoas para estimular a produção de idéias, que são emitidas de forma livre para serem discutidas e analisadas.
	
	d.
	Nas assembléias, eventos que tem como principal objetivo debater temas de interesse de grupos, classes profissionais, países, regiões ou estados, a participaçãodo publico é livre, onde eles podem dar contribuições e não serem apenas ouvintes.
	
	e.
	Os concílios caracterizam-se em uma discussão para defesa de pontos de vista entre 2 pessoas, com coordenação de um moderador, e podem ser abertos ao público ou transmitido por meio de mídias.
1 pontos   
PERGUNTA 8
Sobre a definição dos diversos tipos de eventos existentes e suas peculiaridades, é incorreto afirmar que:
	
	a.
	Bastante utilizadas na área educacional, as oficinas são tipos de eventos baseados em atividades que proporcionam a construção do conhecimento.
	
	b.
	As palestras são tipos de eventos em que temas aleatórios são apresentados a um grande número de pessoas que não tem nenhum conhecimento sobre o assunto exposto.
	
	c.
	O evento denominado de Salão visa à promoção institucional por meio de divulgação e informação sobre produtos, para criar uma imagem positiva da instituição realizadora.
	
	d.
	Os eventos denominados como visitas ou open day consistem em reuniões para demonstrar métodos, sistemas e materiais de uma empresa a determinado público.
	
	e.
	Entre as vantagens proporcionadas pelos eventos do tipo Videoconferência ou Teleconferência temos o encurtamento de distâncias, a racionalização dos debates, troca mais rápida de informações e menor investimento.
1 pontos   
PERGUNTA 9
Sobre os tipos de eventos e suas principais características, é incorreto afirmar que:
	
	a.
	As exposições têm como intenção expor de forma pública produções artísticas, industriais, técnicas ou científicas, com ou sem objetivo de venda.
	
	b.
	Os desfiles são eventos promovidos para apresentação de produtos por parte de confecções, e para serem bem sucedidos, devem ser organizados realizando uma escolha correta de convidados, de produtos, demonstradores, trilha sonora e artigos de divulgação.
	
	c.
	Os congressos são eventos promovidos por entidades associativas para debate de assuntos ligados a determinado ramo profissional, e podem ocorrer em diferentes âmbitos, além da possibilidade de terem enfoques técnicos ou científicos.
	
	d.
	Os fóruns são reuniões para debate livre com participação efetiva de numeroso público, a fim de obter informações e consensos sobre temas de interesse.
	
	e.
	Os eventos em que a imprensa questiona representantes ou especialistas de empresas, entidades ou governo sobre determinado tema são chamados de conferências.
1 pontos   
PERGUNTA 10
Sobre a definição do conceito de eventos, marque a alternativa incorreta:
	
	a.
	Os eventos são quaisquer acontecimentos que ocorrem sem nenhum prévio planejamento de ações, atividades e metas.
	
	b.
	Os eventos também podem ser definidos como atividades profissionais exercidas por meio de um projeto com etapas prévias de pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e implantação, com um público alvo definido a ser atingido, através de metas e resultados pré-estabelecidos.
	
	c.
	Não existe uma conceituação única e permanente do termo eventos, pois esta definição está bastante relacionada ao setor profissional no qual o evento está inserido.
	
	d.
	De forma geral, os eventos podem ser de cunho social, cultural ou corporativo, com ou sem fins mercadológicos.
	
	e.
	Os eventos podem ser definidos como um conjunto de atividades previamente definidas, de forma sistemática ou não, que tem por objetivo reunir pessoas para participar de forma efetiva ou como espectadores de tais atividades.

Outros materiais