Buscar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
 Dentre todas as dificuldades que os administradores encontram nas mais diversas organizações, a qualidade de vida está entre um dos mais importantes conceitos quando falamos de pessoas. Junto com os recursos humanos, as empresas inovam e buscam alternativas para acabar com problemas relacionados com a alta rotatividade de pessoas, clima organizacional e produtividade. 
 Alguns problemas enfrentados nas organizações tem sua causa relacionada com a qualidade de vida, sendo que, o funcionário e a organização precisam estar aliados ao objetivo organizacional. É necessário saber por que o funcionário vai trabalhar todos os dias e o que ele busca na empresa, onde cada um tem um desejo e formas diferentes de se sentir motivados e felizes. Dentre eles, salário, o clima organizacional, o nível de responsabilidade na tomada de decisão, a função que exerce e como é reconhecido pela empresa são desejos individuais. 
 No caso do banco Royal vemos um problema frequente nas empresas, onde os subordinados se sentem desmotivados a trabalhar sob pressão pela forma ríspida que a gerente se comunicava com as pessoas, deixando claro o alto nível de stress do grupo. Neste caso, a forma como a gerente lida com seus subordinados influencia diretamente com a vontade deles de produzir e gera outro problema que está relacionado à saúde pessoal dos colaboradores.
 Além disso, quando executamos um trabalho que sabemos por que é efetuado e sob quais condições é efetuado, se depende de outro processo, qual a participação na empresa, se sentimos parte da organização e uteis. A liderança precisa entender a necessidade de cada funcionário e conhecer suas limitações, para lidar da melhor forma com problemas no trabalho ou na vida pessoal que podem influenciar diretamente a qualidade de vida. 
 Dessa forma, é de suma importância para a empresa trabalhar a relação do funcionário com a organização, a fim de trabalhar estrategicamente aliando os objetivos, por parte da empresa para que continue em busca do lucro e produtividade e por parte do colaborador, para que seu local de trabalho seja um lugar que traga motivação e reconhecimento, refletindo na sua qualidade de vida dentro e fora da empresa.

Outros materiais

Outros materiais