Buscar

Apol II Canais de distribuição e Logística Materiais e Armazenagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Tomemos como base a seguinte colocação:
O Setor de Controle de Qualidade é imprescindível para as organizações que buscam oferecer produtos diferenciados ao seu público consumidor mais exigente. Para isso, deve haver controle desde a entrada das matérias primas, dos processos produtivos, dos tipos de embalagens utilizados, da maneira com o qual o produto foi armazenado, de como foi transportado até as lojas e como foi entregue ao cliente. Esse fluxo pode ser longo, dependendo do tamanho da cadeia logística a qual a empresa está inserida, mas exige acompanhamento efetivo por parte do Setor de Qualidade para garantir um cliente totalmente satisfeito com sua aquisição.
Dessa forma, podemos afirmar que:
I – Uma empresa que investe em qualidade investe em embalagens que facilitam o transporte e que ao mesmo tempo, protejam os produtos de avarias.
II – Uma empresa que investe em qualidade disponibiliza aos seus colaboradores os instrumentos de medição necessários para a verificação dos produtos.
III – Uma empresa que investe em qualidade realiza controle no processo de produção, pois a qualidade dos insumos é responsabilidade do fornecedor.
IV – Uma empresa que investe em qualidade opta por realizar o controle em parte da cadeia logística, devido aos altos custos que isso gera para o processo.
V – Uma empresa que investe em qualidade acompanha o desenvolvimento do produto desde a entrada das matérias primas, produção, distribuição e entrega.
São verdadeiras apenas as sentenças:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e V, apenas.
Você acertou!
GABARITO: AULA 2 - TEMA 2
Comentário: Para uma empresa garantir a qualidade do produto final, é necessário acompanhamento por todo o processo, desde a entrada dos insumos que serão utilizados na produção, os quais devem ser avaliados e liberados pelo Controle de Qualidade. Para isso, são realizadas inspeções e checagens com os instrumentos de medição adequados.
	
	C
	II, IV e V, apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	III, IV e V, apenas.
Questão 2/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Analisemos a proposição abaixo:
Um produto que está em desacordo com o pedido do Setor de Suprimentos ou que não atenda as especificações técnicas previamente acordadas com o fornecedor deve ser devolvido. Para isso o setor responsável pelas compras contata o fornecedor e negocia a devolução do produto a qual pode ser parcial ou total, acerta quem pagará o frete de retorno e o prazo de entrega do novo produto. É importante que esse processo seja registrado para facilitar o acompanhamento e verificação de como foi o desfecho da negociação de devolução.
Para registrar os processos de rejeição e ou devolução dos produtos, são utilizados os seguintes documentos/registros em ordem cronológica de acontecimento:
Nota: 20.0
	
	A
	Nota fiscal de remessa, Procedimento Operacional Padrão (POP) de armazenagem, Nota fiscal de remessa para conserto.
	
	B
	Nota fiscal de entrada, Procedimento Operacional Padrão (POP) de rejeição, Relatório de Não Conformidade (RNC) e Nota fiscal de Devolução.
Você acertou!
GABARITO: AULA 2 - TEMA 3
Comentário:Alternativa correta é “B” porque para ocorrer uma devolução, é necessário que o material entre na organização, (nota fiscal de entrada), seja recebido e liberado ou rejeitado (POP de rejeição), o Controle de Qualidade emita um Relatório para informar o fornecedor do acontecido (RNC) e posteriormente seja emitida uma nota fiscal de devolução para acompanhar o produto e o fornecedor. 
	
	C
	Nota fiscal de saída, Procedimento Operacional Padrão (POP) de expedição, Registro de Alerta da Qualidade (RAQ), Nota fiscal de industrialização.
	
	D
	Nota fiscal de remessa para troca, Procedimento Operacional Padrão (POP) de movimentação interna, Nota fiscal para beneficiamento.
	
	E
	Nota fiscal de saída, Procedimento Operacional Padrão (POP) de carga e   descarga, Relatório de Ação Preventiva da Qualidade.
Questão 3/5 - Canais de Distribuição
Para atender à demanda dos clientes, produtos devem ser distribuídos de maneira otimizada em termos de custo e tempo de atendimento. Muitas empresas optam por sistemas que mandam para um atacadista e esse ao varejista e posteriormente o consumidor. 
Esse tipo de canal podemos classificar como:
Nota: 20.0
	
	A
	Canal vertical.
Você acertou!
GABARITO: AULA 2 - TEMA 3
Comentário: A principal característica do canal vertical é ser rigoroso com uma só maneira de manter o produto disponível, portanto como só temos um caminho do produto até consumidor.
	
	B
	Canal híbrido.
	
	C
	Canal Múltiplo.
	
	D
	Canal de escoamento de produtos.
	
	E
	Canal sem classificação.
Questão 4/5 - Canais de Distribuição
A distribuição é um processo que está normalmente associado ao movimento de material de um ponto de produção ou armazenagem até o cliente. As atividades abrangem as funções de gestão e controle de estoque, manuseio de materiais ou produtos acabados, transporte, armazenagem, administração de pedidos, análises de locais e redes de distribuição, entre outras. O retorno de produtos em bom ou mau estado também é parte desse processo, embora em alguns segmentos pouca atenção seja dada a essa função.
Com base no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As organizações que querem ter sucesso no mercado competitivo global dependem do relacionamento que mantêm com seus fornecedores para atender com eficiência a demanda dos clientes.
PORQUE
II. Em uma empresa, conhecer a cadeia de suprimentos e seus subprocessos é fundamental para se atingir os resultados esperados e responder prontamente às mudanças, com flexibilidade e agilidade. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
Realmente as organizações que querem ter sucesso no mercado competitivo global dependem do relacionamento que mantêm com seus fornecedores para atender com eficiência a demanda dos clientes isso porque em uma empresa, conhecer a cadeia de suprimentos e seus subprocessos é fundamental para se atingir os resultados esperados e responder prontamente às mudanças, com flexibilidade e agilidade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
GABARITO: AULA 2 - TEMA 2
Comentário: Realmente as organizações que querem ter sucesso no mercado competitivo global dependem do relacionamento que mantêm com seus fornecedores para atender com eficiência a demanda dos clientes isso porque em uma empresa, conhecer a cadeia de suprimentos e seus subprocessos é fundamental para se atingir os resultados esperados e responder prontamente às mudanças, com flexibilidade e agilidade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Questão 5/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Leia o trecho a seguir:
Segundo o IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem) “a movimentação de materiais é a arte e a ciência do fluxo de materiais, envolvendo a embalagem, movimentação e estocagem”. Mas os equipamentos não são os únicos requisitos necessários na solução de um problema de movimentação de materiais – algumas vezes, o método mais simples e econômico não requererá equipamento algum. Na realidade, as técnicas e práticas do estudo do trabalho sugerem:
1 – Eliminar os movimentos.
2 – Combinar os movimentos com algumas outras funções, tais como: processo, inspeção, pesagem, etc.
3 – Trocar a sequência de atividades para reduzir, eliminar ou alterar as rotas de movimentos.
4 – Simplificar os movimentospara diminuir o alcance, extensão ou distâncias a serem percorridas ou para aperfeiçoar o método ou a seleção de equipamentos.
Só então, após ter sido seguido o procedimento acima, o equipamento poderá ser escolhido – se necessário.
 Fonte do texto: Adaptado de: Moura, Reinaldo A. Equipamentos de Movimentação e Armazenagem. São Paulo: IMAM, 2000. (Série Manual de logística, volume 4 – 5ª edição, revista e ampliada).
 
A partir disso, analise as sentenças a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso.  
I. Antes de escolher um equipamento de movimentação interna é imprescindível avaliar a real necessidade da organização levando em consideração o tipo de produto e o método de armazenagem.
II. Para acertar na escolha de um equipamento de movimentação interna de materiais o gestor de logística necessita conhecer o fluxo que a movimentação terá e o volume que será movimentado diariamente.
III. Um equipamento de movimentação interna de materiais adequado é aquele que possui mais tecnologia, é mais versátil e tem o custo mais caro do mercado.
IV. Antes de escolher um equipamento de movimentação interna é interessante pesquisar as vantagens de cada equipamento, as ofertas do mercado, seus custos e sua durabilidade.
V. A escolha de um equipamento de movimentação interna de materiais é uma tarefa complexa a ponto de ser terceirizada para empresas especialistas em movimentação.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, V, V.
	
	B
	F, F, V, F, V.
	
	C
	V, V, F, F, F.
	
	D
	F, F, V, F, V.
	
	E
	V, V, F, V, F.
Você acertou!
GABARITO: AULA 2 - TEMA 4
Comentário: Para a empresa decidir qual equipamento de movimentação interna deve comprar, é necessário conhecer os processos, fluxos, produtos, distâncias, pesos, volumes a serem movimentados diariamente, entre outros. Além disso, é adequado pesquisar os fornecedores, os preços, as capacidades, os custos de manutenção e outros fatores pertinentes antes da escolha.

Outros materiais

Perguntas Recentes