Buscar

Resumo de Fisiologia Veterinária II Cardiovascular parte I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA II – SISTEMA NERVOSO PARTE I 
ACADÊMICA JULIA CANAL
O sistema nervoso pode ser classificado como central e periférico, no central está o cérebro, cerebelo, alguns nervos e medula espinal, e no periférico os nervos e terminações nervosas. A fibra que chega no sistema nervoso central é a fibra aferente, por exemplo aquela que tem receptores para dor, e a fibra eferente é aquela que leva a resposta ou comando para o corpo, por exemplo, para retirar a mão quando há alguma agressão. Outra classificação do sistema nervoso é o autônomo, que seria involuntário, ou seja, é automático, o animal não precisa comandar para ele funcionar, e é o principal modo onde ocorre a regulação do corpo, por exemplo a contração e relaxamento de músculos lisos, dilatação e contração da pupila, transito intestinal, contração e relaxamento do músculo eretor do pelo, etc. Alguns músculos possuem os dois controles, tanto motor quando autônomo. 
Geralmente essas informações do sistema autônomo elas passam pelo hipotálamo, no sistema nervoso central, que é o centro regulador por onde passa a maioria das informações, e essa informação depois vai produzir uma resposta. O sistema nervoso tem função integradora e adaptativa sempre em busca da homeostasia de um indivíduo, que precisa se adaptar a um ambiente sempre em modificação. Pra que isso aconteça este sistema tem células sensitivas ou sensoriais para que o sistema intenda o que está acontecendo no corpo do animal, para interpretar a situação. A via aferente vai perceber isso e a via eferente manda a resposta. 
As divisões do sistema nervoso central, tem a medula espinal, o cérebro, o cerebelo, e o tronco encefálico que ainda pode ser dividido em mesencéfalo, ponte e bulbo. O encéfalo é divido em dois hemisférios, e dividido em lobos, relacionado ao osso cranial que está em contato (frontal, parietal, occipital e temporal), cada região existem grupamentos de neurônios com a mesma função chamados de núcleos que possuem determinadas funções. E a parte mais externa é chamada de córtex do encéfalo é chamado de massa cinzenta, por sua coloração ser acinzentada e ter grande quantidade corpo celular de neurônios, e a (massa branca tem os feixes de fibras nervosas no encéfalo é na parte mais interior no encéfalo, na medula mais na parte externa. O tronco encefálico é a região que liga o encéfalo com a medula espinal e nele estão núcleos que controlam a pressão arterial e a respiração. O Telencéfalo possui circunvoluções, quanto mais circunvoluções uma espécie possui mais desenvolvida ela é. O cerebelo fica por cima da região do tronco encefálico e tem função ligada ao equilíbrio, movimentos de ajuste fino e postura. A região do diencéfalo, é importante pois essa região recebe as informações e direciona para qual região deve ir, ou seja, é a região de integração sensorial motora. 
O córtex é a região mais consciente do encéfalo, onde as informações vão ser tomadas decisão e dadas as respostas. O tálamo vai ser o local de direcionamento da resposta. O região do hipotálamo é mais responsável pela resposta autônoma e o córtex mais responsável pela resposta voluntária. 
 
 O sistema nervoso central tem proteção pela calota craniana e depois tem as meninges (duramater, aracnoide, piamater) e que envolve o sistema nervoso central e entre essas membranas existe um líquido céfalo raquidiano, elas auxilia a formação da barreira hematocefálica. Na região medular também existem essas mesmas membranas. 
As barreiras hematocefálicas são formadas pelo epitélio coróide, e astrócitos que impedem a entrada de substâncias químicas presentes no sangue. O plexo coróide é responsável pela produção do líquido encéfaloraquidiano mas também auxilia na formação da barreira hematoencefálica. Além disso, os capilares do sistema nervoso são menos fenestrados do que nos outros locais do corpo, o que impede certa passagem de substancias.

Outros materiais