Buscar

Exercício Revisão AV 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Um caso emblemático de Gestão para pequenos negócios é o do pipoqueiro Valdir, 41 anos. Apostando em qualidade, criatividade e atenção ao consumidor, Valdir conquistou seu espaço no mercado, e conseguiu se firmar como o melhor pipoqueiro do Brasil. Ficou conhecido, e hoje ministra palestras para grandes corporações, entre elas a Microsoft, Banco Bradesco e Petrobrás. O pipoqueiro é reconhecido pela forma como administra seu negócio. As inovações renderam a ele o reconhecimento em todo o país e até mesmo fora dele. O seu trabalho já foi capa de um jornal na França. 
	Fatores de Sucesso: Cultura Organizacional com Foco nos Processos Administrativos
	Cenários Econômicos e Demonstrações Financeiras
	Criatividade em Gestão
	Inovação em Gestão
	Vantagem Competitiva
	Competitividade e Resultado
2- Os sistemas computacionais são ferramentas úteis para o nosso trabalho e entretenimento, mas e se eles pudessem realmente nos tornar mais saudáveis, encontrar curas de doenças, ajudar em nossas rotinas e até mesmo planejar um casamento? É isso que a era da computação cognitiva nos reserva. Um bom exemplo disso é o IBM Watson, que pode fazer tudo isso de maneira bem ágil. Ele pode, por exemplo, interpretar dados não estruturados vindos da web (em qualquer formato, seja vídeo, texto ou foto), como faz um ser humano, mas com a velocidade de uma máquina com tecnologia de ponta. É daí que vem o nome de computação cognitiva, já que a cognição é o processo por meio do qual nós adquirimos conhecimentos a partir dos nossos sentidos. Esses dados sem ordem lógica representam 80% dos conteúdos da internet atualmente. Eles foram criados por humanos para outros humanos, por isso, sistemas comuns não conseguem interpretar as informações com a mesma eficiência. À sua maneira, o IBM Watson pode pensar, graças a algoritmos complexos de inteligência artificial baseados em redes neurais e na tecnologia de aprendizagem chamada deep learning. Por dia, 2,5 bilhões de gigabytes de informações da web são processadas para que ele se torne ainda melhor. A interação com o IBM Watson pode ser por texto ou voz, ele pode compreender comandos em linguagem natural. Diferentemente de outros sistemas, ele tem a capacidade de interpretar o contexto das situações. Ou seja, é como se você estivesse conversando com um assistente que tem super-poderes, bem ao estilo Jarvis, do Homem de Ferro. Conforme os humanos interagem com o IBM Watson, o sistema aprende mais e mais sobre o complexo processamento de linguagem. Ele varia de idioma para idioma, mas se baseia em três pilares: gramática, estrutura e relação de palavras. É por isso que o IBM Watson sabe que a manga da sua camisa não é uma fruta e o banco da praça não é uma instituição bancária. Essa capacidade de entender o que é dito pelos humanos, e não apenas converter voz em texto, é o principal diferencial do IBM Watson em relação à Siri, do iPhone.
Aspectos:
I-Avaliar as estratégias propostas pelos membros da organização, mensurando os possíveis impactos decorrentes da decisão tomada.
II- Consolidar projetos em organizações, concluindo as etapas de elaboração e implementação.
III- Atuar como consultor em gestão e administração, elaborando pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.
IV- Desenvolver autonomia de aprendizagem através de práticas de estudos independentes, visando progressiva autonomia profissional e intelectual. 
3- Há 30 anos, um erro histórico da Coca-Cola. Em 1985, a empresa abandonou uma fórmula consagrada por 99 anos e introduziu a 'new Coke': foi a pior decisão possível. Um dos maiores fracassos da história do marketing, a introdução da “nova Coca-Cola”, nos Estados Unidos, está completando 30 anos. Em 1985, enfrentando queda nas vendas e a concorrência cada vez mais feroz da Pepsi no mercado americano, a Coca-Cola decidiu que era melhor mudar o produto do que simplesmente buscar uma nova forma de se comunicar com o cliente. Resultado: a empresa abandonou uma fórmula consagrada por (até então) 99 anos e introduziu a “new Coke”. Foi a pior decisão possível. Na semana passada, a Coca-Cola voltou a tratar do assunto em seu blog corporativo. O dia 23 de abril virou um dia de infâmia na história da Coca-Cola. Apesar de o projeto ter sido um fracasso absoluto, tendo durado exatamente 79 dias, a empresa vê o episódio como um aprendizado. Em 11 de julho de 1985, a fórmula tradicional da Coca-Cola voltou ao mercado, com o nome Coca-Cola Classic, ainda vendida ao lado da “New Coke”, que acabou sendo retirada de circulação discretamente. Embora muitos considerem o caso da “nova Coca-Cola” como o maior fracasso global de marketing do século 20, a empresa alega que não resolveu simplesmente mudar o sabor de um dos produtos mais reconhecidos no mundo sem antes pensar muito. A nova Coca-Cola foi aprovada por 200 mil consumidores, que declararam em testes gostar mais do novo produto do que do tradicional. No entanto, a companhia admite que esse movimento radical não levou em consideração um fator importante: os laços afetivos que os consumidores têm com a marca. Foi a partir deste momento que a empresa começou a entender que o relacionamento com a Coca-Cola não é apenas de consumo, mas também tem um lado emocional. Para se ter uma ideia do efeito da mudança nos EUA, um cidadão do Texas entrou em pânico e gastou US$ 1.000 em latas de Coca-Cola tradicional, estocando soda suficiente para vários anos.
4- Características:
 a-O empreendedor assume desafios e responde por eles. O comportamento aqui é procurar e avaliar alternativas para tomar decisões, buscar reduzir as chances de erro, aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
b-O empreendedor tem a característica de melhorar continuamente seu negócio ou seus produtos, satisfaz e excede as expectativas dos clientes, cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.
c- A atitude empreendedora aparece quando o empreendedor traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso, atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados, coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.
d- O empreendedor compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo (com data pré-definida). Assim, o empreendedor: persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo, tem clara visão de longo prazo e cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado.
e- Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.
f- A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.
g- Em outras palavras, é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Quem investe em uma gestão de pessoas e uma cultura corporativa de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividades.
h- É muito importante deixar bem claro quais são os valores, visões e ideias em que a organização acredita. Se alguns funcionários não estiverem diretamente ligados à cultura organizacional, podem acabar tendo comportamentos incompatíveis com o que sua empresa deseja transmitir. E sendo representante da empresa, qualquer colaborador desalinhado é suficiente para causar uma má impressão do negócio. Por isso, a cultura organizacional deve estar presente e visível no dia-a-dia, envolvendo todos os setoresda empresa.

Outros materiais