Buscar

Ativ contextualizada Bioestatística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabemos que a estatística é uma ciência que tem como objetivo coletar, resumir, organizar e analisar um conjunto de dados. O procedimento estatístico tem duas áreas de abrangência totalmente diferentes, a primeira envolve na coleta e agrupamento dos dados, por outro lado a segunda, mais ligada diretamente à Matemática, tem por objetivo a análise dos mesmos.
Vale ressaltar, que a interpretação dos dados é sempre feita sobre um determinado grupo, denominado população. 
Todavia, não é necessário efetuar a pesquisa contendo todos os elementos da população, sendo assim, a pesquisa é feita em um determinado grupo da população. Chamamos de amostra esta parcela selecionada da população.
A amostra deve ser aleatória assegurando que os elementos possuam chances iguais de serem selecionados, impedindo possíveis vícios nas inferências que serão feitas.
Para que a amostra represente de forma mais clara a população que desejamos estudar, é necessário que a mesma se aproxime mais da população, dessa forma mais adequadas serão as conclusões que pode-se tirar a respeito dos dados coletados. 
Uma outra afirmação bem considerável é quando a média, a moda e a mediana tem resultados iguais ou bem próximos entre si.
É importante também para a análise de uma amostra que haja a existência de um cadastro com a relação de todas as unidades que compõe a população, além disso, é fundamental identificar três elementos para retirada de uma amostra, são eles: uma característica em comum, a localização temporal e a geográfica.
Ao final da pesquisa, se tudo der certo, podemos generalizar os resultados para toda a população, visto que a amostra foi selecionada de maneira correta, partindo do pressuposto de que foram cumpridos todos os pré-requisitos exigidos e necessários para o sucesso da pesquisa.

Outros materiais