Buscar

APOL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL DISCURSIVA
(F.A) Qual p principal problema em pensar a humanidade como constituída por três grandes estágios de desenvolvimento (selvageria, barbárie e civilização)?
Embora os evolucionistas tenham tido o mérito de pensar a humanidade em termos de sua unidade, a ideia de um desenvolvimento histórico e linear traz problemas sérios para o entendimento da diferença. Em primeiro lugar, desconsidera que as sociedades são plurais e, portanto, possuem histórias e desenvolvimento presentes em uma lógica cultural própria. Em segundo, a ideia de desenvolvimento linear da sociedade remete a uma perspectiva etnocêntrica, ou seja, pautada nos valores do pesquisador. O problema é que a ideia de história linear não alcança uma perspectiva verdadeiramente antropológica: a de compreender o outro em seus próprios termos.
(F.A) Sabe-se que, ao romper definitivamente com o evolucionismo, o funcionalismo estabeleceu duras críticas á este pensamento, em especial ao método. Uma das críticas do funcionalismo foi devido ao caráter comparativo e à chamada história conjectural. Quais os principais argumentos da crítica funcionalista?
Ao estabelecer o trabalho de campo como método por excelência do conhecimento antropológico, a perspectiva universalista como presente no evolucionismo foi abandonada. Interessava compreender o porque as pessoas de uma sociedade fazem o que fazem, ou seja, qual o sentido de suas ações e instituições. Deste modo, tudo teria uma função e, como tal, só poderia ser compreendida em relação com outros elementos daquela sociedade. A ideia de isolar um determinado elemento para compará-los a elementos semelhantes de outras sociedades foi considerada análise especulativa da realidade, pois, já havia uma resposta pronta: a superioridade da civilização europeia. 
(F.S) Não é por acaso que a sociologia, enquanto instrumento de análise, inexistia nas relativamente estáveis sociedades pré-capitalistas, uma vez que o ritmo e o nível das mudanças que aí se verificam não chegavam a colocar a sociedade como um “problema” a ser investigado.
Considere seus estudos e o texto da rota de aprendizagem, aponte quais são as áreas das ciências sociais.
Antropologia: investiga aspectos materiais de escavações e possui
afinidade com a paleontologia, a arqueologia e a anatomia. Ela tem interesse em pesquisar símios e primatas em relação ao homem e sua evolução.
Ciência Política: volta-se para as culturas humanas e as mudanças em
hábitos e costumes, formas de organização social e religiosa, hierarquias, relações de poder entre diferentes grupos de indivíduos. Os resultados ajudam a compreender povos nativos, tribos, comunidades ancestrais e as possibilidades de diálogo e aproximação com os mesmos.
Sociologia: singulariza-se pela abordagem científica da sociedade
buscando explicar as causas das diferentes formas de organização social, bem como os processos que interligam diferentes indivíduos, grupos e instituições, ou os conflitos que os separam e tencionam.
Considere a imagem a seguir:
Considerando os estudos das aulas e das rotas de aprendizagem elabore um texto dissertativo sobre o que representa a imagem.
A imagem ilustra a situação de concentração de renda muito presente na sociedade brasileira. A alta concentração de renda tem como um dos efeitos mais negativos o problema da desigualdade social com a distribuição desiquilibrada da riqueza entre a população.

Outros materiais