Buscar

CIVIL PARTE 1 .

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O nascituro é o ser em potencial gerado no ventre materno até o momento que respire sem o auxílio materno. A doutrina discute acerca da aquisição de personalidade pelo mesmo, discursão essa que já era travada desde o código anterior. 
 teoria natalista-> defende a ideia de que a aquisição de personalidade acontece apenas com o nascimento com vida e o legislador se preocupa apenas em criar um sistema de proteção em favor daquele ser em potencial.
 teoria condicionalista-> defende que estamos diante de uma personalidade sujeita a uma condição, evento futuro e incerto qual sejam o nascimento com vida no que diz respeito aos direitos patrimoniais do nascituro na medida em que de imediato já são concedidos a ele alguns direitos da personalidade tais como o direito à vida pela punição do aborto, o direito a gestação saudável pela lei que assegura os alimentos gravídicos. 
 teoria concepcionista-> que defende que desde a fecundação o nascituro tem personalidade,argumentando que como o código prevê uma série de direitos a seu favor,como se extrai por exemplo dos artigos: 542 e 1798. É por que o nascituro possui capacidade de direito e por consequência tem personalidade na medida em que em nosso ordenamento apenas pessoas físicas ou jurídicas podem ser titulares de direito.

Outros materiais