Buscar

atividade contextualizada. adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
 FERNANDO SALVIANO DA SILVA
ELLIS LAKISS 
IVNA SAMARA VIANA GOMES
Pensando na atualidade da gestão administrativa, as funções e princípios de administração formulados por Fayol, apesar de datarem de quase um século, ainda continuam surpreendentemente atuais. Prova disso é que as funções prever, organizar, coordenar, comandar e controlar continuam a ser aprendidas nos cursos de administração, tendo sido levemente ajustadas para planejar (prever), organizar, dirigir (comandar e coordenar) e controlar Talvez, de todas as funções a que mais se destaque atualmente seja a direção. Na verdade, a direção não vem se destacando só atualmente: já desde o início do século XX começaram a ser desenvolvidos diversos estudos e pesquisas sobre motivação e liderança, dois grandes pilares da direção. Atualmente, motivação e liderança são alguns dos temas mais discutidos em revistas de negócios e estudados nas empresas, afinal, todos querem formar líderes que consigam motivar seus funcionários.
A partir disso, baseando-se no conteúdo das unidades, elabore um texto argumentativo-dissertativo, referente à importância e o atual papel do administrador na função de gestor das empresas.
 A importância do administrador em uma empresa é indispensável em qualquer estrutura organizacional. O administrador não se resume a apenas gerenciar determinada área, ou toda uma empresa (privada / pública), mas contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois sua atribuição se estende as funções: social e política e isso o torna um profissional mais requerido no cenário atual. Ele deve compreender a parte financeira, ter planejamento e estratégia de negócio, noções de ofertas para contribuir para a expansão da empresa e torná-la lucrativa, entretanto deve visar o coletivo, para que a produtividade cresça é importante investir no capital humano e buscar manter um bom clima organizacional.
 O administrador nos dias atuais deve compreender sobre sua área, o que o mercado quer e necessita, entretanto habilidades como: capacidade de trabalho em grupo, interação, dinamismo, abertura para novas ideias, flexibilidade, organização e inovação são importantes diferenciais que se somam para a formação desse profissional. Devendo assim saber aliar os conhecimentos da ciência Administração, em suas inúmeras vertentes.
 Para atingir bons resultados o profissional sabe que deve principalmente: ser competente em gerir e desenvolver pessoas e equipes; conhecer a organização com seu perfil, forças e fraquezas; dar grande importância ao planejamento financeiro e estratégico; saber utilizar as informações disponíveis no processo de tomada de decisão; querer solucionar problemas prontamente além de ter a mente aberta e estar disposto a criar, inovar e arriscar. É certo que um gestor, na realidade, desempenha muito mais tarefas do que devia descentralizar também é uma tendência que vem sendo bem sucedida, em síntese, como o conhecimento nunca se esgota, o profissional sempre é o que consegue ser especialista e generalista, entende do todo e de tudo um pouco, mas sabendo focar suas energias em tarefas onde seu desempenho se mostra absurdamente melhor administrar os recursos e alocar os talentos no melhor arranjo possível para cada projeto e fazer com que os resultados sejam consequência de um bom planejamento, de um processo bem executado e acompanhado.
 O papel do administrador para gerir uma empresa é ser capaz de comunicar-se de forma clara e objetiva, motivar os colaboradores e assisti-los no que for necessário para que desempenhem suas atividades da melhor forma possível, sempre seguindo os objetivos do departamento e da empresa. Esta é uma figura que serve de orientação para que os demais colaboradores sigam desenvolvendo o trabalho da maneira mais proveitosa possível, sempre evoluindo como profissionais e seres humanos.
 Ao executar essa função de forma satisfatória, o gestor provém agilidade aos processos da empresa, suscita a confiança dos superiores e de seus colaboradores, evita o gastos desnecessário de tempo e dinheiro e ajuda a prever situações indesejadas, promovendo melhorias ao desempenho da empresa.

Outros materiais

Outros materiais