Buscar

Alvará de Construção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PARA QUE SERVE O ALVARÁ 
DE CONSTRUÇÃO?
O alvará de construção nada mais é do que um documento emitido pelas prefeituras municipais atestando que o projeto de construção está atendendo a legislação vigente e que existe um responsável técnico pela execução da obra.
O Alvará de Construção pode variar de nome conforme a cidade, também sendo chamado de Alvará de Execução, Licença de Execução, Licença de Construção ou Demolição (conforme o caso).
Ele garante que a obra foi aprovada pelas autoridades técnicas do município quanto as questões urbanísticas legais, define um prazo e quem será o responsável por construir atendendo as questões de saúde, segurança e meio ambiente.
O alvará de construção deve ficar na obra para consulta da fiscalização ou para demonstrar a regularidade da obra para a vizinhança.
O QUE ACONTECE NA FALTA DO 
ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO?
Caso não haja o alvará, além de sofrer multas e embargar a obra, o proprietário do terreno assume a responsabilidade civil e criminal se qualquer ocorrência desagradável ocorrer como alguém se ferir ou se as construções vizinhas tiverem algum dano.
Os Conselhos Regionais de Engenharia (CREA) determinam a utilização de placas de obra com a identificação e contato do profissional responsável pela construção. Essa placa pode conter o número do processo de aprovação e do alvará de construção também para facilitar a identificação.
QUAIS OS PROCEDIMENTOS E OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTENÇÃO DO ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO?
Cada cidade tem uma hierarquia diferente, esse departamento pode ser a subprefeitura, secretaria regional, secretaria da habitação, departamento de planejamento, departamento de engenharia ou arquitetura.
Quem deve fazer o pedido de emissão é o responsável técnico pela execução (engenheiro, arquiteto ou técnico de edificações) munido dos documentos que a prefeitura solicitar como:
Último carnê do IPTU – para eles identificarem o código do imóvel;
Cópia de um título de propriedade (escritura, matrícula, formal de partilha) – para informar o atual proprietário do imóvel;
RG e CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel;
Cópias do projeto aprovado e do memorial descritivo da obra;
ART/RRT do responsável técnico pela execução, que pode ser diferente do responsável pelo projeto;
Comprovante de recolhimento de taxas de emissão.
QUANTO CUSTA PARA OBTER UM ALVARÁ 
DE CONSTRUÇÃO? HÁ ISENÇÃO?
Como o alvará de execução é um documento municipal, há prefeituras que não cobram nenhuma taxa pela sua emissão enquanto outras cobram fortunas.
Quanto a isenção, existem dois casos distintos:
Isenção de taxas: ocorre em situações previstas em leis em que a prefeitura abre mão do recolhimentos, como em caso de construções em regiões de baixa renda;
Dispensa de emissão: ocorre quando o alvará não é necessário, como no caso de pequenas reformas em que não há alteração de área construída ou mudanças estruturais (paredes, vigas e pilares). 
VALIDADE E RENOVAÇÃO DE ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO
Todo alvará tem um prazo de validade. Se a obra não for concluída neste prazo, o responsável técnico e o proprietário do terreno precisam solicitar a renovação antes do vencimento!
A obra só é considerada concluída quando um Certificado de Conclusão (conhecido como Habite-se) é emitido. No caso de demolição, você deverá solicitar o auto de conclusão da demolição.
RESUMINDO…
O alvará de construção então é:
 Um documento emitido pela prefeitura municipal autorizando o início da execução de uma obra;
 Está vinculado a um projeto aprovado e possui um responsável técnico;
 Tem prazo de validade e precisa ser renovado quando necessário;
 Cada prefeitura exige documentos e custos diferentes para sua emissão;
 A sua ausência pode resultar em multa e embargo da obra!
Fique atento e só construa com o alvará na mão!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais