Buscar

Instrumentos de pesquisas (NOVO)

Prévia do material em texto

Instrumentos de pesquisas – Coletas de dados
Entrevista
A entrevista é um encontro entre pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. É um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.
É um método flexível de obtenção de informações e que requer um bom planejamento prévio e habilidades do entrevistador para seguir um roteiro de questionário com possibilidades de introduzir variações que se fizerem necessárias durante sua aplicação.
Ou seja, e necessário que o entrevistador tenha habilidades para conduzir o processo como por exemplo (conhecimento do assunto da entrevista, saber adaptar a linguagem ao nível do entrevistado, evitar questões longas, saber sugerir todas as respostas possíveis para uma pergunta ou não sugerir nenhuma para evitar direcionar uma resposta) isso tudo se faz necessário pois boas perguntas e um entrevistador sem conhecimentos e habilidades não fazem uma boa entrevista. 
Pontos positivos 
Pode ser utilizada com todos os segmentos da população: analfabetos ou alfabetizados.
Fornece uma amostragem muito melhor da população geral: o entrevistado não precisa saber ler ou escrever. 
Há maior flexibilidade, podendo o entrevistador repetir ou esclarecer perguntas, formular de maneira diferente; especificar algum significado, como garantia de estar sendo compreendido.
 Oferece maior oportunidade para avaliar atitudes, condutas, podendo o entrevistado ser observado naquilo que diz e como diz: registro de reações, gestos etc.
 Dá oportunidade para a obtenção de dados que não se encontram em fontes documentais e que sejam relevantes e significativos.
 Há possibilidade de conseguir informações mais precisas, podendo ser comprovadas, de imediato, as discordâncias.
Pontos Negativos
Possibilidade de o entrevistado ser influenciado, consciente ou inconscientemente, pelo entrevistador pelo seu aspecto físico, suas atitudes, ideias, opiniões etc.
Retenção de alguns dados importantes, devido o medo que sua identidade seja revelada.
Fornecimento de respostas falsas.
Tipos:
Entrevista informal: expressão livre do entrevistado sobre o assunto pesquisado. 
Entrevista focalizada: enfoca tema específico e procura manter o entrevistado no assunto.
Entrevista por pautas: tem certo grau de estruturação, guiando-se por uma relação de pontos.
Entrevista estruturada: relação fixa de perguntas, possibilitando tratamento quantitativo dos dados.
Grupos Focais
É um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido no máximo (12 pessoas), com o propósito de obter informações qualitativas em profundidade geralmente as pessoas são convidadas para participarem da discussão sobre determinado assunto. Normalmente os participantes possuem alguma característica em comum. Por exemplo: compartilham da mesma características demográficas tais como escolaridade, condição social, os participantes de um (GF) são observados por um moderador eu os conduz evitando que um ou outro tenha predominância sobre os demais ele também direciona a conversa para que o grupo se mantenha dentro dos tópicos de interesse o (GF) pode ser utilizado para monitorar um serviço em execução para verificar por exemplo o grau de satisfação das pessoas que mudanças gostariam de ver ou que dificuldades estão encontrando.
Pontos positivos 
Baixo custo e resposta rápida
Eficientes para obter informações qualitativas a curto prazo
Adequado para medir o grau de satisfação das pessoas envolvidas
Flexibilidade na aplicação
Pontos Negativos
Exige um moderador com experiência
Não garante total anonimato
Depende da seleção criteriosa dos participantes
Observação Direta
 Este método de coleta de dados baseia-se na atuação de observadores treinados para obter determinados tipos de informações sobre resultados, processos, impactos, etc. Esse método requer treinamento adequado dos observadores, supervisão durante aplicação e procedimentos de verificação periódicas para determinar a qualidade das medidas realizadas. A observação direta depende mais da habilidade do pesquisador em captar informações através dos 5 sentidos, julgá-las sem interferências e registrá-las com fidelidade do que da capacidade das pessoas de responder as perguntas ou se posicionar diante de afirmações. Em geral esse método é aplicado com o pesquisador completamente fora das situações, fatos ou pessoas que está observando.
Pontos positivos 
Capaz de captar o comportamento natural das pessoas.
Nível de intromissão relativamente baixo.
Confiável para observações com baixo nível de interferência.
Pontos Negativos
Requer treinamento especializado.
Não garante anonimato.
Observações de interpretações difícil
Número restrito de variáveis.
Registros Institucionais (ou Análise Documental)
Uma das primeiras fontes de informações a serem consideradas, possui existência de registros na própria organização sobre a forma de documentos, fichas, relatórios ou arquivos em computador. Deve ser observado que na maioria das vezes já existe uma grande quantidade de informações nas organizações e cujo uso para fins de avaliação tem sido muito pouco efetivo pois registros com mais de 2 anos atrás não estão completos. O uso de registros e documentos já disponíveis reduz tempo e custo de pesquisas para avaliação.
Pontos positivos 
Baixo custo.
Tempo de obtenção é reduzido.
Informação é estável.
Pontos Negativos
Dados incompletos ou desatualizados.
Mudanças de padrões no tempo.
Uso restrito.
Dados difíceis de recuperar.
Questionário
Também chamado de survey (pesquisa ampla) o questionário é um dos procedimentos mais utilizados para obter informações. E uma técnica de custo razoável e apresenta as mesmas questões para todas as pessoas, podem ser desenvolvidos para medir atitudes, opiniões, comportamento, circunstâncias da vida do cidadão e outras questões. Podem ser aplicados individualmente ou em grupos, por telefone, pelos correios pode-se incluir questões abertas, fechadas de múltiplas escolhas de respostas numéricas ou do tipo sim ou não.
Pontos positivos 
Garante o anonimato.
Questões objetivas de fácil pontuação.
Deixa em aberto o tempo para as pessoas pensarem sobre as respostas
Facilidade para a conversão dos dados para arquivos de computador
Custo razoável.
Pontos Negativos
Baixa taxa de respostas para questionários enviados pelos correios.
Inviabilidade de comprovar respostas ou esclarece-las.
Difícil pontuar questões abertas.
Restritos a pessoas aptas à leitura.

Outros materiais