Buscar

farmacologia locomoção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMOS PARA PROVA
FARMACOLOGIA:
AINE’s
Referência golan: Os AINEs são, em sua maioria, ácidos orgânicos fracos. No estômago eles podem atravessar a membrana plasmáticas das células e provocar lesão intracelular. Além de provocar lesão sistêmica de revestimento por diminuição da produção de prostaglandinas. Os aintiinflamatórios não esteroidais inibem as atividades das enzimas ciclo-oxigenases( COX-1 e COX-2), necessárias para produção de prostaglandinas. Eles atuam nas vias através de 3 mecanismos:
- diminuem a síntese de prostagladinas e a hiperalgesia inflamatória;
-diminuem o recrutamento de leucócitos e produção de mediadores antiinflamatórios derivados dos leucócitos;
-diminuem a produção de prostaglandinas que atuam como neuromoduladores produtores de dor no corno dorsal da medula espinal.
#OBS: AINEs inibidores não seletivos da COX apresentam eleitos deletérios adversos.
#OBS: inibição de COX-2 pode promover trombose e diminuir a cicatrização de feridas.
#OBS: Apesar dos benefícios obtidos pelos AINEs, esses fármacos suprimem apenas os sinais das respostas inflamatórias, mas não revertem necessariamente nem produzem resolução do processo inflamatório. 
MECANISMO DE INIBIÇÃO ANALGÉSICA: na periferia, as prostaglandinas produzidas pelas células inflamatória sensibilizam os receptores de prostaglandinas nas terminações periféricas, tornando-os mais responsivos aos estímulos dolorosos ( a atuação dos AINEs é no bloqueio da produção da prostaglandina). Já nas vias centrais, as citocinas liberadas em resposta a inflamação induzem produção de prostaglandinas no corno dorsal da medula espinal. Essas sensibilizam os neurônios nociceptivos secundários e aumentam a dor ( os AINEs bloqueiam a sensibilização periférica)
Referência Google: Atualmente existem 50 AINEs no mercado mundial e seus principais efeitos são: ANTIINFLAMATÓRIOS, ANALGÉSICOS E
 ANTIPIRÉTICOS: Sua atividade deve-se principalmente através da inibição da produção de prostaglandinas no hipotálamo, os mais importantes são : ibuprofeno, naproxeno, ác.acetilsalicílico e paracetamol.
ANALGÉSICO: principalmente em dores oriundas de lesões ou inflamação tecidual. Reduzem prostaglandinas a nível periférico.
ANTIINFLAMATÓRIO: bloqueia formação de prostaglandinas através da inibição da COX, Inibe liberação de histamina, diminui migração de monócitos e eusinófilos.
COX-1: enzima essencial constitutiva encontrada na maioria das células e tecidos, produzem prostaglandinas para manutenção das funções fisiológicas;
COX-2: formação induz processo inflamatório e formação de interleucinas, além de prostaglandinas que medeiam a inflamação, dor e febre.
PROSTAGLANDINAS: estimulam agregação plaquetária, relaxante muscular, proteção da mucosa gástrica, manutenção do fluxo renal e regulação do metabolismo de sódio/potássio, produzem febre, potencializam os mediadores de dor, sensibilizam as terminações nociceptivas periféricas.
CELEBRA 
É um AINE prtencente ao grupo de inibidos altamente seletivos da COX-2, fazendo com que seu uso se relacione com menor risco de efeitos adversos gastrointestinais. É indicado para tratamento sintomático de osteoartrite e artrite reumatóide, alívio dos sinais e sintomas da espondilite anquilosante, alívio de dor aguda. Seu uso é contraindicado para gestantes e lactentes.
Atinge concentrações plasmáticas máximas após 2-3 horas da ingestão, sua biodisponibilidade é de cerca de 99%, não deve ser administrado junto com alimentos gordurosos.
Sua metabolização e excreção são hepáticas.
NAPROXENO
Usado para dores agudas causadas por inflamações, Dor e febre em adultos, dores musculares e articulares, doenças reumatológicas, cólica menstrual e prevenção de enxaqueca.
É um AINE, inibe a síntese de prostaglaninas. Absorção rápida e completa no trato gastrointestinal. Alcança picos de níveis plasmáticos em 2-4 horas. Sendo 99% ligado à albumina sérica. O alívio da dor inicia-se após 1 hora da ingestão. 
Seu metabolismo é hepático e excretado 95% na urina e o restante nas fezes.
METOTREXATO
É um fármaco que pode ser administrado por via oral, intravenosa, intramuscular e intatecal. Quando administrado por via oral, a absorção ocorre principalmente na porção proximal do jejum. Absorvido com biodisponibilidade de 60%. Picos séricos de 1-2 horas. Metabolizado pelo fígado e excreção renal.
É um agente quimioterápico, utilizado no tratamento da leucemia linfoblástica aguda e artrite reumatóide.
Age na fase S do ciclo celular, quando ocorre duplicação do DNA e a síntese de histonas. Assim, seu efeito imediato consiste na interrupção abrupta da síntese de DNA. Afetando tanto as células saudáveis quanto as neoplásicas.
REMICADE
Anticorpo monoclonal administrado intravenosa para tratar pacientes com doenças inflamatórias, como por exemplo a artrite reumatóide. São projetados especificamente para se ligar as proteínas originais do corpo. Liga-se à proteína TNF-Alfa – parte da resposta imune do corpo à infecção.
Nas circunstancias artríticas esse fármaco reduz os sinais e sintomas da inflamação, melhora a função física .
CEFTRIAXONA
É uma cefalosporina de terceira geração muito usada atualmente. Inibe a síntese da parede microbiana, possuindo amplo aspectro de ação contra bactérias gram-negativas.
É antibiótico beta-lactâmico, com similaridade estrutural com as penicilinas.
As cefalosporinas interferem na síntese de peptideoglicanos bacterianos após ligação com proteínas de ligação de beta lactâmicos, provocando a lise bacteriana.
Seu uso pode ser intravenoso ou intramuscular.
Absorção plasmática máxima de 2-3 horas após administração, com meia vida de eliminação muito longa e biodisponibilidade de 100%.
Nos adultos 60% excretada inalterada na urina e o restante eliminado inalterada na bile.
ARTIGO DE REFERÊNCIA: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/7424/17127
CIPROFLOXACINO
Antibiótico sintético pertencente ao grupo das quinolonas, tem mecanismo de ação decorrente do bloqueio da DNA-girase, com alto efeito bactericida e amplo espectro de microrganismos. Efetiva contra patógenos gram-negativos e positivos. Pode ser usado contra bactérias resistentes a outros antibióticos, como os Beta-lactâmicos, penicilinas e cefalosporinas. Podendo ser utilizado em associação com outros antibióticos.
Administração intravenosa, com 74% de eliminação pela urina e 14% pelas fezes. 
#OBS: em locais infectados, contém concentrações de ciprofloxacino mais elevadas no sangue.
Não deve ser prescrito a mulheres grávidas ou lactentes.
DNA-girase= torna a molécula de DNA compacta e biologicamente ativa.
GLICOCORTICÓIDES 
Possui efeitos antiinflamatórios e imunossupressores poderosos.
Colesterol => pregnenolona=> mineralocorticóides/ glicocorticóides/endrogênios adrenais =.
Cortisol é ligado 90% às proteínas plasmáticas (globulina e albumina). Apenas as moléculas de cortisol não ligadas são biodisponíveis, podendo difundir para membrana plasmática das células, formar complexo hormônio-receptor e levado ao núcleo, apresentando efeitos sobre o RNA-mensageiro.
Ações fisiofarmacológicas:
HIPERGLICEMIANTE
Aumenta a gliconeogênese, liberação de glicose do fígado para a circulação, inibe captação de glicose pelos músculos.
METABOLISMO PROTEICO
Aumenta a síntese de enzimas específicas, aumentando o catabolismo protéico dos músculos, epiderme e tecido conjuntivo. Logo, aumenta a quantidade de aminoácidos.
METABOLISMO DOS LIPIDEOS
Provoca redistribuição de gordura, aumentando a lipólise no tecido adiposo, liberando ácidos graxos e glicerol.
Ação antiinflamatória e imunossupressora
Diminui a produção de citocinas, incluindo interleucinas..
AÇÃO SOBRE EENTOS CELULARES
Diminui o influxo e a atividade de leucócito nas áreas de inflamação aguda.
Diminui atividade das células mononucleares, diminui proliferação dos vasos sanguineos, diminui fibrose nas áreas de inflamação crônica.
Diminui expansão das células T e B e ação diminuída das células T secretoras de citocinas nas áreas linfóides.

Outros materiais