Buscar

EXERCÍCIOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O modelo social presente hoje nos contextos educacionais possibilita uma reflexão, sobretudo por sua estrutura, sobre quem são os responsáveis pela educação das novas gerações, essa função deve pertencer a família, mas, atualmente, delega-se a educação a novos caminhos de integração.
 FARFUS, Daniele. Espaços Educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 22)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, como surgiram os contextos educacionais escolares? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) No início, os espaços utilizados para educar eram variados, pois qualquer pessoa poderia ensinar, já que não havia uma formação para professores nem um espaço físico especifico.
( ) Houve posteriormente, no processo evolutivo de nossa sociedade, a necessidade de estabelecer para o ensino um lugar adequado e único para facilitar todo o processo educacional, foi a partir dessa necessidade que surgiu a escola.
( ) Na Idade Média e no período Renascentista, as escolas eram construídas perto das igrejas.
( ) Atualmente, as escolas continuam sendo construídas perto das igrejas, sendo essa uma legislação vigente.
 Agora marque a sequência correta: E)	 V – V – V – F	
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A sabedoria da experiência, do viver, do sobrevier ao mundo hostil não bastava ser contada, relatada em longos serões nas cavernas em torno de fogueiras. Esses relatos, como histórias que se constroem, povoavam o imaginário de quem ouvia. As imagens que se formavam na mente de cada um se perdiam com o tempo. Era necessário fazer algo mais, algo que consolidasse estas imagens, e então, espontaneamente, iniciou-se um registro proposital. As marcas ocidentais nem foram notadas, todavia, paralelamente as outras, tornaram-se indelegáveis.
LIBLIK, A. M. P. Cultura cientifica e cultural humanística uma possível mediação através da imagem. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001 (p. 108)
 Sobre a importância do registro escrito na retrospectiva histórica dos contextos escolares, analise as afirmativas a seguir:
 I – No período arcaico, qualquer espaço (cavernas, sombras das arvores, beira mar ou beira rio, ao redor da fogueira), era usado para transmitir oralmente os valores da Educação e da instrução.
II – O primeiro registro que se tem sobre uma sala de aula, remonta ao período neolítico. Ele revela uma aula de desenho, em que se utiliza método da cópia.
III – Atualmente, podemos afirmar com toda certeza, que, a melhor forma de fazer o registro das atividades nas escolas é apenas por meio do quadro negro.
 São corretas as afirmativas: A)	Afirmativas I e II apenas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------	
 A educabilidade, como lógica e como finalidade de pertencimento, é uma característica do ser humano. A cultura também depende da disposição intencional de ensinar o outro; pode-se, portanto, falar de “ensinabilidade” do indivíduo. Tal complementaridade, elemento próprio da humanidade, faz com que só possamos nos tornar plenamente humanos pelo desenvolvimento e pelo pertencimento ao grupo. A atividade mental, social e cultural de uma pessoa nunca é isolada. Esse importante processo é tipicamente antropológico.
A cultura também depende da disposição intencional de ensinar o outro; pode-se, portanto, falar de “ensinabilidade” do indivíduo. Tal complementaridade, elemento próprio da humanidade, faz com que só possamos nos tornar plenamente humanos pelo desenvolvimento e pelo pertencimento ao grupo”.
MORANDI, Franc. Introdução à pedagogia. São Paulo, SP. Editora Ática, 2008. (p.15)
Muito se discute sobre as práticas de ensino associadas ao processo de aprender. Sobre a perspectiva de ensinar analise as afirmativas a seguir:
I. É preciso perceber que foi possível aprender signos e códigos por meio dos quais podemos nos comunicar e nos expressar;
II. Precisa-se usar um complexo conjunto das mais diferentes linguagens, compostos dos mais variados signos, pois é com base nas suas especificidades que se processo a comunicação;
III. A palavra ensinar, no sentido de “apontar signos”, deve ser vista de forma especifica, somente como um sistema simbólico dependente de sistemas não verbais;
IV. Apesar dos benefícios proporcionados ao ser humano na participação da mediação das linguagens, a apropriação e o uso dos signos/códigos limitam a participação do indivíduo na sua inserção no mundo em que vive.
São corretas as afirmativas: E)	Afirmativas I e II apenas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Rompidas as fronteiras entre as disciplinas, mediações do saber, na teoria e na pesquisa, impõe-se considerar que a interdisciplinaridade é condição também na prática social. Com efeito, toda ação social, atravessada pela análise cientifica e pela reflexão filosófica, é uma práxis, e, portanto, coloca tanto as exigências de eficácia do agir quanto as de elucidação do pensar”.
FAZENDA, I. C. A. (org). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. (p. 41)
 Com relação a interdisciplinaridade analisada pela perspectiva “fácil pensar, difícil realizar”, é correto afirmar que:
 Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta. A) Revela que não é suficiente encontrarmos semelhanças e analogias entre os conteúdos e as situações vivenciadas;
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saviani realizou a periodização das ideias pedagógicas brasileiras em quatro períodos, são eles: Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional; Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional; Predominância da pedagogia nova; Configuração da Pedagogia nova produtivista.
SAVIANI, Dermerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. Disponível em: http://migre.me/rojS4 Acesso 01. Set 2015.
Sobre o período da pedagogia produtivista assinale as fases que fizeram parte desse período dentre as citadas anteriormente.
 I. Equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova.
II. Neoconstrutivismo, neotecnicismo, neoescolanovismo.
III. Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional.
IV. Pedagogia tecnicista.
 São corretas as afirmativas: A)	Afirmativas II e IV, apenas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
ttp://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=16690&Itemid=1113 Acesso 01 set. 2015
Sobre a proposta do programa analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 I.( ) Propõe a ideia de educação em tempo integral e com conteúdos integradores.
II.( ) As atividades de Educação integral sugeridas são organizadas em dez macrocampos.
III.( ) As atividades são desenvolvidas por professores externos à comunidade escolar.
IV.( ) A educação científica foi a primeiro eixo a ser implantado em todas as escolas.
Agora, marque a sequência correta: E)	F, F, V, V ( V, V, F, F) PÁGINAS: 155-158
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outros materiais