Buscar

PORTFOLIO RELATO DE EXPERIENCIA

Prévia do material em texto

RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA UNIVERSIDADE UNINTER
	A ed​​ucação a distância nos exige autonomia, que segundo Cortelazzo (2003, p.20) é “ a habilidade de se responsabilizar por sua própria aprendizagem” ou seja somos nós quem nos responsabilizamos por nossas escolhas e determinação, adquirindo a chave para nosso conhecimento.
 A educação a distância EAD como chamamos, é algo que surgiu a muito tempo, por vezes pensamos que está diretamente ligada ao uso de computador e internet e de que é algo novo na história da sociedade, porém segundo Chaney (2006, p.12) citado por Cortelazzo (2003, p. 37):
O ensino por correspondência começou na Alemanha com dois professores, Charles Toussaint (francês) e Gustav Langenscheidt (alemão), que estabeleceram uma escola de línguas em Berlim. A autora também menciona Isaac Pitmann, um inglês que ensinava taquigrafia por correspondência em 1840 em Bath, na Inglaterra. Em um artigo, Huebner e Wiener(2001) descreveram o evento mais antigo encontrado sobre EAD. Esse evento refere-se a iniciativa de Anna Ticknor, que em 1873 propiciou educação por correspondência a aproximadamente 10 mil mulheres, em Boston, ao criar uma sociedade que oferecesse oportunidades educacionais a mulheres de todos os níveis sociais.
Sendo que nos exemplos citados acima Huebner e Wiener não referiram-se a educação EAD mas sim ao ensino a distância por se tratar de envio de material impresso sobre determinados conhecimentos. 
E assim prosseguiu o ensino a distância, por meio de televisores, rádios, teleaprendizagem, teleconferência, chegando hoje a internet, a qual é uma das maneiras mais utilizadas para se fazer o ensino EAD.
Surgindo assim instituições especializadas em formação de alunos pela Educação à distância, a qual tem se mostrado cada dia mais explorada e procurada pelas pessoas devido à algumas facilidades que a mesma apresenta. 
Iniciamos o estudo EAD no ano de 2014 na Universidade Uninter na cidade de Venâncio Aires no curso de Pedagogia, onde no início foi algo diferente é até um pouco assustador como é para todos iniciantes em uma universidade. 
Eu Érica já havia concluído um ano do curso de pedagogia em uma Universidade presencial e eu Cristiane já sou formada em Técnico de Enfermagem também em uma Universidade presencial. Devido a isto para nós tudo foi novo e diferente tanto nas aulas quanto na maneira de estudar. Tivemos de buscar mais informações para a produção dos trabalhos, para entender melhor o sistema EAD, e para isto tínhamos o auxílio das tutoras as quais estão sempre dispostas a ajudar e esclarecer nossas dúvidas.
A educação a distância nos deu diversas possibilidades e foi por isso que escolhemos esta modalidade para dar continuidade aos nossos estudos. Escolhemos o ensino a distância não apenas por poder decidir a melhor hora para estudar, ou por organizar o tempo da maneira que preferirmos, escolhemos também por se tratar de algo que exige muito de si mesmo, é desafiador. Foi necessário primeiramente responsabilidade e comprometimento caso contrário não saberíamos como administrar o tempo e não nos dedicaríamos o suficiente para alcançar nosso objetivo de sermos Professoras/Pedagogas competentes.
Um dos motivos que também nos levou a escolher a educação a distância foi o de poder fazer uma faculdade de qualidade assim como as faculdades presenciais porém com um custo menor. Um fato muito importante também foi de haver mais vagas no Prouni, sendo assim tivemos mais chances de concorrer a uma bolsa de estudos e hoje nos dedicamos e nos sentimos ainda mais motivadas por não pagarmos nada com a bolsa de estudos que temos.
A educação a distância nos oferece uma aula presencial por semana, assim não passamos pelo desgaste de viajar por horas e todos os dias para chegar a universidade. Sendo também que o estudo EAD propicia acessar os materiais a qualquer hora do dia e conforme nossa necessidade, assim escolhemos a melhor hora para ler os livros, acessar artigos e outros. Mas claro sempre é preciso comprometimento, se fazer presente nas aulas presenciais e manter-se atualizada e em constante aprendizagem.
São diversas as tecnologias que podemos utilizar para a modalidade de ensino EAD como por exemplo: TV, computadores, celulares. Estes mecanismos nos dão suporte para assistirmos a aula presencial transmitida no polo de apoio presencial uma vez por semana, vídeo aulas que podem ser acessadas a qualquer hora do dia, chats para tirar dúvidas online, fóruns os quais são usados para discutirmos questões isoladas como por exemplo os estudos de caso, livros didáticos online direcionados a aprendizagem e conteúdo das disciplinas, radio web online com explicações sobre conteúdos e esclarecimento de dúvidas, AVA e ÚNICO: portais acessados pela internet no qual são disponibilizados os materiais, grade de horários, notas e outras funções para auxílio do aluno. 
Com todas estas possibilidades cabe ao aluno do curso EAD ser comprometido e principalmente dedicado, não basta apenas ir as aulas ou apenas ler os livros, é necessário o conjunto todo, assistir aulas, ler os livros quantas vezes for necessário para entender o conteúdo, ler artigos, fazer trabalhos e provas, e tudo que possa auxiliar no desenvolvimento e conhecimento do aluno, pois diferente de uma faculdade presencial que por vezes você tem tudo em mãos na educação a distância você precisa correr atrás, buscar conhecimentos para entender o que lhe é solicitado.
Nossa caminhada acadêmica está sendo muito proveitosa pois com o passar das UTAs adquirimos conhecimento, experiências e nos tornamos mais críticas e reflexivas. Estamos chegando ao último ano de formação e com nossos objetivos se encaminhando para serem alcançados, não foi fácil como muitas pessoas pensam, mas foi algo que nos fez crescer e aprender muito, além de pedagogas nos tornamos pessoas mais autônomas e comprometidas

Outros materiais