Buscar

RESUMO FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO EM FORMA DE EXERCÍCIOS
Existem basicamente 3 tipos de fontes energéticas (ou substratos energéticos), quais são eles? Quantas calorias uma molécula rompida de cada uma dessas fontes energéticas libera de energia?
Cite 3 exemplos de macronutrientes de cada uma das fontes energéticas e 3 exemplos de micronutrientes.
O que quer dizer a sigla ATP?
 
Explique qual é a função de um ATP?
Qual equação podemos usar para explicar a formação de um ATP?
Quais são as vias do sistema energético? 
Quais são as formas fisiológicas de remoção de lactato? Qual é o subproduto de cada uma delas?
Relacione a primeira coluna com a segunda e terceira colunas:
VIAS ENERGÉTICAS SUBSTRATOS TIPO DE ATIVIDADE FÍSICA 
( 1 ) ATP-CP ( ) Proteína ( ) Anaeróbico lático
( 2 ) Glicolítico ( ) Gordura ( ) Anaeróbico alático
( 3 ) Oxidativo ( ) Carboidrato ( ) Aeróbico
 ( ) Creatina
Coloque “V” ou “F” nas alternativas abaixo:
a) O substrato energético da via glicolítica é a gordura ( ) b) A característica principal do sistema anaeróbico alático é a dependência do oxigênio ( ) c) O cálcio é um macronutriente responsável por fortalecer os ossos ( ) d) Steady State é um estado de repouso que o homem inativo se encontra ( ) e) Creatina é uma substância que serve como estímulo para o desenvolvimento muscular que só podemos adquirir com o uso de suplementos ( ) f) O basquete de alto nível é predominantemente anaeróbico ( ) g) O futebol de campo de alto nível é predominantemente aeróbico ( ) h) O sistema energético que dá conta dos esforços realizados num alongamento é o oxidativo ( ) i) O consumo de banana e água de coco podem prevenir a incidência de cãimbras em atletas de alto nível ( ) j) Pi no contexto fisiológico se refere a um fósforo orgânico ( ) k) Um ATP carrega 3 moléculas de fósforo em sua cápsula ( ) L) Tamponamento, Ciclo de Cori e Ciclo de Krebs são formas de remoção de lactato ( ) m) Gás carbônico é o subproduto gerado do ciclo de Cori ( ) n) Omeostase é um estado de equilíbrio que um atleta pode atingir, numa atividade física, ao remover lactato na mesma velocidade que o produz ( ) o) O rompimento de uma molécula de gordura gera 5 calorias de energia ( ) p) A reação química lipólise é ativada após 5 minutos de atividade física que use o sistema oxidativo ( ) Q) Uma atividade anaeróbica lática tem cerca de 13% da energia obtida no exercício derivada de via oxidativa( )
r) Massagem, descanço e exercícios de leve intensidade são comprovadamente métodos eficientes de remoção de lactato após exercícios anaeróricos láticos de grande intensidade ( ) s) Pessoas com predominância de fibras musculares brancas possuem maior dificuldade na capacidadade de hipertrofia muscular do que pessoas que tenham predominância de fibras de contração lenta ( ) t) A prova de “salto sobre a mesa” na ginástica artística é um exemplo clássico de modalidade esportiva que utiliza o sistema ATP-CP ( ) u) A via anaeróbica lática também é conhecida pelo nome de sistema energético ATP-CP, e o ácido lático é o sub-produto dessa reação química ( ) v) A gordura é a única célula do corpo capaz de realizar a Hiperplasia ( ) w) 1 caloria nada mais é que a elevação da temperatura de 1 litro de água em 1º C. ( ) x) Fazer atividade física em jejum é um saudável e eficiente método de emagrecimento, já que a única fonte enegética utilizada é a gordura ( ) y) Os doces são exemplos clássicos de fontes terciárias de energia, ou seja, é essa fonte energética que constrói nossas fibras musculares. OBS: Desconsidere a fonte ATP-CP como fonte primária. ( ) z) O ácido lático é importante fator para a reconversão do ATP no Ciclo de Cori ( )
10) No futebol de campo, diga qual é o tipo de ideal de fibra muscular para cada atleta, de acordo com cada posição (função/característica) dos atletas no campo de jogo:
POSIÇÃO TIPO DE FIBRA MUSCULAR IDEAL 
Goleiro ____________________________ Atacante veloz (ponteiro) ____________________________ Atacante (área) ____________________________ Meio-campo armador ____________________________ Volante de contenção ____________________________ Lateral clássico ____________________________ Zagueiro de área ____________________________
Escolha uma modalidade esportiva para analisar fisiologicamente os seguintes fatores: a) Tipo de fibra muscular maisadequado ao perfil físico que o esporte exige. b) Quais são as vias energéticas predominantes nos esforços exigidos na prática dessa modalidade esportiva? c) Quais são os macronutrientes mais adequados para a disponibilização energética dos movimentos dessa modalidade esportiva? 
 
REVISÃO EM FORMA DE EXERCÍCIOS
1) Existem basicamente 3 tipos de fontes energéticas (ou substratos energéticos), quais são eles? Quantas calorias uma molécula rompida de cada uma dessas fontes energéticas libera de energia? Resp: Carboidrato 4 cal, proteína 5 cal, e gordura 9 cal.
2) Cite 3 exemplos de macronutrientes de cada uma das fontes energéticas e 3 exemplos de micronutrientes.
Resp: Macronutrientes: Carboidrato: Pães, massas e doces. Gorduras: Manteiga, frituras e óleos. Proteína: Ovo, leite e soja. Micronutrientes: Ferro, cálcio, potássio.
3) O que quer dizer a sigla ATP? Adenosina Trifosfato
 4) Explique qual é a função de um ATP. Resp: Armazenar e transportar energia para as células do corpo.
5) Qual equação podemos usar para explicar a formação de um ATP? Resp: ATP = ADP + Pi
6) Quais são as vias do sistema energético? Resp: ATP-CP, Glicolítico e oxidativo.
7) Quais são as formas fisiológicas de remoção de lactato? Qual é o subproduto de cada uma delas? Tamponamento (não existe sub-produto), Ciclo de Cori (ácido lático) e Ciclo de Krebs (gás carbônico)
8) Relacione a primeira coluna com a segunda e a terceira colunas:
VIAS ENERGÉTICAS SUBSTRATOS TIPO DE ATIVIDADE FÍSICA 
( 1 ) ATP-CP ( 3 ) Proteína ( 2 ) Anaeróbico lático
( 2 ) Glicolítico ( 3 ) Gordura ( 1 ) Anaeróbico alático
( 3 ) Oxidativo ( 2 ) Carboidrato ( 3 ) Aeróbico
 ( 1 ) Creatina
9)	Coloque “V” ou “F” nas alternativas abaixo:
a) O substrato energético da via glicolítica é a gordura ( F ) b) A característica principal do sistema anaeróbico alático é a dependência do oxigênio ( F ) c) O cálcio é um macronutriente responsável por fortalecer os ossos ( F ) d) Steady State é um estado de repouso que o homem inativo se encontra ( F ) e) Creatina é uma substância que serve como estímulo para o desenvolvimento muscular que só podemos adquirir com o uso de suplementos ( F ) f) O basquete de alto nível é predominantemente anaeróbico ( V ) g) O futebol de campo de alto nível é predominantemente aeróbico ( V ) h) O sistema energético que dá conta dos esforços realizados num alongamento é o oxidativo ( V ) i) O consumo de banana e água de coco podem prevenir a incidência de cãimbras em atletas de alto nível ( V ) j) Pi no contexto fisiológico se refere a um fósforo orgânico ( F ) k) Um ATP carrega 3 moléculas de fósforo em sua cápsula ( V ) L) Tamponamento, Ciclo de Cori e Ciclo de Krebs são formas de remoção de lactato ( V ) m) Gás carbônico é o subproduto gerado do ciclo de Cori ( F ) n) Omeostase é um estado de equilíbrio que um atleta pode atingir, numa atividade física, ao remover lactato na mesma velocidade que o produz ( F ) o) O rompimento de uma molécula de gordura gera 5 calorias de energia ( V ) p) A reação química lipólise é ativada após 5 minutos de atividade física que use o sistema oxidativo ( F ) Q) Uma atividade anaeróbica lática tem cerca de 13% da energia obtida no exercício derivada de via oxidativa(V ) r) Massagem, descanço e exercícios de leve intensidade são comprovadamente métodos eficientes de remoção de lactato após exercícios anaeróricos láticos de grande intensidade ( V ) s) Pessoas com predominância de fibras musculares brancas possuem maior dificuldade na capacidadade de hipertrofia muscular do que pessoas que tenham predominância de fibras de contração lenta ( F ) t) A prova de “salto sobre a mesa” na ginástica artística é um exemplo clássico de modalidade esportiva que utiliza o sistema ATP-CP ( V ) u) A via anaeróbica lática também é conhecida pelo nome de sistema energético ATP-CP, e o ácido lático é o sub-produto dessa reação química ( F ) v) A gordura é a única célula do corpo capaz de realizar a Hiperplasia ( V ) w) 1 caloria nada mais é que a elevação da temperatura de 1 litro de água em 1º C. ( V ) x) Fazer atividade física em jejum é um saudável e eficiente método de emagrecimento, já que a única fonte enegética utilizada é a gordura ( F ) y) Os doces são exemplos clássicos de fontes terciárias de energia, ou seja, é essa fonte energética que constrói nossas fibras musculares. OBS: Desconsidere a fonte ATP-CP como fonte primária. ( F ) z) O ácido lático é importante fator para a reconversão do ATP no Ciclo de Cori ( V )
10) No futebol de campo, diga qual é o tipo de ideal de fibra muscular para cada atleta, de acordo com cada posição (função/característica) dos atletas no campo de jogo:
POSIÇÃO TIPO DE FIBRA MUSCULAR IDEAL 
Goleiro ____________________________ Atacante veloz (ponteiro) ____________________________ Atacante (área) ____________________________Meio-campo armador ____________________________ Volante de contenção ____________________________ Lateral clássico ____________________________ Zagueiro de área ____________________________
11) Escolha uma modalidade esportiva para analisar fisiologicamente os seguintes fatores: a) Tipo de fibra muscular mais adequado ao perfil físico que o esporte exige. b) Quais são as vias energéticas predominantes nos esforços exigidos na prática dessa modalidade esportiva? c) Quais são os macronutrientes mais adequados para a disponibilização energética dos movimentos dessa modalidade esportiva?

Outros materiais