Buscar

HABEAS CORPUS PREVENTIVO SALVO CONDUTO

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA CAPITAL
 10 L
 ADVOGADO, inscrito na OAB nesta com, nº ..., vem perante Vossa Excelência impetrar, 
 fulcro no artigo 660 § 4º- CPP, em favor de SARAJANE, nacionalidade..., estado civil..., acompanhante na localidade, portadora da carteira de identidade nº..., inscrita no CPF Nº..., residente e domiciliada à Rua ...nº..., nesta capital pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:
DOS FATOS
O delegado do Distrito Policial da Capital determinou aos seus agentes, a prisão de todas as garotas de programa que atuam na região pois pretende restabelecer os bons costumes na cidade, como afirmou em entrevista à rádio local.
Algumas horas após a ordem, os agentes de Polícia realizaram as primeiras prisões. SARAJANE que atua como acompanhante na localidade, passou a temer ser presa no horário que realiza seus encontros, razão pela qual deixou de fazê-los.
DO DIREITO
No entanto, a determinação do Delegado de polícia constitui abuso de autoridade, impondo à Paciente restrição indevida em seu direito de ir e vir, pois como é sabido, não constitui fato típico a prostituição.
Cabe também ressaltar a inconstitucionalidade do fato, por contrariar direitos fundamentais previstos na Carta Magna. Como prever o artigo 5º, XV da Constituição Federal, locomoção dentro do território nacional é livre, quando isto não infringir a Lei, ora como já exposto anteriormente, a prostituição não constitui fato típico, desta forma não há porque o cerceamento da liberdade de SARAJANE.
Ainda há a contrariedade do disposto no artigo 5º, LIV da CF. A ordem de prisão se deu a um mero capricho do Delegado, que ignorou a norma e sucumbiu a sua própria vontade, sem se importar com a norma, sem seguir o devido processo legal, pois como prevê o artigo supramencionado a “ninguém será privado da liberdade ou de seus bens, sem o devido processo legal.
DO PEDIDO
Ante ao exposto, é a presente impetração para requerer a autoridade coatora, a fim de que esta preste informações, intimando-se o membro do MP para que se manifeste, assim como a concessão da EXPEDIÇÃO DE SALVO CONDUTO, em favor de SARAJANE, com o fim de que seja mantido o seu direito constitucional de locomoção, com fundamento legal no artigo 648 do CPP, inciso III.
Nestes Termos
Pede Deferimento
Local e data
Advogado
OAB Nº

Outros materiais