Buscar

Artigo Científico 2017 Versão 3

Prévia do material em texto

IIES - INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR
A UTILIZAÇÃO DO OUTSOURCING PARA ALAVANCAGEM NA COMPETITIVIDADE.
Amanda Domingues do Nascimento[1: Trabalho de conclusão da disciplina Gestão de Suprimentos e Logística, elaborado pelos alunos graduandos do curso de Administração de Empresas.]
Mariana Lopes Machado
Maria Carolina de Jesus Dantas Brito
Mirelly Fernanda Saturnino da Silva
Tayná Camargo de Moraes
Professor (a): Kamila Castro[2: Kamila Castro, kamilacastro@yahoo.com]
Resumo.
Outsourcing consiste na empresa contratar serviços de terceiros para prestar determinados serviços. Com o objetivo de buscar reduções de custos, flexibilidade, agilidade, tempo e por fim, maior qualidade no produto final. Surgindo desde a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, a terceirização ou também conhecido como outsourcing vem tomando conta de todo espaço empresarial. Não sendo diferente no Brasil, que inicia com as empresas de grande porte e multinacionais.
Atualmente, sob o impacto das novas tecnologias de gestão, as atividades empresariais já adotam o outsourcing em outros segmentos, além daqueles ligados à logística, tais como: operações relacionadas com processamento de dados, assistência jurídica, contábeis, e várias outras. De maneira positiva na adoção deste tipo de modalidade de contratação de serviços, é que se torna desnecessária a manutenção de uma equipe própria, assim reduzindo os gastos. Diante desta nova modalidade que está ganhando cada vez mais espaço, o presente estudo tem como objetivo, ressaltar os principais aspectos do outsourcing, buscando destacar toda a sua mudança no ramo empresarial.
Palavras-chaves: Outsourcing. Vantagem competitiva. Redução de custos.
abstract.
Outsourcing involves the company hiring third party services to provide certain services. With the objective of seeking cost reductions, flexibility, agility, time and finally, higher quality in the final product. Emerging from the Second World War, in the United States, outsourcing or otherwise known as outsourcing has taken over every business space. Not being different in Brazil, which starts with large companies and multinationals.
Nowadays, under the impact of new management technologies, business activities are already outsourcing to other segments, in addition to those related to logistics, such as data-processing operations, legal assistance, accounting, and many others. In a positive way in the adoption of this type of contracting of services, it is that it becomes unnecessary to maintain a staff of its own, thus reducing expenses. Facing this new modality that is gaining more and more space, the present study aims to highlight the main aspects of outsourcing, seeking to highlight all its change in the business sector.
Keywords: Outsourcing. Competitive advantage. Cost reduction.
Introdução.
Com a necessidade de melhorar cada vez mais os produtos/serviços, perante o mercado competitivo, surge à terceirização, que ganha destaque e se solidifica como uma das atividades mais eficientes.
Sabendo que, as empresas nos dias atuais buscam diminuir os custos e as responsabilidades trabalhistas, assim tendo uma relação de custo X benefício, o outsourcing vem com grande ênfase nestes recursos, para aumentar a produtividade e ganhar vantagem competitiva, focando sempre no produto final, não desperdiçando tempo.
No entanto, o presente trabalho tem como objetivo ressaltar as vantagens e desvantagens do outsourcing nos dias atuais, tal como a sua implantação no meio empresarial, assim avaliando os impactos causados por este recurso.
1 Surgimento do outsourcing.
No Brasil, conforme Queiroz (1998, p.63) a terceirização foi gradativamente implantada com a vinda das primeiras empresas multinacionais, principalmente as automobilísticas no início da década de 80. Essas fábricas adquiriam as peças de outras empresas, guardando para si a atividade fundamental de montagens de veículos. 
Desde aquela época até aproximadamente 1989, a terceirização era conhecida como contratação de serviços de terceiros e vinha sendo aplicada apenas para reduzir custo de mão de obra. As empresas utilizavam-se desse recurso simplesmente para obter algumas economias e gerar ganho de qualidade, eficiência, especialização, eficácia e produtividade.
As pequenas e médias empresas mais ágeis, percebendo o momento de mudança, aproveitaram-se da situação e começaram a conquistar parcelas significativas do mercado. Mas logo, as grandes organizações tiveram que, neste momento, buscar novas saídas que as colocassem novamente no mercado de forma competitiva. 
A partir daí, passou-se a transferir para terceiros a incumbência pela execução das atividades secundárias. Surge então o outsourcing, expressão em inglês, que significa terceirização, referenciado sempre pela concepção estratégica de implementação. (GIOSA 1997, p.13). 
“Segundo Sá et al. (1997), a terceirização ganha importância em um momento em que as empresas precisam racionalizar recursos, redefinir suas operações, funcionar com estruturas mais enxutas e flexíveis. Assim, ela se apresenta como um dos instrumentos de auxílio à reestruturação organizacional, ao incremento da produtividade e da competitividade e à busca da identidade e comprometimento com a vocação da empresa. ‘’
‘’Definida como uma abordagem de gestão que permite delegar a outras subcontratadas a responsabilidade por processos ou serviços até então realizados internamente à empresa (ENDERLE et al. 1997; FRANCESCHINI et al. 2003). ’’
2 TIPOS DE OUTSOURCING.
• Offshore outsourcing: a empresa migra para um fornecedor fora do país seus serviços de suporte de infraestrutura e desenvolvimento de softwares. Esse tipo de outsourcing é motivado, principalmente, por custos mais atrativos para a contratação de pessoal especializado. É necessário estar atento, neste caso, a falhas de comunicação e de adaptação cultural entre empresa e terceirizada.
• Onshore outsourcing: o processo de migração de serviços ocorre entre empresas alocadas no mesmo país, de forma que os ruídos na comunicação decorrentes de diferenças culturais são apagados.
• Outsourcing nearshore: é o processo de migração de serviços em que, apesar de a terceirizada se encontrar em um país diferente da empresa, os países são vizinhos ou em regiões muito próximas, de forma que a língua, a cultura e o fuso horário sejam semelhantes o suficiente para que não hajam problemas na comunicação e adaptação cultural.
• Outtasking: esta é a terceirização de tarefas que não se resumem a um serviço vinculado ao negócio, mas sim tarefas específicas da organização contratante. Neste caso, a função de controle é eliminada das responsabilidades da terceirizada, de forma que ela se responsabiliza apenas pela execução das tarefas.
3 Vantagens x Desvantagens.
Aquisição economicamente viável á curto prazo, mantendo a competitividade no mercado e simplificando os processos da empresa, para que a mesma atinja seus objetivos de forma eficaz. Concentram-se as principais competências empresariais, aumentando a qualidade do serviço e reduzindo a quantidade de pessoas necessárias na equipe de transportes. Assim treinando e capacitando seus profissionais, de forma em que as responsabilidades sejam divididas.
‘’Para Girardi (1999), as vantagens obtidas com a utilização do Outsourcing são a racionalização dos recursos, o foco na atividade principal, os ganhos de custos, o desenvolvimento econômico, a especialização por segmento, e a valorização dos recursos humanos’’.
‘’Moraes Neto (1997) defende como vantagens da terceirização: aumento dos mercados; controle de qualidade; diminuição de custos; diminuição de problemas de mão de obra; diminuição do ambiente físico; crescimento econômico; transformação dos custos fixos em variáveis; aumento do grau de especialização; liberação da capacidade criadora; e redução do imobilizado. ’’
Figura
 1: Vantagens obtidas com a terceirização
Fonte: “Outsourcing” como Ferramenta Estratégica de Gestão Empresarial,1 dez 2013
. 
Das empresas pesquisadas, nota se que foi possível ter maior foco no core business (atividade principal da empresa), redução do custo das operações e aumento da qualidade dos serviços prestados (Figura 1). Desta forma, pode se dizer que a terceirização pode ser utilizada como uma ferramenta estratégica de gestão empresarial, pois com maior foco na atividade principal, a empresa melhora a qualidade dos produtos/serviços prestados, cumpri metas estabelecidas e aumenta a sua competitividade no mercado.
Existem diversas definições para core business, mas a principal é que significa a parte central, principal de uma empresa, ou de uma área de negócios especificamente.  O principal objetivo do core business é fazer com que a organização explore sua maior vantagem competitiva, que se baseie em fatores importantes como seus clientes, produtos, tecnologia, mercado, para poder traçar estratégias a fim de expandir e manter seu negócio.
No entanto, as desvantagens para o trabalhador, pode-se indicar a perda do emprego, no qual tinha remuneração certa por mês, além da perda dos benefícios sociais decorrentes do contrato de trabalho e também o custo das demissões que ocorrem na fase inicial. 
Um dos principais riscos da terceirização é contratar empresas inadequadas para realizar os serviços, sem competência financeira, pois poderão trazer problemas principalmente de natureza trabalhista. 
‘’Outro risco é o de pensar na terceirização apenas como forma de reduzir custos, se esse objetivo não for alcançado, ou no final a terceirização não der certo, implicará no desprestígio de todo o processo. Martins (2001, p.46). ‘’
‘’Leiria (1992) cita de forma especifica, os aspectos negativos da terceirização como sendo: aumento de risco a ser administradas, dificuldades no aproveitamento dos empregados já treinados, mudança na estrutura do poder, falta de parâmetros de preço nas contratações escolha de iniciais, custo das demissões, relação com sindicatos, má parceiros, má administração do processo, aumento da dependência de terceiros. ’’
4 ÁREAS UTLIZADAS PELO OUTSOURCING.
Os números são positivos em termos de contratação dos serviços de mãos de obra e o motivo para se contratar são variados, que vão desde a rapidez nos treinamentos e na execução dos trabalhos até a relação custo e benefício, pois essa relação pode trazer uma economia que possibilitará um investimento em outro setor, por parte da empresa.
Portanto os tópicos abaixo apresentam algumas das áreas terceirizadas:
Segurança e portaria;
Limpeza e conservação;
Recepção e atendimento;
Recrutamento e seleção;
Consultoria e engenharia;
Serviços de alimentação e cafeteria, entre muitas outras.
5 Custos x Benefícios.
 Se tratando de custos, os do Outsourcing são variáveis, onde a empresa é capaz de manter o foco no seu produto principal, garantindo a qualidade e seus benefícios. Podendo ser substituído e direcionado a empresa que melhor se adaptar as responsabilidades e exigências contidas na avaliação e contrato dos terceiros. 
Buscando sempre diminuir gastos, principalmente com trocas de funcionários e recisões trabalhistas, as empresas se adéquam ao outsourcing, para fins lucrativos; assim a empresa terceirizada oferece otimização no processo produtivo, tendo esta o conhecimento necessário.
Análise realizada na Indústria Alimentícia de Farinha de Trigo pode-se, inicialmente, perceber tamanha diferença entre os custos que cada mão de obra traz a empresa. Sendo assim, foi feito cálculo de custo de cada mão de obra para a empresa. O valor usado como base foi o piso salarial previsto para a categoria da empresa, de R$ 611,60.
Tabela 1
: 
Demonstrativo de custos para a empresa.
Fonte: 
Análise comparativa entre contratação e terceirização
 
de mão de 
obra
 
um estudo de caso em uma indústria alimentícia
.
 P. 22-37, JAN./JUN. 2012
.
A diferença para o trabalhador efetivo é que esses terceirizados não recebem os benefícios. Os valores de férias e 13º são repassados às prestadoras de serviços e essa que repassa, posteriormente, ao trabalhador.
São apresentadas na Tabela 2 de forma sumarizada, as vantagens e desvantagens de cada modalidade de mão de obra: 
Tabela 2: Vantagens e Desvantagens
Fonte: 
Análise comparativa entre contratação e terceirização
 
de mão de 
obra
 
um estudo de caso em uma indústria alimentícia
.
 P. 22-37, JAN./JUN. 2012
.
Outro beneficio, é a qualidade e otimização do tempo, sabendo que cada parte cuidará da sua atividade de forma responsável, onde o tempo é mais fácil de serem gerenciados, os funcionários terceirizados tendem também ser mais experiente, o que facilita o processo produtivo, assim a empresa que opta pela terceirização reduzirá os custos e oferecerá um serviço eficaz.
6 VIABILIDADES do outsourcing.
É viável utilizar o Outsourcing quando a negociação da empresa contratante x empresa contratada trás vantagens. Ela está sendo utilizada por organizações como estratégia de gestão, como opção de modernização e posicionamento competitivo no contexto atual, e como forma de adequação às necessidades do mercado. 
A prática da terceirização não é novidade no mundo dos negócios e estão relacionadas com a qualidade, a competitividade e a produtividade. Com a terceirização, a empresa concentra-se no seu produto estratégico, naquilo que é capaz de fazer melhor, com competitividade e maior produtividade.
Com a terceirização a empresa não precisa se preocupar com a entrega e sim focar no seu produto final estratégico, obtendo um produto de melhor qualidade e gerando uma vantagem competitiva; quando uma empresa decide terceirizar ocorre à diluição dos custos diretos e indiretos, com isso a elevação do seu nível de eficiência.
7 CONTRATOS outsourcing.
A Responsabilidade trabalhista nos dias atuais passou por muitas mudanças dentro do âmbito empresarial, como uma grande parte das empresas decidiu terceirizar parte de suas atividades, podendo focar no seu objetivo principal e desenvolver um produto/serviço melhor.
Essas mudanças agregam valor para a empresa, porém o empregado que deve fazer parte do regime de Consolidação de Leis do Trabalho (CLT) acaba ficando inseguro, pois embora ele mantenha vínculo com aquela empresa, e receba de maneira correta, quando aquele contrato vencer a empresa pode buscar outra empresa para prestar seus serviços. 
7.1 – A duração desses contratos é variável e se diferenciam, segundo (Abraão, 2005) os contratos de terceirização tem duração entre cinco e dez anos, ou seja, são de longo prazo.
7.2 – “Cada vez mais frequente outsourcing mostra seu desempenho e sua eficiência na logística, para isso é importante que os contratos sejam bem elaborados, pois tal transferência de responsabilidade além de ter um custo elevado, pode levar uma empresa à falência. Trata-se, de fato, de um difícil trabalho de parceria que requer uma troca intensa de informações e contínua adaptação (Novaes, 2004). “
‘’Para alguns autores, a troca de operações e de parceria são alianças estratégicas, mantendo entre si um relacionamento de confiança e honestidade. Dessa forma os contratos devem conter cláusulas e condições contratuais que possam minimizar os riscos estratégicos e melhorar o alinhamento entre os objetivos das partes envolvidas, para o bom funcionamento dá Cadeia de suprimentos. (Barthelemy, 2003)’’
Os contratos logísticos são diferentes dos contratos de compras. Isto é, cada um tem seu comprometimento e suas técnicas.
‘’Contratos logísticos devem ser bem detalhados, e conter garantias para seus serviços, considerar eventualidades, multas por quebra de contrato, prazos estabelecidos, qualidade dos serviços, níveis de responsabilidade e autoridade; esses contratos precisam ser flexíveis para atender variáveis externas e incertezas de mercado, ou seja, a terceirização deve se adaptar as possíveis mudanças. Como as adaptações nesse tipo de contrato pode não pode ser unilateral, mudanças na relação entre o contratante e a contratada requerconsentimento mútuo. (Barthelemy Quelim, 2006). ‘’
8 Riscos com a utilização do outsourcing.
A estratégia do outsourcing não está isenta aos riscos inerentes, apesar dos benefícios apresentados por esse processo, às empresas devem avaliar os tais riscos e os custos a tal opção de estratégia.
‘’ Segundo (KAKUMANU; PORTANOVA, 2006), as empresas que se utilizam do outsourcing offshore estão sujeitas a riscos de diferentes tipos. Um destes riscos se refere à questão da segurança, bens e informações em propriedade de outras empresas, no exterior são muito mais difíceis de proteger. Os custos para garantir a segurança e reduzir esse tipo de risco podem ser muito altos, comprometendo as economias obtidas.’’
A empresa está sujeita a correr um risco relacionado à qualidade do pessoal e do trabalho, como problemas de atraso ou uma baixa qualidade que se agravam de acordo com a dependência da transportadora na obtenção do serviço prestado para a empresa contratante. 
Como também despertaram para a possibilidade de incluir nos seus sistemas de gestão da terceirização projetos que contemplem o relacionamento entre terceiros e funcionários da empresa contratante. Existe preocupação maior quanto aos custo/benefício e qualidade do trabalho dos terceiros. 
Kakumanu e Portanova (2006) alertam que problemas de língua e de cultura podem comprometer a estratégia offshore, gerando atritos entre as empresas levando a ineficiência e impedindo o estabelecimento da confiança necessária. Dessa forma, os autores afirmam que é preciso respeito mútuo com relação à cultura corporativa e nacional de cada empresa.
 As decisões de outsourcing têm motivações de curto prazo. Então, um risco enfrentado pelas empresas se refere às inconsistências e divergências em relação aos custos e benefícios de curto e longo prazo, portanto isso deve ser levado com consideração. 
9 Implementação do recurso.
O mundo dos negócios é marcado pela concorrência extrema, com um intuito de um publico melhor informado, além do processo de padronização que o Business Processo Outsourcing. BPO nos oferece esse processo, melhora o desempenho e a qualidade dos produtos e serviços prestados.
‘’BPO é uma valiosa estratégia para adoção de serviços em processos de negócios para companhias em busca de novas maneiras de aumentar o desempenho empresarial, por um maior controle dos custos, redução dos riscos, fomentarem a colaboração e incrementar a transparência. ’’
Assim como a empresa deve se preocupar com as partes burocráticas, por exemplo, organização de recrutamento e seleção, gestão de estoques, integração do setor de compras com o departamento financeiro, desenvolvimento de logística de distribuição, TI, jurídico, entre outros. Essa pratica de Outsourcing resultará em um serviço de excelência ao consumidor, no entanto a empresa que utiliza essa pratica não resultará em perda de mercado e impactos negativos no faturamento.
A implantação do BPO está diretamente ligada à utilização de soluções automatizadas baseadas em TI. Segundo Synchro solução fiscal Brasil recomendam as seguintes etapas a serem seguidas para programar esse modelo de gestão:
Mapear a organização;
Entender quais são os processos terceirizáveis;
Identificar os líderes do mercado em fornecimento de BPO;
Conquistar o comprometimento da empresa como um todo;
Definir os níveis de serviço esperados (SLAs);
Estabelecer monitoramento constante dos resultados alcançados com o BPO, em um constante processo de melhoria.
Portanto tradicionalmente, o modelo BPO é utilizado por empresas de manufatura. Um exemplo clássico é a Coca-Cola, que terceiriza toda a cadeia de suprimentos e é hoje, praticamente uma empresa focada em marketing. Com o foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, tomada de decisão e melhoria continua. Porém, atualmente o BPO está cada vez mais sendo usado por empresas de serviços, notadamente do setor de Tecnologia da Informação.
Figura 2: 
Percentual obtido na redução de custo das operações
Fonte: “Outsourcing” como Ferramenta Estratégica de Gestão Empresarial, 1 dez 2013
. 
Após a implantação da terceirização, qual o percentual obtido na redução de custo das operações? (Figura 2). Nota se que após a implantação da terceirização de serviços, 43% das empresas observaram uma redução de custo de até 20% em suas operações, este percentual varia de 10 a 50%, porém o maior percentual de redução (50%) nos custos, apenas 14% das empresas pesquisadas conseguiu atingir.
conclusão.
O Outsourcing está sendo usada pelas empresas como uma das estratégias de gestão, opção de modernização e vantagem competitiva no contexto atual e como adequação às necessidades do mercado.
Permite a concentração e especialização da empresa em torno do seu core business que, além de lograr melhores resultados, implica produtos de melhor qualidade. Com isso, a organização se concentra em áreas que facilitam obter vantagens e que garantam a sua sobrevivência no mercado competitivo.
Deve ser considerado como essencial no planejamento estratégico do outsourcing, além da preocupação em determinar mudanças nos processos utilizados e na estrutura organizacional, são as formas de resistências, que devem ser alvo de atenção dos gestores, no que se refere à cultura organizacional, principalmente.
A terceirização (Outsourcing), por influência da globalização, e trata-se de repassar atividades secundárias para terceiros, de forma a estabelecer uma parceria. Pretende-se assim aperfeiçoar qualidade e reduzir custos, obtendo-se vantagem competitiva junto ao cliente e frente aos concorrentes, uma vez que a empresa concentra-se nas atividades essenciais do negócio.
Referência.
AMATO NETO, João. Desintegração vertical/ Terceirização e o novo padrão de relacionamento entre empresas: o caso do complexo automobilístico brasileiro. São Paulo, 1993, - Tese (Doutorado) - Depto. De Engenharia de Produção, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
FRANCISCO, Leonardo de Lima. Porque cresce no Brasil a Terceirização no sistema de transporte. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/porque-cresce-no-brasil-a-terceirizacao-no-sistema-de-transporte/60669/. Acesso em: 01 de Maio de 2017.
GIOSA, Lívio Antônio. Terceirização: uma abordagem estratégica. 5. Ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
 JUNIOR, Abraão. Planejamento, Programação e Controle da Produção 4º. Ed. São Paulo: Atlas, 2005.
 MARTINS, Sérgio Pinto. A Terceirização e o direito do trabalho. São Paulo: Atlas, 2001. 
MORAES NETO, Deraldo Dias de. Terceirização: oportunidades de negócios para a pequena empresa, 1997. 
NOVAES, A.G. (2004) Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. Rio de Janeiro: Editora Campos
LEIRIA, Jerônimo Souto, SARATT, Newton Dornelles, Terceirização: uma alternativa de flexibilidade empresarial. 8. ed. São Paulo: Gente, 1995.
LEIRIA, Jerônimo Souto. Terceirização: uma alternativa de flexibilidade empresarial. Porto Alegre: Ortiz, 1991.
 QUEIROZ, Carlos Alberto Ramos Soares de. Manual e terceirização. 9. ed. São Paulo: STS, 1998.
OLIVEIRA, Marco A. Terceirização: estruturas e processos em xeque nas empresas. São Paulo: Nobel, 1994.
Rodolfo F. Alves. "Terceirização e trabalho"; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/geografia/terceirizacao-trabalho.htm. Acesso em: 01 maio de 2017.
ROMANOSCHI, Paulo Otto. Terceirizar sem planejar, pode falhar: sua empresa está preparada? Dúvidas e soluções. São Paulo: Maltese, 1994.
SEBRAE. As vantagens e desvantagens da Terceirização. Disponível: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/as-vantagens-e-desvantagens-da-terceirizacao,a3c085a596de0510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 01 de Maio de 2017.
SILVA, Ciro Pereira. A terceirização responsável: modernidade e modismo. São Paulo: LTr, 1997.

Outros materiais