Buscar

Av de psicologia das necessidades especiais

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0151_AV_201202065601 » PSICOFISIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	GLAUCIO DIRE FELICIANO
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 13/11/2017 21:20:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201202299522)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando seus estudos sobre a fisiologia da motivação EXPLIQUE o termo homeostase e CITE o papel das glândulas endócrinas neste processo.
		
	
Resposta: O termo homeostase refere-se ao equilíbrio do organismo, se tudo está ocorrendo bem no organismo, o sujeito consegue chegar à homeostase, sendo ela a rpincipal responsável pela qualidade do organismo, ela funciona como um relógio mediando os processos do organismo, ela atua diretamente na análise do meatabolismo no sujeito, para que tenhamos um organismo de sucesso, precisamos chegar à homeostase. As glândulas endócrinas realizam um papel muito importante em nosso organismo, sendo ela responsável também pelo equilíbrio do nosso corpo, funcioona como uma glândula mestra, regulando o nosso metabolismo, e produz hormônios, tais como: o T3 e o T4(termos da medicina), atuam junto com a hipófise,regulando o organismo, sendo também grande responsável pelas glândulas tireóidianas, ou seja a homeostase também junto com as funções endócrinas, se tudo estiver ocorrendo de maneira correta, teremos o equilíbrio homeostático.
	
Gabarito: Definida como a permanente tendência dos organismos de manter a constância do meio interno por Walter Canon (1871-1945), é atualmente reportada como a manutenção do ambiente interno do organismo dentro de estreitos limites fisiológicos (Bear, 2008). As glândulas endócrinas Controlam os níveis de hormônios no sangue.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202916388)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Leia atentamente os trechos abaixo, eles foram retirados de uma entrevista do psicólogo Howard Gardner (1974) com um de seus pacientes acometidos por uma AFASIA: Psicólogo: Sr. Ford qual seu trabalho antes de ele vir ao hospital? Paciente: Eu sou um si... não... homem... uh, bem... de novo. Psicólogo: O Sr. trabalhava na guarda costeira? Paciente: Não, er, sim... navio... Massachu... chusetts... Guarda Costeira... anos. Considerando seus estudos sobre as afasias responda: Qual afasia ocorreu no Sr. Ford? Explique as características desta afasia.
		
	
Resposta: Consideramos afasia como a perda parcial ou completa das habilidades da linguagem humana, dentre as quais podemos destacar a afasia de Wernicke e a Afasia de broca, que são compostas por lesões no encéfalo, na prática muitos pacientes possuem facilidade cognitiva e dificuldade para mover músculos faciais, outros possuem facilidaeds em mover músculos faciais e dificuldade cognitiva, aqui vemos nitidamente este contrastre na fala do paciente.
	
Gabarito: Afasia de BROCA. O portador apresenta grande dificuldade em falar, mesmo que tenha capacidade de entender o que escuta ou lê. Ou seja, a inteligência geralmente está preservada, mas a habilidade de expressar-se pela linguagem falada não. Curiosamente há uma preferência por substantivos, verbos (não conjugados) e adjetivos e uma indiferença aos artigos e pronomes. Podemos resumir que nessa afasia a linguagem geralmente é entendida, mas não é produzida pelo portador. Lesões na área de Broca interferem diretamente na produção da fala, pois os sinais corretos não podem ser enviados para o córtex motor. A compreensão permanece normal, pois a área de Wernickie está intacta.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202110832)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo estimula a síntese de proteínas e renovação celular?
		
	
	ACTH
	
	LH
	 
	GH
	 
	TSH
	
	FSH
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202111025)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como_________________.
		
	
	Fase gástrica
	
	Estado pós-absortivo
	
	Fase cefálica
	 
	Estado prandial
	
	Fase de substrato
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202245829)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A escamação do endométrio determina o início de um novo ciclo mensal feminino e é reportada como menstruação. Esse período varia entre as mulheres, durando entre 3 e 7 dias. Durante esses dias de escamação, a hipófise inicia gradualmente a liberação de FSH, que progressivamente eleva suas taxas na corrente sanguínea e, ao encontrar receptores nos ovários dispara uma mensagem química fundamental: folículos ovarianos devem amadurecer. Isso significa que:
		
	 
	Caso não ocorra uma gestação, o corpo amarelo deixará de produzir os hormônios, o que determinará uma nova escamação uterina.
	
	Caso não ocorra uma gestação, o corpo amarelo produzirá mais hormônios, o que suspenderá uma nova escamação uterina.
	
	Havendo ou não uma gestação o corpo amarelo produzirá hormônios extras para que haja escamação uterina ininterruptamente.
	
	Caso ocorra uma gestação, o corpo amarelo produzirá hormônios extras para que o útero tenha contrações excessivas e expulse a placenta.
	 
	Caso ocorra uma gestação, o corpo amarelo deixará de produzir os hormônios, o que determinará uma nova escamação uterina.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202111645)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O caso H.M.: Aos nove anos de idade H.M. foi atropelado por uma bicicleta. Ele sofreu um ferimento na cabeça que, por fim, levou à epilepsia. Com o passar dos anos, suas crises pioraram. Aos 27 anos ele foi submetido a uma remoção cirúrgica da face interna do lobo temporal medial em ambos os lados do cérebro (isso inclui o hipocampo). As crises melhoraram, no entanto, H.M. sofreu perda da habilidade de memorizar novas informações. Responda: Qual dos tipos de amnésia abaixo define a perda de memória sofrida por H.M.
		
	
	Sistematizada.
	
	Retrógrada.
	 
	Anterógrada.
	
	Psicogênica.
	
	Generalizada.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202783092)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Charles Darwin, durante seus estudos sobre a expressão emocional, observou que todos os animais de um grupo não precisam apanhar do macho dominante para compreender que ele é o líder, somente aqueles que se julgarem mais fortes que o líder farão um desafio. Por quê? Porque os outros assistem às demonstrações de força e recebem sinais visuais que lhes sugerem sua posição hierárquica do grupo. Na nossa espécie a comunicação visual é muito utilizada. Considerando essa definição assinale abaixo qual o princípio proposto por Darwin que ela explica:
		
	
	Hipótese talâmica.
	
	Sobrevivência do indivíduo.
	 
	Teoria de evolução das espécies.
	 
	Comunicação social.
	
	Sobrevivência da espécie.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202777054)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O (X) pode evocar, combinar e mesmo criar novos conceitos e hipóteses diante de uma cena e isso dá ao nosso pensamento a habilidade de antecipar probabilidades relativas aos acontecimentos. A incógnita (X) corresponde:
		
	
	cerebelo
	 
	cérebro
	
	hipocampo
	 
	sistema límbico
	
	mesencéfalo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202117209)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia atentamente: Afasia pode ser definida como a perda parcial ou completa das habilidades da linguagem a partir de lesões no encéfalo. Em muitas afasias não há perda de qualquer faculdade cognitiva ou habilidade para mover os músculos faciais envolvidos com a fala. Considerando seus estudos sobre a linguagem humana é correto afirmar que a colocação está:
		
	 
	Correta, definindo adequadamente o termo afasia.
	
	Inadequada, essa definição não explica o termo afasia adequadamente.
	
	Parcialmente incorreta, afinalem TODAS as afasias HÁ perda das faculdades cognitivas.
	
	Fora de contexto, afasias não estão relacionadas à linguagem humana.
	
	Incorreta, pois afasia compreende apenas a perda completa das habilidades.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202106470)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando seus estudos sobre os nociceptores e a hiperalgesia indique a alternativa que indica um elemento que NÃO pode desencadear a hiperalgesia.
		
	
	Limiar reduzido para a dor.
	
	Prostaglandinas.
	 
	Intensidade reduzida do estímulo doloroso.
	
	Bradicinina.
	 
	Dor espontânea

Continue navegando