Buscar

QUESTOES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - É comum em algumas empresas, um bom engenheiro ser promovido ao cargo de gerente; entretanto, também é normal este mesmo bom engenheiro ser um ruim gerente. Explique esse fenômeno com base na aula 7 que trata de autoconhecimento.
O engenheiro pode ser um excelente líder, pelo seu conhecimento técnico, pela sua capacidade de planejamento e acompanhamento, mas na gestão de coisas complexas, não tem o conhecimento necessário para a gestão.
2 - Nas organizações modernas, pelo que os gerentes são responsáveis?
Gabarito: Os gerentes são responsáveis pelo gerenciamento das equipes, fazendo com que o grupo alcance os objetivos e metas. 
3 - O que é o processo de comunicação?
Gabarito: É o processo em que há uma troca de informação entre locutor e interlocutor.
 4 - Porque é importante realizar a avaliação de desempenho?
A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparentes do que é esperado deles
5 - Foi dada uma determinada tarefa para uma equipe de 3 membros, entretanto observamos que um destes integrantes encontra-se ocioso. Explique, de acordo como o texto Intervenção efetiva na equipe, sugere resolver este problema.
Resposta: Verificar a causa da ociosidade ou se trata de motivos pessoais como desmotivação, cansaço, etc. , Estabelecer prioridades para que ocorra a mudança.
6 - De acordo com a teoria de Janis, citado por Aronson, Wilson e Akert, o que é mais importante do que examinar os fatos de modo realista?
Gabarito: Manter a coesão e a solidariedade do grupo.
7 - O que são e para que servem os Indicadores de Desempenho?
Resposta: Sevem para fornecer metas claras e objetivas, podendo tanto o profissional quanto o gestor se valer desta para um trabalho eficaz, eficiente e correto. Seguindo estes indicadores o profissional elabora e realiza melhor seu trabalho. São quantitativos.
8 - De acordo com a aula 8 - Autoconhecimento, como o estresse é causado?
Gabarito: Estresse é causado pela forma como enfrentamos e resistimos aos eventos diários.
9 - De acordo com a aula 9 - Liderança, como se chama a característica que um líder exerce quando influencia outros para alcançar resultados?
Gabarito: Poder
10 - Para Correa apud Chiavenato (2004, p. 195), o verdadeiro líder influencia seu público e leva adiante suas ideias. Para Gartner, líderes tão diferentes como Gandhi e Jack Welch - políticos, executivos, estadistas ou artistas - utilizam algumas alavancas para persuadir pessoas. Quantas e quais são estas alavancas?
Gabarito: São sete. A saber: Razão, pesquisa, ressonância, redescrições, recursos e prêmios, acontecimentos do mundo e resistências.
11 - Cite 3, dentre os 8, estágios da mudança, relatados por John Kotter.
Gabarito: Aumentar a urgência, Criar uma coalização orientadora, Acertar a visão, Comunicar para conseguir adesão, Fortalecer a ação, Criar vitórias em curto prazo, Consolidar ganhos, Ancorar a mudança em sua cultura.
12 - No contexto Gestão versus Liderança, relacione duas tarefas típicas relacionadas ao papel de gestores e duas tarefas típicas relacionadas ao papel de líderes:  
Gabarito:
Gestores: Lidam com complexidade / Produzem consistência / Planejam, organizam e designam pessoas / Enfatizam transações. Lidereres: Lidam e produzem mudança / Criam valores / Estabelecem direção e estratégia / Alinham pessoas com compromissos / Enfatizam transformações.
13 - Na aula 10 liderança vimos claramente o comportamento dos lideres. Com isso em mente diga qual a diferença entre um gestor e um lider?
Resposta: Gestores se preocupam em administrar situações complexas enquanto os lideres administram as mudanças.
14 - Na decisão grupal em diferentes tipos de tarefa, acredita-se que os grupos conseguem melhor resultado se trabalham em uma tarefa disjuntiva e confiam na pessoa que tem mais conhecimentos. Quais os fatores que podem fazer com que o trabalho de grupos seja inferior ao de indivíduos em tarefas disjuntivas? Explique cada um deles.
Gabarito:
Perda de processo – quando algum aspecto de interação do grupo impede a boa solução do problema. Falha na transmissão de informações exclusivas – Quando nenhum membro do grupo é especialista em todos os aspectos do problema e o grupo precisa conjugar os recursos. 
15 - Toda organização passa por mudanças de modo a se manter competitiva, assim é necessário haver um gerenciamento de mudanças, que se incia com o estabelecimento das metas de mudança, determinadas pelos objetivos a serem alcançados; é essencial coletar dados sobre os problemas e as possíveis ações indispensáveis para se alcançar as metas estabelecidas. Indique as principais ações que devem ser realizadas para o desenvolvimento alcançar as metas estabelecidas no gerenciamento de mudanças.
Gabarito: Em sua resposta o aluno deverá argumentar que o gerenciamento de mundaças exige uma postura crítica do gestor; O estebelecimento de um rol de conhecimentos que faltantes necessários ao cumprimento das metas; que o gestor deve discutir os assuntos problemáticos, políticos e críticos os os envolvidos; Ter clareza sobre quem se beneficia com a situação real para podetr atuar de modo mais efetivo.

Outros materiais